Para entrar em sintonia com o modelo europeu, o Volkswagen up! brasileiro acaba de receber suas primeiras grandes mudanças, que chegam como novidades para a linha 2018. O novo hatch subcompacto foi apresentado nesta terça-feira (4) pela fabricante alemã e deve fazer sua estreia nas concessionárias no final de abril. Os preços da novidade, porém, ainda não foram divulgados.
As principais alterações do Volkswagen up! 2018 se concentram na parte dianteira da carroceria, onde o carro adotou uma grade com maior abertura e para-choque com formato mais robusto; marcado por apliques em plástico preto. Há também novas rodas de liga-leve e calotas; além de lanternas traseiras com novo layout interno, friso cromado na tampa do porta-malas para-choque traseiro com formato redesenhado.
Os modelos TSI passam a contar ainda com grade do radiador com friso duplo cromado e vermelho (quando o veículo for Laranja Habanero, os frisos são cromado e preto); para-choque dianteiro com parte central pintada em preto e coluna “B” com o logotipo TSI.
Com essas alterações, o carro apresenta 3,68 metros de comprimento. Ou seja, 84 mm maior que o modelo anterior (ganho de 72 mm no balanço dianteiro, que passa a ser de 657 mm, e 12 mm no balanço traseiro, 611 mm).
No interior, o modelo passa a oferecer a opção de volante multifuncional, o mesmo já usado no restante da linha da VW; console central redesenhado com opção de rádio “Composition Phone” que se integra ao smartphone Android ou iOS do motorista e transforma o aparelho na tela do sistema multimídia (a exemplo do Fiat Mobi); painel de instrumentos com novos conta-giros, marcador de combustível e tela multifuncional de 3,5 polegadas; acabamento com painel com tecnologia “In Moding Label” e iluminação em LED branco na parte inferior do painel (nas variantes move up! TSI e high up!).
O Volkswagen take up! oferece painel na cor Preto Titan. O mesmo tom é usado no move up!, mas com a faixa superior texturizada em Preto Satin (como opcional, há a parte inferior na cor Dublin, em tom mais claro). Já o high up! oferece faixa superior do painel com design Loom light, com acabamento escurecido para o ambiente claro e faixa superior clara para ambiente escuro.
Os motores seguem os mesmos 1.0 litro MPI flex de três cilindros, que desenvolve 75 cv com gasolina e 82 cv com etanol, e torque de 9,7 e 10,4 kgfm, respectivamente, com câmbio manual ou automatizado i-Motion de cinco marchas; e 1.0 TSI flex de três cilindros, com 101 cv e 105 cv e torque de 16,8 kgfm, sempre com transmissão manual de cinco velocidades.
Todavia, para melhorar o consumo de combustível, o up! 2018 passa a oferecer pneus “verdes” de baixa resistência ao rolamento. Com isso, o modelo TSI entrega consumo de 10 km/l na cidade e 11,5 km/l na estrada com etanol e 14,3 e 16,3 km/l, respectivamente, com gasolina; contra 9,6 e 11,1 km/l com etanol e 13,8 e 16,1 km/l com gasolina do modelo anterior. O carro tem nota “A” e selo Conpet nos testes do Inmetro.
O Volkswagen up! TSI vai de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos e atinge velocidade máxima de 181 km/h. Já o up! MPI cumpre a mesma prova em 12,6 s e alcança 161 km/h.
Entre os equipamentos, o Volkswagen take up! oferece pneus de baixa resistência ao rolamento (175/70 R14); limpadores de parabrisa com palhetas “aerowischer”; aviso sonoro dos faróis acesos; suporte para celular com carregador USB; iluminação do porta-malas; banco do motorista com ajuste de altura; chave canivete; relógio digital e limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro. Como opcional, há ar-condicionado; direção elétrica; volante com ajuste de altura e vidros e travas elétricos. O motor é o 1.0 MPI de 82 cv.
O Volkswagen move up!, o único a oferecer os motores 1.0 MPI e 1.0 TSI, agrega rodas de liga-leve aro 14; volante multifuncional revestido em couro; retrovisores elétricos com setas integradas e função tilt down no lado do passageiro; sensor de estacionamento traseiro; faróis de neblina; vidros e travas elétricos; ar-condicionado; rádio com Bluetooth, quatro alto-falantes e dois tweeters; computador de bordo e painel com filete de luz em LED (TSI). O move up! TSI tem, como opcional, apenas o sistema de som “Composition Phone”.
Por fim, o Volkswagen high up!, apenas com o 1.0 TSI, dispõe de faróis com acendimento automático e função “Coming & Leaving Home” (mantém os faróis acesos por 30 segundos quando as portas forem travadas ou destravadas); faróis de neblina com luz de conversão estática e sensor de chuva. Como opcional, há bancos em couro sintético Native e sistema de som “Composition Phone”.
Para marcar a estreia da linha 2018, a Volkswagen vai oferecer o up! Connect, uma série especial com motor 1.0 TSI, carroceria nas cores azul, laranja ou prata e teto na cor preta; além de interior escurecido; rodas de liga-leve aro 15 com acabamento diamantado e sistema de som “Composition Touch”.
O Volkswagen up! 2018 estará disponível nas cores Preto Ninja, Branco Cristal e Vermelho Flash (sólidas), além das metálicas Prata Sírios Azul Lagoon, Cinza Platinum e Laranja Habanero. O modelo contará com garantia de três anos, sem limite de quilometragem.