Depois de várias reportagens na TV e na imprensa geral terem mostrado donos do Fox que perderam parte dos dedos ao rebater o banco traseiro do modelo, a Volkswagen, enfim, se pronunciou sobre o caso.

Não arrisque escolhas equivocadas ao comprar seu próximo carro! Nossa Consultoria Automotiva irá garantir que você adquira o veículo perfeito para suas necessidades e desejos, proporcionando segurança, conforto e satisfação. Não espere mais para fazer a escolha certa, Clique aqui agora mesmo!

Embora não admita que haja um erro de projeto, a empresa disponibilizou um anel de borracha para proteger a mão de quem manusear o sistema do banco. Além de divulgar um vídeo no Youtube, que está fora do ar enquanto escrevemos esta nota, a marca publicou a seguinte nota:

“A Volkswagen do Brasil começa a distribuir a partir de hoje (11/2), para toda a rede autorizada de concessionárias, uma peça adicional para o sistema de rebatimento do banco traseiro do modelo Fox. Trata-se de um anel de travamento de borracha, que será instalado no cabo de tração para destravamento do encosto do banco traseiro, cobrindo totalmente a argola de metal que fixa esse cabo.

O cliente deverá procurar uma concessionária de sua preferência e agendar a instalação. O anel de travamento será instalado apenas nos modelos com banco traseiro com ajuste longitudinal (ARS), nos quais o encosto é destravado com a ajuda da cinta. Nos bancos fixos, que são destravados por meio de dois pinos localizados nas partes superiores direita e esquerda do encosto, a argola e a cinta não existem. O mesmo ocorre com os bancos bipartidos, em que o sistema de rebatimento é diferente e também não conta com a cinta e a argola.

Além do envio da peça, toda a rede de concessionárias autorizadas está sendo orientada para que demonstre ao cliente como funciona o sistema de rebatimento do banco traseiro do Fox, em qualquer das versões (bancos fixos, bancos com ajuste longitudinal e bancos bipartidos), e esclareça possíveis dúvidas. O mesmo procedimento é feito no momento em que o consumidor recebe o seu veículo zero-quilômetro. A demonstração ocorre com o apoio de um vídeo que mostra o passo-a-passo do sistema em detalhes. O mesmo vídeo pode ser encontrado no site www.vw.com.br.

A instalação do anel de travamento de borracha é simples e pode ser feita em apenas alguns minutos. O agendamento é recomendado uma vez que esses anéis estão sendo distribuídos a concessionárias de todo o país a partir de hoje.

Além da instalação do anel para todos os clientes que ainda têm dúvidas sobre a operação do sistema de rebatimento do banco, de forma a tranquilizá-los quanto à sua segurança, a Volkswagen do Brasil reforça o alerta para que o Manual do Proprietário seja consultado e suas instruções, seguidas durante essa operação. Com isso, o rebatimento do banco traseiro do Fox é uma operação fácil e segura.”

Disputas à parte, o que fica estranho é uma empresa séria como essa não admitir um erro, mas corrigir o equipamento. Alguma coisa não está certa… Confira o vídeo da reportagem da TV Globo que entrevistou, inclusive, o presidente da VW, Thomas Schmall: http://www.youtube.com/watch?v=gIeoKSm2TiU