Como parte das comemorações de seus 90 anos, a Volvo mostrou ao público alguns de seus carros clássicos durante a Techno Clássica; mostra de veículos clássicos mais importante do mundo, que aconteceu em abril na cidade de Essen, na Alemanha. Foram seis clássicos expostos, além do novo XC60; lançamento mais recente da marca sueca, que foi revelado no Salão de Genebra em março deste ano.
O primeiro clássico mostrado pela Volvo foi o PV654, um sedã produzido em 1929; dois anos após a empresa de carro sueca iniciar suas operações. O veículo se destacava pelo seu visual, além do motor de 3.0 litros e seis cilindros em linha. A empresa fabricou ainda uma versão de sete lugares, com foco nos taxistas. Foram cerca de 4,4 mil carros da série PV600 produzidos durante oito anos.
Como o segundo mais antigo da lista, o PV444 surgiu em 1944 e teve sua produção iniciada apenas em 1947 devido à escassez de materiais após a Segunda Guerra Mundial. O veículo foi anunciado como um modelo para clientes de renda mais baixa e também com uma demanda maior que a oferta.
O PV444 foi o primeiro Volvo exportado para os Estados Unidos, em 1955. Dois anos depois, a fabricante se tornou a segunda maior importadora de veículos no país.
Já o P1800 se posiciona como o carro mais icônico da Volvo de todos os tempos. O modelo tornou-se mundialmente conhecido como “O Carro dos Santos”; após sua aparição no programa de TV de mesmo nome, na década de 1960. O carro foi produzido entre os anos de 1961 e 1973 e é um dos veículos clássicos mais procurados pelos colecionadores.
Em novembro de 1967, a Volvo lançou no mercado o 145, a terceira versão da família Série 140. A station wagon de cinco portas trazia uma seção traseira (uma porta virtualmente na vertical); volume de carga de mais de dois metros cúbicos e piso da área de carga completamente plano.
Já em 1977, foi a vez do 262C; lançado como parte da celebração dos 50 anos da empresa. O modelo foi projetado na Suécia pela fabricante e o estúdio de design Bertone; mas montado em Turim, na Itália. O cupê de quatro lugares era equipado de um motor V6 de 140 cv e acabamento interno refinado; com couro, verniz de olmo e carpetes mais espessos.
Por fim, o Volvo 850 R é a versão esportiva do sedã 850. O carro surgiu em 1996, como sucessor do 850 T5-R; e oferecia um motor 2.3 litros de cinco cilindros, com 250 cv, capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 7,5 segundos. Além da versão sedã, o modelo foi produzido também na carroceria perua.