A confusa nomenclatura da Volvo ficou mais clara após a marca lançar a V60, perua baseada no sedã S60. Isso porque normalmente a perua tem numeração diferente que o sedã – S40 e V50 ou S80 e V70, por exemplo. Desta vez, a Volvo manteve a coerência na nova família.
A V60, aliás, lembra uma fusão entre o S60 e o crossover XC60: a frente é idêntica a do sedã e a traseira, uma versão reduzida do modelo de sucesso. Como o entre-eixos do sedã já era grande (2,776 m), a Volvo manteve suas dimensões. Já o porta-malas é capaz de acomodar 430 litros, nada muito espaçoso, mas suficiente para uma perua com visual esportivo.
Serão cinco versões a gasolina e três a diesel, e, tal qual, o S60, também a V60 contará com sistema de frenagem automática que detecta obstáculos e entra em ação caso o motorista não faça nada.
caro editor,
a V70 sempre foi a perua do S60 e não do S80, a versão familiar do S80 é o XC90, o nome dessa nova perua deveria se V70 e nao V60.
simplesmente belissima!!!! atenção mercedes, aprenda com a volvo a fazer SW bonita!
@Eduardo Cl
Sempre foi assim até a geração passada. JÁ EXISTE uma V70 que atualmente é baseada no S80 e da qual deriva a XC70. A XC90 é um SUV, não tem nada a ver.
Com essa mistura o nome ficou estranho mesmo, pois para o S40 a perua é V50, para o S60 a perua é V60 e para o S80 a perua é V70.
@Leandro Pi
Pensei que essa nova V70 fosse uma reestilização do modelo antigo, e se ele é derivada do S80 por que ela não tem v8?As peruas com motor v8 estão sumindo, sinto saudades da Chevrolet Caprice Estate e da Ford Country Squire
@Eduardo Cl
Acho que não tem pq americano gosta de perua com motor V8 na forma de SUV.
O próprio S80 e o XC90 só têm opção de V8 por pressão do mercado americano. No lançamento desses modelos me lembro bem que as versão mais potentes eram as T6 (motor 6 cilindros turboalimentado), muito mais eficientes que as V8. Mas a Volvo teve que ceder se não não venderia seus modelos mais rentáveis nos EUA. Mas hj a história está mudando, e os americanos estão se interessando pelos motores menores e mais modernos. Finalmente.