Opção esportiva do sedã S60, da perua V60 e do utilitário-esportivo XC60, a versão R-Design acaba de estrear um novo motor T6 Drive-E. Os novos modelos da Volvo já estão disponíveis no mercado brasileiro e, com isso, todos os carros da fabricante sueca à venda no País dispõem de propulsores da família Drive-E, com potência entre 152 cv (V40 Kinetic) e 320 cv (novo XC90).
O novo motor da linha 60 da Volvo é um 2.0 litros de quatro cilindros, com turbo, compressor e injeção direta de combustível, capaz de desenvolver 306 cavalos e 40,8 kgfm de torque. De acordo com a empresa, o novo bloco oferece potência superior à de unidades de seis cilindros, com menor peso e menor consumo de combustível e emissões.
Junto a ele está um câmbio automático Geatronic de oito velocidades, sistema start/stop, que desliga o motor automaticamente em paradas de trânsito, e a função Eco+, que economiza até 5% de combustível.
Com o novo conjunto, o S60 R-Design consegue acelerar de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos. Já o V60 e o XC60 R-Design completam a mesma prova em 6 e 6,9 segundos, respectivamente.
“O conceito que a Volvo buscou na família Drive-E é obter a potência de um motor de seis ou oito cilindros em um bloco de apenas quatro, utilizando a menor quantidade de combustível. Tudo isso mantendo o prazer ao dirigir e reduzindo significativamente as emissões de poluentes”, explica André Bassetto, gerente de produtos da Volvo Cars Brasil.
Os modelos R-Design trazem ainda para-choques exclusivos com desenho mais esportivo e defletor de ar na peça traseira, rodas de liga-leve modelo Ixion de 18 polegadas no S60 e V60 e 20 polegadas no XC60, saídas de escapamento cromadas, bancos esportivos com maior apoio lateral, volante exclusivo e pedaleiras de alumínio.