A Volvo está comemorando os 25 anos da introdução do primeiro assento integrado ao banco traseiro para crianças. O modelo, de acordo com a própria fabricante, “elevou a segurança infantil a um novo patamar”, e era na realidade um apoio de braço central com elevação, para que o cinto de segurança de três pontos central fosse utilizado de maneira mais eficiente pela criança.
“A introdução do primeiro banco elevatório integrado para melhorar a segurança das crianças em 1990 foi um grande passo para a proteção delas. Um de seus principais benefícios é ter sido desenvolvido como parte do assento, e, portanto, o cinto de segurança fica em contato direto com o corpo da criança, eliminando a possibilidade de folga”, diz Lotta Jakobsson, diretor técnico do centro de segurança da Volvo Cars.
No ano de 2007, a Volvo anunciou a chegada do assento integrado de dois estágios, o que permitiu ajuste mais seguro e confortável do assento para crianças de diversas estaturas. Com o equipamento, ainda de acordo com a fabricante, “as crianças ficam menos propensas ao tédio e à agitação, fatores que também podem afetar negativamente a concentração do motorista”. A parte inferior das duas posições do assento é mais indicada para crianças maiores.
“O positivo do assento integrado de dois estágios é que ele está sempre disponível e não impede o uso normal dos assentos por adultos. Isso significa na prática que o assento traseiro é adequado para todos, e bebês de até um ano ou 9 kg devem ser transportadas em bebês-conforto voltados para trás, obedecendo às leis de trânsito brasileiras. Esse aumento de segurança e flexibilidade torna o assento integrado uma solução perfeita”, explica Jakobsson.
“Na Volvo Cars, acreditamos que as fabricantes devem assumir a responsabilidade de desenvolver sistemas de segurança para crianças, no intuito de entregar carros cada vez melhores. As crianças são nosso futuro, e elas devem receber o melhor quando se trata de segurança”, finaliza o executivo.
Veja também: 10 carros mais caros em 2014 nos leilões
Segundo dados, mais de 500 crianças morrem por dia em acidentes de trânsito em todo o mundo. Em 2008 a Volvo lançou um projeto que visa a, até 2020, não ter nenhum ferido grave ou morto em acidentes de transito ao dirigir um carro novo da marca.
Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook e no Google+.