Lançado em julho de 1981, o Volkswagen Voyage acaba de atingir a marca de 1,5 milhão de unidades produzidas no Brasil. O marco produtivo do sedã compacto foi representado por um exemplar na versão topo de linha Highline, com pintura da carroceria na cor Azul Lagoon; que saiu da linha de produção da marca em Taubaté, no interior de São Paulo.
“O Voyage é um modelo que se destaca pela sua versatilidade. É um veículo compacto, conectado, perfeito para a cidade, e alia conforto e espaço interno, para a família. O marco de 1.500.000 unidades produzidas é prova disso”, diz o Presidente e CEO da Volkswagen do Brasil e América do Sul (SAM), David Powels.
Destes 1,5 milhão de carros produzidos, mais de 420 mil exemplares foram exportados para 61 países. No mercado nacional, o Volkswagen Voyage foi o quinto modelo da fabricante alemã mais vendido em 2016, com 26.074 unidades comercializadas.
Atualmente, o Voyage é exportado para oito países: Argentina, México, Bolívia, Chile, Colômbia, Peru, Paraguai e Uruguai. Entre os 61 países onde o Voyage já foi comercializado estão Egito, Haiti, Libéria, Bahamas, Angola e Jordânia.
Todavia, somente no Brasil, Chile, Colômbia e Argentina o modelo é conhecido como Voyage. Nos países da América do Sul, América Central e México, o carro é chamado de Gol Sedan. Já nos Estados Unidos e no Canadá, onde foi vendido entre 1987 e 1993 e teve mais de 202 mil unidades comercializadas, foi chamado de Fox (o hatch com este nome não existia).
A produção do Volkswagen Voyage teve início na planta da Volkswagen em São Bernardo do Campo, que fabricou 340.891 unidades do carro em dois períodos: entre 1981 e 1987 e entre 1990 e 1996. Já entre os anos de 1988 e 1989, o sedã foi fabricado na planta de Taubaté, no interior do estado de São Paulo. Desde 2008, o carro é produzido exclusivamente na unidade de Taubaté, ao lado do Gol.
Confira a cronologia do Voyage:
1981 – Lançamento do sedã, com duas portas, motor de 1,5 litro refrigerado a água (o mesmo usado no VW Passat) a álcool ou gasolina, nas versões S (Super) e LS (Luxo Super);
1982 – Eleito Carro do Ano pela revista AutoEsporte. Início da fabricação também na Argentina, onde foi inicialmente comercializado com o nome Gacel, e da exportação para países da América do Sul com os nomes Senda e Amazon;
1983 – Primeira série especial, o Voyage Plus. Motor passa a ser 1.6;
1984 – Lançamento da versão com quatro portas. Série especial Los Angeles, homenagem aos Jogos Olímpicos realizados nos Estados Unidos, na cor azul metálico e equipamento diferenciado como bancos Recaro e aerofólio traseiro (limitada a duas mil unidades). Câmbio de cinco marchas passa a ser oferecido como opcional;
1985 – Passa a utilizar os motores AP (alta performance) 1.6 e 1.8;
1986 – Série especial “GLS Super” com motor 1.8;
1987 – Início das exportações para os Estados Unidos (Projeto 99), juntamente com a Parati. Durante sete anos, rebatizado de Fox, o Voyage, teve 202.062 unidades exportadas para os EUA. Para atender às exigências legais e do mercado americano, as versões CL (Comfort Luxo), GL (Gran Luxo) e GLS (Gran Luxo Super) passaram por aproximadamente 2.000 modificações, incluindo mudanças na suspensão, câmbio de quatro marchas com overdrive, novos faróis, lanternas e para-choques;
1990 – Comemoração da produção de 600.000 unidades do Voyage no Brasil;
1991 – Nova dianteira: mudanças nos faróis, lanternas, grades, capô e para-lamas. O Voyage atinge a marca de 700.000 unidades produzidas, dessas mais de 400.000 foram destinadas ao mercado interno e o restante para o externo, principalmente para os Estados Unidos, e Argentina (onde recebeu o nome de Gacel e Senda), além de outros países da América Latina, África e Europa. Até 1991 a VW já havia exportado mais de 170 mil unidades para os EUA;
1993 – Série especial Sport, com motor 1.8;
1994 a 1995 – Novas cores e revestimentos. Novos rádio e toca-fitas, como itens opcionais;
1996 – A produção do Voyage é encerrada após 465.176 unidades fabricadas, dando lugar ao Polo Classic;
2008 – Volta do Voyage após 12 anos de ausência do mercado. Desenvolvido juntamente com o Gol, o carro tem motor transversal 1.0 ou 1.6 e linhas completamente novas.;
2009 – Versão I-Motion, com câmbio automatizado ASG e motor 1.6;
2010 – Novos equipamentos de série: temporizador do limpador do para-brisa, Módulo Alto-falantes e o Módulo Preparação, nas versões 1.0 e 1.6;
2012 – Alcança o marco de 1 milhão de unidades produzidas no Brasil. Sedã passa a contar com design global e equipamentos inéditos. Novo Voyage traz a nova geração de motores 1.0l, da família EA111. O novo propulsor traz a nova denominação TEC (Tecnologia para Economia de Combustível);
2014 – passam a utilizar nomenclatura global para diferenciar suas respectivas versões: Trendline, Comfortline e Highline. E mais: com a linha 2015, a Volkswagen lança o Voyage Evidence, posicionado acima da versão Highline;
2016 – Modelo recebe evolução de design, interior completamente novo e a tecnologia Volkswagen App-Connect, a mais inovadora em sistemas de infotainment no mercado. Estreia do motor 1.0l de três cilindros Total Flex (82 cv) na linha Voyage;
2017 – Conquista a marca de 1,5 milhão de unidades produzidas.