O Volvo V60 chega para representar um oásis neste deserto que estamos vivendo, dominado por Suvs de todos tamanhos, gostos e preços. Lançar um Station Wagon, ou como preferimos chamar, uma perua é algo tão raro, que merece ser comemorado. #SaveTheWagons.
A própria Volvo após diversos lançamentos no decorrer do ano – como o XC40 e as versões híbridas do XC60, mais suvs e do sedã S90, termina o ano com um crescimento de 94% nas vendas entre janeiro e novembro comparado a 2017 e coroa com a chegada da station wagon V60.
O veículo poder ser reservado em uma das 35 concessionárias da marca por R$ 199.950,00, em versão única de acabamento, Momentum. A exemplo do XC60 e dos modelos da série 90, como o XC90 e o S90, a V60 é fabricada sobre a moderna plataforma modular SPA (Scalable Product Architecture), garantindo uma experiência de condução dinâmica, proporções exclusivas e as mais recentes tecnologias de segurança. Ela apresenta ainda um novo padrão para o segmento premium das stations médias com um interior luxuoso, ótimo espaço e conectividade avançada.
Os traços que definem o Volvo V60 simbolizam o mais puro design escandinavo. Grade dianteira imponente e faróis em FULL LED no formato Martelo de Thor – elemento de destaque na linguagem de design da Volvo Cars – com funções de acendimento e nivelamento automáticos e luzes dianteiras de condução diurna de LED.
A traseira é fortemente definida pela lanterna com feixes de LED, composta por um conjunto ótico elevado de desenho marcante, que se prolonga até a tampa do porta-malas.
O interior do V60 utiliza materiais genuínos por toda a cabine. Os passageiros contam com sistema de entretenimento e conectividade Sensus Connect, acessível pela tela antirreflexo sensível ao toque de nove polegadas de LCD no painel central, que reúne praticamente todos os comandos do veículo em um único lugar.
Desenhada para auxiliar o motorista sem tirar sua atenção da via, possui gráficos limpos e nítidos com formato vertical que torna ainda mais fácil a leitura de mapas e informações. A tela de nove polegadas é tão sensível que você pode usá-la com luvas, e a superfície é revestida com um material especial que reduz o brilho.
Navegação, conectividade e entretenimento estão a pouquíssimos toques ou mesmo no comando de voz. Como nos modelos da série 90 e 60, a integração do smartphone está disponível com os aplicativos Apple CarPlay e Android Auto.
Além de disponibilizar sistema de áudio High Performance com 10 alto-falantes de 170W, a interface Sensus integra o Volvo On Call, um serviço de segurança, proteção e conveniência – presente em todos os Volvo vendidos no país desde 2012 – que oferece assistência 24h, auxílio de emergência e localização em caso de roubo ou furto. Extremamente útil, permite ao condutor, por meio de seu aplicativo no smartphone, controlar o nível de combustível, trancar e abrir as portas, climatizar a cabine à distância, dar partida remota e enviar destinos para o sistema de navegação, por exemplo.
Para tornar a direção ainda mais simples e prazerosa, o V60 apresenta painel de instrumentos digital personalizável de 12,3 polegadas, que traz as informações mais relevantes à frente do motorista, ajustando sua luminosidade automaticamente de acordo com as condições de luz ao redor.
Com a nova plataforma modular, o novo V60 ganhou entre-eixos 9,6 cm maior que a geração anterior. Além disso, os assentos dianteiros estão mais finos e os traseiros, desenhados para um melhor espaço para as pernas dos passageiros, garantindo excelente conforto a todos. O porta-malas tem volume de 529 litros, que podem ser expandidos para até 1.364 litros com o rebatimento dos bancos traseiros. O encosto traseiro do V60 adapta a diferentes necessidades com sua divisão 60/40, podendo ser dobradas para uma superfície de carga quase plana.
As station wagons são reconhecidas por sua estabilidade e dirigibilidade apurada. O Volvo V60, entretanto, vai além ao oferecer modos de direção para proporcionar ao motorista uma experiência mais dinâmica ao volante. Usando um botão de seleção posicionado entre os bancos dianteiros, o condutor pode alternar facilmente entre três configurações pré-estabelecidas ou personalizar a sua própria, que alteram rotação para mudança de marcha, resposta do acelerador e peso da direção:
• Eco: privilegia economia de combustível;
• Confort: prioriza suavidade no uso diário;
• Dynamic: para uma condução mais esportiva;
• Individual: customiza a configuração.
O controle excepcional é garantido também pela suspensão dianteira de duplo triângulo, enquanto a traseira possui a inovadora configuração “integral link”. A station wagon chega equipada com controle dinâmico de estabilidade e tração.
O modelo dispõe de transmissão automática de 8 velocidades acoplada ao renovado motor T5 Drive-E, de 2 litros, 4 cilindros em linha, com turbocompressor e injeção direta de gasolina, que produz 257 cv de potência máxima a 5.500 rpm e 35,7 kgfm de torque entre 1.500 e 4.800 rpm.
A exemplo dos últimos lançamentos da marca, o V60 chega ao Brasil equipado com o inovador City Safety de segunda geração com assistente de direção, que entra em ação quando a frenagem automática sozinha não seria suficiente para evitar uma colisão em potencial. Nessas circunstâncias, o carro oferece assistência à manobra para evitar o obstáculo à frente. O City Safety opera para evitar colisão contra veículos, ciclistas, pedestres e até animais de grande porte, atuando tanto de dia quanto durante a noite.
A station wagon também disponibiliza como item de série sistema de alerta de mudança de faixa – emite um alerta sonoro e esterça o volante automaticamente evitando possível acidente entre 65 km/h até 200 km/h –, sistema de proteção em saída de estrada, sistemas de proteção contra impactos laterais e lesões na coluna cervical, alerta de colisão frontal e sistema de monitoramento de pressão dos pneus.
Além desses equipamentos, o V60 oferece um sistema inédito no segmento: Mitigação de Pista Oposta, que aplica frenagem automática para reduzir o dano de colisão com um veículo que se aproxima na contramão. Seu funcionamento se dá entre 60 km/h e 140 km/h.
Veja também: Os carros mais velozes das últimas 8 décadas
O modelo acrescenta ainda controle de cruzeiro adaptativo (ACC) com assistente de direção semiautônoma. O Pilot Assist – que atua na direção, na aceleração e na frenagem do veículo em vias bem demarcadas até 130 km/h.
Em sua estrutura, o V60 foi projetado para proteger ao máximo os passageiros de todas as colisões e acidentes, incluindo batida lateral e capotamento, além de dissipar por completo a energia nas zonas de impacto dianteira e traseira. Para adicionar força e reduzir peso e consumo de combustível, foi utilizado uma grande quantidade de aço boro, de alta resistência e um dos aços mais fortes disponíveis no mercado.
Confira o BlogAuto no: Youtube, Facebook, Google+, Instagram e Twitter.