A Volkswagen deu um passo à frente da concorrência nesta sexta-feira, 24. A marca alemã lançou o primeiro veículo com motor 1.0 de 3 cilindros turbo com injeção direta de combustível flex. A definição é longa, mas importantíssima: o propulsor TSI Total Flex pulverizou as marcas obtidas por outros compactos 1.0 litro.
Ele é mais potente (105 cv) e mais econômico (até 16,1 km com um litro de gasolina na estrada) que qualquer carro vendido no Brasil – exceto os híbridos. Na prática, um up! TSI é capaz de rodar um quilômetro a mais por litro de etanol que o up! aspirado. Quem roda 2 mil km por mês, por exemplo, pode economizar R$ 500 por ano e recuperar boa parte do investimento extra, de cerca de R$ 3 mil entre as versões.
O up! TSI será vendido em quase todas as versões do carro, apenas a Take up!, de entrada, não contará com o motor. A Volkswagen também lançou uma versão com visual mais esportivo, mas sem mudanças técnicas, a Speed up!. Todos os modelos com motor turbo trazem a tampa do porta-malas na cor preta, que lembra o tampo de vidro da versao europeia e já era uma customizaçao feita por alguns clientes no Brasil.
Confira os preços do up! TSI e veja nossa avaliação nos próximos dias:
Move up! – R$ 43.390
High up! – R$ 48.040
Cross up! – R$ 47.030
B/W/R up! – R$ 48.690
Speed up! – R$ 49.990