A Volvo está de volta ao segmento de peruas com o novo V90. O modelo, baseado no sedã topo de linha S90, foi anunciado recentemente e será atração da marca sueca durante o Salão do Automóvel de Genebra, que acontece entre os dias 3 e 13 de março na Suíça.
No visual e no interior, o novo Volvo V90 é praticamente idêntico ao S90, com exceção, obviamente, da parte traseira, graças ao novo porta-malas, que de acordo com dados da marca tem capacidade para até 1.526 litros com os bancos traseiros rebatidos e um compartimento posicionado sob o assoalho.
“Essa moderna station wagon é uma intrigante combinação de uma experiência altamente sofisticada com as características funcionais de um modelo desse segmento. O sofisticado ambiente proporcionado pelo novo design de interiores da Volvo é somado à ótima capacidade de carga, proporcionando uma funcionalidade exclusiva”, explica Thomas Ingenlath, vice-presidente sênior de design da Volvo Cars.
Trata-se do terceiro carro da linha 90 da Volvo, que além da perua e do sedã, inclui o utilitário-esportivo XC90. Eles são construídos sob a plataforma modular Scalable Product Architecture (SPA), que de acordo com a marca “proporcionou muitas possibilidades para o desenvolvimento de produtos em termos de design, construção e equipamentos”.
Na motorização, o V90 vai oferecer somente propulsores turbo de quatro cilindros, com destaque para a configuração híbrida T8, que combina um 2.0 a gasolina com outro elétrico, que juntos entregam 412 cv de potência e 65,3 kgfm de torque, capaz de ir de 0 a 100 km/h em 5,2 segundos. O consumo médio da versão é de 47,6 km/l, com autonomia de mais de 45 km no modo elétrico.
Entre os equipamentos, há o sistema Pilot Assist de condução semiautônoma até 130 km/h, detecção e frenagem para animais grandes, sistema de entretenimento com Apple CarPlay, entre outros.