Eis o novo Volkswagen Virtus. Até então visto somente com camuflagem em seus testes na rua; o inédito sedã compacto da marca alemã foi revelado através de imagens feitas provavelmente dentro da fábrica de São Bernardo do Campo (SP); de onde sairá a novidade, juntamente com o Polo, seu modelo de base. O Virtus 2018 será lançado no mercado nacional nos primeiros meses de 2018.
Como já era de se esperar, o Virtus será basicamente a versão sedã do Polo. Entretanto, para dar certo ar de exclusividade, a Volkswagen implementou um para-choque com desenho diferente na dianteira; além de rodas de liga-leve exclusivas. A traseira, por sua vez, tem formato mais volumoso e lanternas que invadem a tampa do porta-malas e remetem as do Audi A4.
O interior, por sua vez, segue a mesma linha do encontrado no novo Volkswagen Polo. Como destaque, há o painel de instrumentos totalmente digital; que deverá ser um opcional nas versões mais caras, bem como a central multimídia com tela sensível ao toque. Há ainda um suporte para smartphone no topo do painel e ar-condicionado digital.
Além disso, o Volkswagen Virtus promete ser mais espaçoso, devido ao aumento na distância entre-eixos. Já o porta-malas poderá ter capacidade para algo em torno de 500 litros. Ou seja, o carro quer oferecer uma proposta mais familiar, a exemplo do futuro rival Honda City e também do Chevrolet Cobalt.
Na gama de motores, a expectativa é que o Virtus 2018 ofereça um 1.6 MSI de 120 cv, o mesmo do Fox, Saveiro e Golf; com transmissão manual de cinco velocidades. Haverá ainda o 1.0 TSI (turbo) de 128 cv e 20,4 kgfm, com câmbio automático Tiptronic de seis marchas.
Outros detalhes a respeito do modelo ainda são desconhecidos. Quanto aos preços, espera-se que o carro seja ofertado por algo entre R$ 60 mil e R$ 80 mil; visto que vai ocupar a lacuna existente entre os atuais Voyage e Jetta.
No modelo hatch europeu tem central multimidia que pareia com Android e iOS), e também tem duas portas USB no porta-objetos em frente ao câmbio, O que me deixa confuso sobre porque tem o suporte de celular lá em cima do painel do Virtus brasileiro. Será que a VW vai trazer uma central multimidia sem pareamento e porta-objetos sem USB?