O Volkswagen Virtus passou por um facelift que separou o visual do Hatch Polo e deu a ele um estilo próprio, que é muito bom. O objetivo é buscar os órfãos do VW Jetta 1.4.
Agora um conjunto de faróis de LED e faróis de neblina para todas as versões. O novo capô impressiona, com perfil mais alto, permitindo um para-choque sofisticado, completando a assinatura exclusiva do Volkswagen Virtus.
Com elementos inéditos, a traseira também recebeu lanternas de LED com nova assinatura que se estende até a tampa do porta-malas. O emblema com o nome do modelo é exibido centralmente e acompanha o novo logotipo da marca. O destaque fica por conta da parte inferior, que na versão Highline recebe frisos cromados além dos refletores.
NTodas as versões receberam rodas atualizadas, com destaque para a versão top com desenho diamantado de 17 polegadas. ovidade na paleta de cores é a cor especial Biscay Blue, que vem na sequência das outras quatro opções disponíveis: Crystal White, Platinum Grey, Ninja Black e Sirius Silver.
Conforto para todos os passageiros sempre foi o destaque do Volkswagen Virtus. E agora, para os passageiros dos bancos dianteiros, as novidades começam nos pontos de contato com o carro. O painel recebeu aplique com costura dupla, assim como os acabamentos das portas. Os bancos são totalmente novos, em couro da versão Comfortline e com detalhes em marrom Mocca na parte superior da linha Highline. O volante multifuncional tem o mesmo acabamento, mas na cor preta; por fim, o botão de câmbio tem detalhe iluminado, assim como os SUVs T-Cross e Taos.
A central multimídia VW Play de 10,1 polegadas, o painel de instrumentos 100% digital de 10,25 polegadas, na versão 170 TSi o painel é de 8 polegadas, mas diferentemente do Polo, permite a mudança do visual do display e o ar-condicionado Climatronic Touch formam a ilha digital do Novo Virtus. No equipamento de série de todas as versões, o sedã traz carregador por indução para celulares e duas portas USB-C.
Os passageiros do banco traseiro podem ocupar livremente 960 mm de espaço para as pernas e 952 mm de altura livre. E contam ainda com saída para ar condicionado e mais duas entradas USB-C. Atrás dos bancos encontra-se um porta-malas com um volume de 521 litros (VDA), a maior do segmento.
Para 2023, o novo pacote Volkswagen Virtus de assistência ao motorista foi ampliado. ACC (Adaptive Cruise Control) e AEB (Autonomous Emergency Braking) são de série em todas as versões com câmbio automático, juntamente com Maneuver Braking, seis airbags, detector de fadiga, sistema de freio pós-colisão, XDS+, sistema exclusivo VW que utiliza freio dianteiro as pinças oferecem mais aderência nas curvas, entrega de potência de controle e BSW, um recurso que reduz automaticamente o filme de água nos discos dianteiros em dias chuvosos, permitindo melhor desempenho de frenagem em piso molhado.
Sob o capô, toda a série de três partes está equipada com motores da série VW TSI. Cinco configurações estão disponíveis: 170 TSI com câmbio manual ou automático para a versão base; 200 TSI nas versões Comfortline e Highline; e 250 TSI, especialmente para a nova versão Exclusive.
Para todas as versões, o sedã também terá o Pacote Black, disponível nas concessionárias. Adicionando um toque de esportividade, o kit inclui rodas e capas dos retrovisores em preto piano exclusivo, tapetes de borracha, spoiler traseiro, pedais de alumínio, adesivos nas soleiras das portas e capa para as chaves.
O proprietário de um Virtus novo entrará no programa de revisão de linha VW e fará as três primeiras revisões gratuitamente. Além disso, a Virtus oferece o menor preço nas cotações de seguros graças à parceria da marca alemã com a Porto Seguro e o menor valor de caixa de peças do segmento.
O novo Virtus estará disponível nas versões 170 TSI, Comfortline e Highline a partir de março em todas as concessionárias do Brasil.
- VIRTUS TSI MT: R$ 103.990;
- VIRTUS TSI AT: R$ 112.990;
- VIRTUS COMFORTLINE: R$ 121.990;
- VÍRTUS DESTAQUE: R$ 130.030;
- VIRTUS EXCLUSIVO: R$ 144.990.
Exclusive: o Virtus mais sofisticado da história
O novo Exclusive chega para reivindicar o posto de Virtus mais completo e refinado da história. A soma de design exclusivo, tecnologia e desempenho do motor 250 TSI faz do Exclusive um carro versátil: todas as características de um sedã sofisticado são carregadas por um motor com desempenho de um esportivo com quatro modos de condução disponíveis (Eco, Normal, esporte e individual).
Veja também: Os carros mais velozes das últimas 8 décadas
A versão com design é exclusiva, recebendo para-choques com faixas cinzas e emblema Exclusive no painel dianteiro, que acompanham as capas dos retrovisores na mesma cor. Nas laterais, rodas de 18 polegadas com acabamento escurecido, e o emblema Exclusive conectando o para-lama à porta dianteira. Por fim, as costas completam o visual minimalista e sofisticado com escudos pintados em preto piano.
Os bancos de couro ganham costura e design diferenciados que combinam com a costura dupla nas partes de couro da cabine: painel frontal, portas dianteiras, volante e apoio de braço no console central. Assim como na parte externa, o emblema Exclusive está gravado no estofamento em couro próximo à saída do ar-condicionado do passageiro e nos encostos dos bancos.
A versão que complementa a gama Virtus chegará ao mercado no primeiro semestre de 2023.
Confira o BlogAuto no: Youtube, TikTok, Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest.