Produzido em Taubaté (SP), o Volkswagen up! é um dos carros mais seguros oferecidos no mercado brasileiro. A versão nacional do carro é dotada da plataforma PQ12 e tem carroceria formada por aços formados a quente; de ultra-alta e de alta resistência nas áreas de alta carga. E para detalhar a parte estrutural do carro, a marca exibiu uma plataforma com seus componentes estruturais na configuração high up! TSI na cor Prata Sirius.
Em comparação com o modelo europeu, o up! brasileiro é 6,5 cm mais longo, com 3,68 m no comprimento; e 2 cm mais alto, com 1,50 m de altura. Outro destaque fica por conta dos balanços (distância entre o centro da roda e a extremidade do veículo) dianteiro e traseiro curtos.
Segundo a VW, o novo Volkswagen up! 2018 tem o maior espaço interno entre os seus concorrentes diretos. Para provar isso, a plataforma com a estrutura aparente foi equipada com um manequim tridimensional no banco traseiro. Com 77 kg, o manequim está ajustado com as dimensões relativas ao 50 percentil, ou seja, abrangendo 50% da população mundial (pessoas com até 1,69 metro de altura).
O espaço para as cabeças na dianteira é de 993 mm, enquanto na traseira são 948 mm. Os assentos estão em boa posição na dianteira e na traseira, com o ponto “H” (o vértice onde se encontram o assento o encosto do banco) a 306 mm de altura na frente e 378 mm atrás. Essa posição um pouco mais elevada para os passageiros traseiros lhes proporciona uma melhor visão sobre os ombros do condutor e do passageiro da frente.
Outro diferencial fica por conta do porta-malas, com capacidade para 285 litros, o que representa um aumento de 34 l sobre o modelo europeu. Com o banco traseiro rebatido, o compartimento atinge volume de 976 litros. Já o tanque de combustível tem capacidade para 50 litros (15 l a mais).
As suspensões dianteira e traseira têm calibração especialmente definida para as ruas e estradas brasileiras e são 20 mm mais elevadas em relação ao up! europeu. O carro tem ainda conjunto de roda e pneu verdes (com baixa resistência ao rolamento em todas as versões) com 612 mm de diâmetro.
A carroceria do novo Volkswagen up! tem 75% de seu peso composto por aços especiais, que possuem diferentes graus de resistência, conforme a necessidade. Há aços de ultra-alta resistência, alta resistência, média resistência e de estampagem profunda. Reforços adicionais, na parte superior da porta, por exemplo, aumentam a segurança passiva – especialmente no caso de acidentes graves.
O hatch oferece ainda aços conformados a quente, que possuem ainda maior resistência e que permitiram reduzir o peso da estrutura do carro.
Ainda na parte estrutural, o up! conta com um sistema de coxinização do tipo pendular; o que proporciona uma menos ruído e vibração. A maior parte dos componentes é feita de liga de alumínio; sendo os coxins de alumínio-borracha e um de metal-borracha, o que oferece alta resistência e colabora para redução de peso do veículo. O pacote de isolação acústica do up! vai do painel frontal até o assoalho traseiro, incluindo ainda o vão do motor.
O conjunto inclui ainda sensor de impacto atrás da grade frontal, que pré-ativa sistemas de rtenção antes do impacto real. Em questão de milissegundos, os pré-tensionadores apertam o cinto de segurança, de forma a envolver o condutor e o passageiro da frente o mais cedo possível. Há também airbags dianteiros, coluna de direção deformável; limitadores de força nos cintos e Isofix para a fixação de cadeirinhas infantis no banco traseiro.
Uhm. Não me convence. Esses assentos de Fusca 1980 matam o interesse na caixinha de fósforos.