Atração no Salão do Automóvel de Pequim, o Volkswagen Touareg recebeu diversas mudanças para sua linha 2015. O modelo estreia pequenas alterações no visual e aprimoramentos no interior, além de atualizações na parte mecânica visando o menor consumo de combustível.
A começar pela parte de fora, o Volkswagen Touareg 2015 recebeu uma nova grade com dois filetes cromados e faróis redesenhados, agora mais retos e também com lentes escurecidas. O desenho do para-choque dianteiro também mudou. Na traseira, a única novidade fica por conta de um novo filete cromado que percorre todo o para-choque na versão equipada com o pacote “Chrome & Style”. Há ainda um novo difusor traseiro e lanternas de neblina em LEDs reposicionada.
Além disso, o SUV conta com novas rodas “Arica” de 18 polegadas com dez raios e também a “Masafi”, de 20 polegadas, que conta com cinco raios duplos. Na lateral da carroceria, complementando as janelas opcionais, que absorvem 65% da luz, há a opção de um vidro traseiro com 90% de absorção que cria uma aparência quase opaca para quem olha de fora do carro.
A Volkswagen está oferecendo o novo Touareg em 12 cores. Cinco delas são novas: “Light Silver Metallic”, “Sand Gold Metallic”, “Moonlight Blue Metallic”, “Black Oak Brown Metallic” e “Reef Blue Metallic”.
Já por dentro, o Touareg adotou um novo estilo de comando rotativo para os botões do sistema Climatronic, a regulagem da suspensão, suspensão a ar, sistema de radionavegação, regulagem dos espelhos e comandos da ventilação. Outra novidade fica por conta dos frisos cromados ao redor dos módulos do painel de controle e regulagem da suspensão. Há também ajuste lombar manual dos bancos dianteiros para a versão de entrada.
O acabamento do Volkswagen Touareg conta com novas opções. Para o couro “Vienna” há uma quarta cor, “Bonanza Brown” (marrom escuro), oferecida além das cores “Titan black”, “Corn Silk Beige” e “Natural Brown”. Além dessas quatro cores, também há o elegante couro “Nappa”, com a nova cor “St. Tropez” (areia clara). Também novidades são os detalhes em madeira “Sapelli Mahagoni” e “Engineered Ebony”.
O pacote R-Line agora conta com rodas de liga-leve 19 polegadas “Salvador”, para-choques diferenciados, difusor traseiro em preto brilhante, ponteiras cromadas para as versões V8, defletor traseiro, nova grade do radiador e entradas de ar em preto brilhante com frisos cromados. Por dentro o modelo traz detalhes em “Silver Lane”, soleiras R-Line, janelas traseiras escurecidas, pedaleiras em aço inoxidável, entre outros.
Na mecânica, as versões V6 contam com a função roda-livre de série, anteriormente disponível apenas para o Hybrid. Esse sistema “desconecta” o motor do câmbio assim que o motorista tira o pé do pedal do acelerador. Isso acontece em velocidades até 130 km/h, de forma que funciona também nas estradas, diminuindo o consumo de combustível.
E graças aos aprimoramentos aerodinâmicos, a Volkswagen conseguiu melhorar a eficiência do Touareg em até 6% (V6 TDI com 150 kW). No uso diário, o consumo também foi reduzido pelo sistema stop-start otimizado (o motor agora é desligado abaixo de 7 km/h) e pela frenagem regenerativa.
Na Europa, o Volkswagen Touareg 2015 conta com os motores TDI a diesel com potência de 204 cv, 258 cv ou 340 cv, e o híbrido, que entrega 380 cv. Na Ásia, há três motores a gasolina (V6 TSI de 290 cv e 320 cv e V8 TSI de 360 cv) e dois a diesel. Na Rússia há dois motores a gasolina, o V6 FSI de 250 cv e, como na China, o V8 FSI de 360 cv. Nos EUA e Canadá há um V6 FSI de 280 cv, um V6 TDI de 240 cv e um híbrido de 380 cv.
A transmissão é automática de oito velocidades para os modelos V6. Todos contam com sistema start-stop de série e frenagem regenerativa para recuperar energia cinética.