Revelado em 11 de junho de 1991 no Globe Arena, em Estocolmo (Suécia), o icônico Volvo 850 está comemorando seu 25º aniversário. O modelo foi considerado um modelo responsável por realizar uma série de mudanças na linha da marca, graças a itens como o motor transversal de cinco cilindros, eixo traseiro concebido internamente, sistema de proteção integrado de impacto lateral e cinto de segurança frontal auto-ajustável.
O 850 começou a ser desenvolvido em 1978 e, por ter permitido uma grande liberdade de criação às equipes de trabalho, seu projeto foi batizado de Galaxy, e resultou em dois modelos, sendo um sueco e outro holandês.
O primeiro modelo foi o 850 GLT, equipado com um motor aspirado de 20 válvulas capaz de gerar 170 cavalos de potência. Já em 1993 o modelo ganhou uma versão station wagon, que se destacou pela traseira com forte queda para apvoeitar ao máximo a capacidade do porta-malas e extensas lanternas traseiras que cobriam toda a coluna D.
A série recebeu logo depois novas opções de motor. Um dos destaques foi o T-5R, mostrado no Salão de Genebra de 1994, que contava com carroceria pintada em cor amarela e teve apenas 2,5 mil unidades fabricados, com direito a um motor turbo com intercooler de 250 cv e 33,6 kgfm. O modelo contava ainda com rodas de liga-leve de 17 polegadas, spoilers especiais e tubos de escape quadrados. A série especial em amarelo esgotou em duas semanas e, por isso, a marca criou outras duas edições em preto e verde escuro.
No ano de 1994, a Volvo mostrou dois exemplares do 850 Station Wagon preparados para corrida, visando disputar o Campeonato de Carros de Turismo Britânico (BTCC). Com a companhia investindo fortemente na equipe Tom Walkinshaw Racing, os dois carros foram guiados pelo sueco Rickard Rydell e pelo holandês Jan Lammers. Em 1995, as station wagons foram praticamente tornadas ilegais por mudanças na regra da competição, fazendo com que a Volvo disputasse o campeonato com a versão sedã. Ao final dessa temporada, Rickard Rydell ficou em 3º lugar.
Desde o início, o Volvo 850 era tratado pela imprensa como “o carro mais seguro do mundo” e, em 1995, o carro recebeu airbags laterais de série, sendo o primeiro veículo produzido em série a dispor de tal equipamento.
Um ano depois, em 1996, a marca lançou o 850 com tração integral com acoplamento viscoso automático, que distribuía a potência entre as rodas dianteiras e traseiras. O modelo era equipado com motor com leve pressão de turbo que produzia 193 CV, e foi o antecessor dos modelos de tração integral para a série XC.
O 850 deixou de ser produzido em 1996, com um total de 1.360.522 unidades fabricadas. O carro deu lugar aos modelos S70 e V70.