Nos últimos anos, no mercado brasileiro, as peruas médias perderam mercado para os atuais crossovers e SUVs de porte médio. Os utilitários-esportivos com preço na faixa dos R$ 70 a R$ 100 mil atendem as necessidades das grandes famílias, ou seja, oferecem um visual mais bem requintado e moderno, espaço interno de dar gosto, acabamento esmerado e custo benefício tanto quanto atraente. As principais vendas das peruas (ou minivans) por aqui estão concentradas nos modelos de menor porte, como a VW SpaceFox, Fiat Idea e Palio Adventure, por exemplo.
Mas ainda há peruas no portfólio das marcas, na faixa de preço dos utilitários-esportivos. A Citroën tem a linha C4 Picasso com modelo de cinco e sete lugares, enquanto a Volkswagen oferece a Passat Variant. A Volvo, entretanto, irá entrar na onda dos modelos familiar neste ano com o lançamento do V60, uma perua do sedã grande S60, e irá concorrer com o veículo da “marca do povo”. O Volvo V60 já tem até data marcada para fazer sua estreia no território nacional: em junho.
Ainda não se sabe quais versões estarão disponíveis no portfólio do V60, mas se seguir os passos do sedã, será oferecida nos modelos T4, T5 e T6 AWD, todas com motorizações distintas uma das outras. Os preços também não foram revelados.
Obviamente, o principal diferencial da perua é o porta-malas. Lá, o Volvo V60 comporta 430 litros, sem os bancos traseiros rebatidos. Outro destaque do modelo é a segurança. O carro vem com o sistema BLIS, que avisa a presença de obstáculos em pontos cegos do veículo, e o City Safety, que freia o carro com emergência até aos 35 km/h, evitando uma colisão e atropelamento.