A Volkswagen lança neste instante em Florianópolis, SC, o novo Voyage, sedã derivado do Gol de nova geração, apresentado em julho. E o preço ficou próximo dos rivais: vai de R$ 30 990 a R$ 39 430.
A versão 1.0 básica custa os tais R$ 30 99, mas não terá o pacote Trend. Daí pulamos para a 1.6 básica, com preço de R$ 35 180. O kit Trend custa mais R$ 1 420, elevando o valor para R$ 37 600. Por fim, temos o 1.6 Comfortline por R$ 39 430.
Como dissemos antes, o novo Voyage não chega a empolgar, mas não compromete. Tem um visual coerente, no entanto, você consegue imaginar que a VW poderia ter feito melhor. Ainda assim, enfrentará uma concorrência fraca: o idoso Siena, o tímido Prisma, o horrível Logan e o desproporcional 207 Passion. Problemas talvez com o Fiesta Sedan, que anda bem e tem visual atraente, e com o Classic, este, obviamente, pelo preço.
Ou seja, o Voyage pode assumir a vice-liderança e para a Volks isso é um tremendo lucro já que hoje ela não atua nessa faixa de mercado. Talvez o sedã seja o modelo que devolverá a liderança para os alemães, já que o Linea, por mais que venda, não deve ultrapassar 3 000 unidades por mês – o Voyage, ao contrário, não tem nada que o impeça de beirar as 7 500 unidades mensais, por exemplo, que a marca diz querer atingir.
Segundo a Volks, o Voyage foi pensado desde o início como um sedã. Por isso, a suspensão foi recalibrada para compensar os cerca de 35 kg a mais que o Gol. Seu cX, por exemplo, é mais eficiente que o do hatch por causa da traseira mais suave: 0,31 contra 0,34. A velocidade máxima da versão 1.6 é de 193 km/h, usando álcool.
As opções de equipamentos são as mesmas do Gol, mas o Voyage tem um sistema patenteado de abertura elétrica do seu porta-malas, de 480 litros. Ao acioná-lo, a tampa se eleva automaticamente, o que facilita naqueles momentos em que você está com as mãos ocupadas, como no supermercado.
Confira aqui a ficha técnica comparativa do Voyage contra o Prisma 1.4 e o Siena 1.8.
É muito bom ter um concorrente desses pra ver se a GM traz o novo Corsa que é de longe mais bonito e bem acabado. Como a galera só compra carro pensando na revenda – mesmo o carro sendo pelado – esse Voyage tem mercado certo e com certeza vai incomodar a concorrencia que se segure !!!
Essa análise da VW está muito otimista. Este ano, com novo Gol e tudo, vem perdendo participação no mercado, estando no mesmo patamar de 2005. Além disso, a FIAT vai lançar o Bravo agora no início de 2009 o que vai fortalecer ainda mais a marca. Acho muito difícil isso ocorrer. Acho melhor eles tomarem cuidado com a GM que está se aproximando de novo dela.
Estou sem palavras – destes carrinhos caros e sem graça, aqui no Brasil nenhum se salva. Como já disseram aqui sobre esse assunto, é "pão e circo" para o povo aplaudir. Uma vez que a vw tem sócio em Brasília, achei que o lançamento seria lá, no Palácio do Planalto…..
O pior do novo Gol/Voyage é o painel. Péssimo, sem criatividade alguma.
O carro inteiro não traz nada de novo, de criativo, muito menos de arrojo, aliás característica da VW. Talvez se ele tivesse sido lançado há uns dez anos atrás viria a causar algum impacto. É só olhar para o mercado. Seus principais concorrentes com até cinco anos de projeto são mais modernos que a "família gol".
A Volkswagen só é "Volkswagen" – carro do povo – no Brasil. Os carros bons que ela faz, só no primeiro mundo ou para os ricos daqui.
É claro que esses carros do povo custam aqui o que os bons custam lá fora. Mas a culpa não é só do imposto – a VW tem uma gorda margem de lucro, sustentando a matriz, assim como as outras fábricas de carroças no Brasil. Em outras palavras, elas roubam dos pobres para dar aos ricos, com aval do nosso governo socialista pra inglês ver, que leva uma parte do butim.
Em minha opinião, o Siena novo é muito mais bonito. Aliás, atualmente nessa categoria de sedan compacto só temos carros zuados:
Prisma – parece uma colagem, frente de um carro, traseira de outro;
Novo Voyage – completamente sem graça;
Corsa sedan – apesar de ser bonito, nunca emplacou e o desenho já enjoou;
Corsa Classic – no mercado a mais de 10 anos sem nenhuma mudança significativa, vc compra um 0Km e para do lado de um 96, ninguém vai saber qual é o novo;
Logan- Dinossauro do século passado que vivia na Europa oriental e a Renault lança aqui como ultima novidade;
Clio sedan – Já está quase morto. Vai com o titulo de carro mais feio do mundo.
Novo Siena – apesar de ser um face lift, e não um carro novo como a Fiat diz, ficou bem harmonioso, não é a toa que esta liderando em vendas.
A VW perdeu uma grande chance de lançar um sedan bonito, ela tinha pronto este desenho: http://www.mundodastribos.com/novo-voyage-2009-go…
Mas parece que a Matriz não aprovou pq queria um visual mais conservador e lançaram esse porcaria. Em resumo, jogaram fora a versão final e lançaram o rascunho. Vai entender.
Como ex-infeliz-comprador de um Siena Fire dou as boas vindas ao Voyage. Parece claro que a diferença entre a versão 1.0 e as 1.6 é justamente para atacar de um lado Siena Fire e Classic, e de outro Siena, Corsa e Fiesta Sedan.
Agora, a diferença de vendas entre Fiat e VW é justamente o Siena, e principalmente a versão Fire. Se na época em que eu comprei o meu tivesse a opção como hoje, onde o Siena Fire Frankenstein (Carroceira de geração 3 e padronagem interna de geração 2, mesmo com o geração 4 nas ruas) sai pelado a 30.530 ou o novo Voyage por 30.990, obviamente optaria pelo VW. E talvez não teria tido toda a dor de cabeça que a falta de qualidade industrial e do pós-venda da Fiat me fizeram ter.
querendo ou nao ele e mais bonito que os outros compare as fotos
Concordo com você Ita, mas o que eu queria mesmo é que alguém da imprensa perguntasse ao pessoal da VW na apresentação do Voyage porque eles abriram mão de um belíssimo desenho, para criar esse Voyage com design altamente conservador.
Será que foram custos, ou incompetência mesmo ?
Esse Voyage cinza do projeto, na minha opinião poderia fazer papel de Voyage e Polo Sedã, ou seja a VW poderia até extinguir o Polo Sedã (que não vende muito, e ainda tem aquele caimento do teto traseiro roubando espaço para a cabeça dos ocupantes) e dedicar-se ao Voyage. Certamente pela beleza do desenho, inúmeros clientes iriam ser atraídos pelo carro e se ele tivesse um acabamento condizente e boa mecânica, iria vender tanto, que a extinção do Polo Sedã seria apenas um detalhe. Mas o pessoal preferiu escolher o Voyage "feio", fazer o quê ?
Só lamento que mesmo sendo bastante consevador, vai vender muito, devido a falta de noção de boa parte do consumidor de carros no Brasil, e isso vai acabar justificando a decisão tomada pela VW de fazer um projeto simples em termos de design. Eu preferiria que o carro não vendesse tanto devido ao erro de design, e a VW percebesse que equivocou-se e que deu um tiro no pé, mas infelizmente isso não vai acontecer.
Caro Marx_F, não se iluda…vá à uma concessionária pra ver, depois dê a opinião….esse carro vai concorrer com o classic e olha lá….além de ser ótimo pra taxista.
Se a Honda lançar mesmo o City por aqui, vai ficar difícil para todos os Sedans compactos, inclusive o Voyage:
http://www.autoincar.com/wp-content/uploads/2008/…
Ita, o Honda City só teria algum incômodo se a VW lançasse aquele Voyage cinza que foi protótipo e ainda assim, o Voyage teria que ter um bom acabamento interno.
O Honda City, em termos de design e consumo vai colocar seus concorrentes diretos no chinelo, o único pecado do carro vai ser o preço. Quem estiver pensando que a versão básica do City vai custar menos de R$ 48.000,00 pode ir tirando o cavalo da chuva; acredito eu que o carro nas versões de entrada fique entre R$ 48.000,00 e R$ 50.000,00 chegando na versão top completa próximo do Civic LXS.
Não há ilusão. Apenas concorrência. O fato é que o Siena Fire vende bem pelo preço. Eu mesmo comprei o meu na época por causa disso. Lembro que paguei 24.800,00 num completo no fim de 2003. O mesmo carro custa hoje 30.500,00 pelado. Na época o Gol completo saía mais caro que o Siena. Mas o barato saiu caro. Tive tanta dor de cabeça com o carro que virei anti-FIAT após ter um. Por sorte, a VW perdeu mercado e parece que começa a se mancar. Pelo menos agora, têm-se mais uma opção pela mesma faixa de preço. Mesmo sendo uma faixa alta demais pro que deveria.
O carro comprovou os indícios (imagens) anteriores e se mostrou completamente sem graça esteticamente, por dentro segue a mesma porcaria do gol (que interiorzinho feio…). Até por isso não concordo com a matéria inicial onde diz que a concorrência do voyage vai ser fraca, na verdade estou de acordo que os sedan compactos (e até médios) no Brasil não estão com a bola muito cheia, mas esse carrinho nivela por baixo também. E para mim o Siena (dito idoso) é mais interessante do que o VW, o Prisma mesmo "tímido" fica no mesmo nível, bom o Logan realmente é horrível mas seu apelo é preço e espaço, o 207 Passion precisarei ver ao vivo mas pelas imagens não achei muito disproporcional mesmo com a frente agressiva que tem, o Fiesta Sedan dá de 10 a 0 no VW e o Classic de acordo com sua proposta também fica a frente na minha visão. Ainda assim o VW deve vender (certamente nunca pra mim)… afinal tem muita gente que compra qualquer coisa.
Para aqueles que só culpam o governo (esse e os anteriores) sobre os preços elevados dos veículos:
http://www.webmotors.com.br/wmpublicador/Colunist…
Prezado Ricardo Júnior, gostaria de comentar que o artigo do jornalista Joel Leite é preciso e válido, porém discordo quando compara alguns países de primeiro mundo e o Brasil nas questões de segurança e saúde, por exemplo. Qual a lógica de sobre-taxar os automóveis, punindo aqueles que a muito (muito!) custo compram carros no Brasil porque temos governos corruptos e ineficientes? É injustificável – os impostos de tudo no Brasil são altos e tem que baixar. Assim como os pedágios em vários locais, cobram um imoralidade e nunca cumprem o que foi acordado – manutençao correta e duplicação de rodovias – e nossa justiça assiste a morte de milhares de cidadãos por falta de cumprimento de contratos pelas rodovias e não faz nada. Eles tem sangue nas mãos. Isso não quer dizer que pagamos peso de ouro por carroças seja culpa exclusiva dos impostos altos – pelo contrário, já que pagamos caro as montadoras deveriam oferecer bons produtos e, acima de tudo seguros – não são nem um nem outro. Mesmo os importados chegam aqui depenados – eu me recuso a comprar produtos de montadoras que agem assim, infelizmente a maior parte da população fica sem escolha, vamos esperar que a situação mude o mais rápido possível, com a entrada de novas marcas no mercado.
ola, pessoal sou taxista e como alguns de voces já disseram este carro é bom para nós taxistas…olha eu prefiro o voyage pelo bom preço, baixo consumo e talves por ter um visual mais bonito que seus concorrentes, na verdade o siena é mais bonito mas continua gastando muito combustivel…visitei um voyage no teste drive e gostei , agora é so a volkswagem não dormir no ponto e liberar logo o plano para taxista porque neste quesito ela é bem devagar…a fiat tá levando a melhor com o siena que já esta no mercado… abraço a todos
É um carro bonitinho sem dúvida . Mas conheço donos do Siena (idoso) e do Logan (horrível) conforme dizem. Acho o Siena bonito, mas na preferencia das mulheres, o Logan está na frente….Eu mesma estou querendo adquirir um….feio? Quem acha isso, tem que usar óculos. É um carro discreto, e faz presença aonde vai. Detesto carros cheguei!!!!!!!!!Cor verde limão. Mas tem gente que gosta né?
Gostei do Voyage e se eu adquirir um ao invés do Logan é porque a concessionária Renault mais próxima fica a 2.30 de onde moro. Senão ,,,,,,,,,,seria Logan!!!!!
Eu estive visitando vw,renalt,gm,ford,não visitei a fiat por não gostar dos preços e atendimento só atende bem se for comprar;então eu dos quatro já tive ford ret ;meu voto de lavada é o ford fiesta sedan,1.6 poren o desenho do voyage e´muito bonito externamente,poren o interior e fraquissimo::::e agora qual dos quatro tem preço e custo beneficio;;;o logan e gigante e estilo caixotão.o desenho do siena e diferente na traseira só.o gm é aquilo desenho velho feio e de peças fracas não sinto firmesa estamos ferados neste pais de GANANCIOZOS;FORTE ABRAÇO DEUS ESTA NA DIREÇÂO.
Jà que estou aqui qual sedam devo comprar entre as montadoras aqui do rj PREÇO RIDICULOS DE CAROS,só aguardo que tenhamos sorte na nova aquizição por que só com ajuda dos especialistas de mercado automobilistico.e esta historia de IPI reduzidos como ficou os preços deste segmento SEDAN POPULAR de 25.000 há 40.000 mil completão top
Caesrro bom é o da ford com uma lataria muito fraca por denyro parece que é de plástico e todo mundo compra sem fala nada fala serio ,aliás as pessosas que esta falando mau da voukvaguer esqueceraão que ela sempre foi amelhor do brasil,……
Querido Rafael, nao confunda "a melhor" com "a mais vendida"
ACHO QUE O VOYAGE FICOU BONITO E ATRAENTE, MAS A VW VEM PERDENDO MUITO EM SEU ACABAMENTO INTERNO, QUE ALÉM DE SIMPLES,DEIXA MUITO PLASTICO A MOSTRA. CREIO QUE ESTE SEDÃ TEM UMA BOA DISPUTA PELA FRENTE, POIS A RENAULT ESTÁ LANÇANDO O SYMBOL, BEM MAIS ACONCHEGANTE, MAIS EQUIPADO E MAIS BARATO QUE O VOYAGE, SE COMPARARMOS OS DOIS APÓS COLOCADOS NO VW OS PACOTES QUE NÃO VEEM DE SERIE.
otimo na minha opiniao a volksvaguen acertou de primeira esse voyage vai ser um sucesso de vendas parabens volsvaguen !!!!!
eu sou um feliz proprietario de voyagem e posso garantir que sua mecanica eh excelente consumo muito baixo tanto na cidade como na estrada e sinceramente nao comprei o siena por na configuraçao que eu queria ser 4 mil mais caro que o voyagem com a configuração completa comfortline o interior é mais modesto que o do siena sim mais pagar 4 mil por um interior pouca coisa melhor fora o que muitos deixam de lado a taxa de financiamento que consegui na vw a 0,99 real sem jogos de numeros briguei muito na concencionaria mais consegui enquanto na fiat me cobravam taxa de 1.4 ao mes
QUER COMPRAR SEU CARRO MAS ESTÁ SEM DINHEIRO?
Faça consórcio ontem comprei meu vayage 1.6 confortline atráves do consórcio FIAT muito mais barato que qualquer outro que pesquisei estou pagando R$2150,00 em 80 meses nem acredito que estou pagando como se fosse a vista ligue para este rapaz GUSTAVO 0800 602 2021 e converse com ele como ele poderá te ajudar.
governo omisso ,absurdo de imposto,carros superfaturados,o povo esta nas maos das traças.
gostei muito do novo cedan voyage vou compra o meu