Além da segurança como seu mote principal, a Volvo também tem outra característica: é lenta na renovação da sua linha de automóveis. Agora com a Geely como dona, a marca sueca parece querer mudar isso. Enquanto não tem nenhum produto realmente novo, a Volvo decidiu dar um ar de frescor em seus atuais modelos.
Os velhinhos S80, V70 e Xc70, por exemplo, ganharam leves retoques na frente além de um motor diesel mais econômico. Já a dupla S60 e V60 ficou mais moderna com novo para-choque com detalhes que lembram vagamente o Kia Opirus. O mesmo aconteceu com o crossover XC60, modelo mais vendido da marca no Brasil.
Todos esses modelos também passaram a contar com o sistema multmídia TFT, que estreou no hatch V40. Apenas o XC90 e o C30 não entraram na reestilização de atacado, este último, inclusive, deixou de ser produzido embora siga à venda ainda. O jipão XC90 será substituído pelo primeiro modelo projetado pela Volvo sem ajuda da Ford, ou seja, com plataforma própria.
Veja também: Volvo S60 Polestar será atração no Salão de Los Angeles
Os modelos reestilizados estarão presentes no Salão do Automóvel de Genebra, que começa em março.
A Volvo Car Corporation é uma fabricante de automóveis sueca fundada em 1927 em Gotemburgo, Suécia. A empresa tem como acionista majoritário desde 2010 a companhia chinesa Zhejiang Geely Holding Group e como acionistas minoritários as sociedades suecas Första AP-fonden, AMF e Folksam. A sua sede central está em Gotemburgo, Suécia, e a sua sede na China está em Xangai. Os principais locais de produção estão em Gotemburgo (Suécia), Gent (Bélgica), Chengdu e Daqing (China), enquanto os motores são produzidos em Skövde (Suécia) e Zhangjiakou (China), e as outras componentes em Olofström (Suécia).
Originalmente, a marca foi constituída como subsidiária da fabricante de rolamentos SKF. Quando foi introduzida na bolsa de valores sueca, em 1935, a SKF vendeu a maior parte de suas ações na empresa. Até 1999 quando foi adquirida pela Ford Motor Company como parte de seu Premier Automotive Group. Em seguida, a Geely Holding Group comprou a marca da Ford em 2010.
A marca produz modelos que vão desde utilitários esportivos, SWs e sedans (salões) até sedans compactos executivos e coupés. Os modelos mais vendidos em 2016 foram XC60 (161 092), V40/V40 Cross Country (101 380), XC90 (91 522), S60/S60L/S60 Cross Country (61 941) e V60/V60 Cross Country (60 637). A China é o maior mercado da marca, seguida dos Estados Unidos, Suécia, Grã-Bretanha e Alemanha. Em 2016, a Volvo registrou vendas globais de 534 332 carros.
A marca é frequentemente comparada a tratores e por vezes seus carros também recebem esse apelido. Há consumidores que consideram os modelos antigos lentos e pesados, o que fez com que seus carros ficassem conhecidos como “tijolos”, uma forma carinhosa de chamar o clássico carro quadrado. Os modelos turbo, mais poderosos, ficaram conhecidos como “turbobricks”, ou “tijolos turbo”. A empresa modificou o estilo quadrado característico dos anos 70 e 80, produzindo modelos que conquistaram reputação por seu desempenho esportivo, incluindo o turbo Volvo 240, que, com o apoio da marca, ganhou o Campeonato Europeu de Carros de Turismo (European Touring Car Championship – ETCC) de 1985 e o Campeonato Australiano de Carros de Turismo (Australian Touring Car Championship – ATCC) de 1986.
A marca é conhecida por seus altos padrões de segurança. Proprietários de carros da marca geralmente se sentem orgulhosos de adquirir alta quilometragem; já se documentou que um Volvo 1800 S de 1966 dirigiu mais de 2.8 milhões de milhas e esse marco foi registrado no Livro Guinness dos Recordes como o veículo não comercial com o maior número de milhas dirigidas por um único proprietário. Alguns dados indicam que carros da Volvo são descartados com idade média de 18 anos, marca que só é superada pela Mercedes.
Confira o BlogAuto no: Youtube, Facebook, Google+, Instagram e Twitter.
Todos lindosmas quem estava precisando mesmo de um facelift era o XC9O.