A Volkswagen parece que terá vários argumentos para vender o up!, seu novo hatch popular, no Brasil. O modelo só será lançado nos dias 4 e 5 de fevereiro, onde o BlogAuto estará presente, mas, mais uma vez, teve um dos seus atributos revelados indiretamente. Primeiro, o modelo global ganhou a melhor nota nos crash-testes do Latin NCAP, superando no conjunto carros maiores e mais caros. Agora foi a vez do Inmetro dar nota A para o Volkswagen up ! 2015, nesse caso, em relação ao consumo de combustível.
Segundo testes do Inmetro, o VW up! 2015 1.0 (motor de 3 cilindros) é capaz de 10 km com um litro de gasolina na cidade e 14,4 km na estrada – isso na versão I-Motion, com embreagem automatizada. Com etanol, os números impressionam ainda mais: 9 km/l na cidade e 13 km/l na estrada, ou seja, o modelo deve pesar pouco no bolso usando álcool.
A versão manual, no teste do Inmetro é só um pouco menos eficiente: 9,1 km/l e 9,9 km/l na cidade (etanol e gasolina, respectivamente), e 13,2 e 14,3 na estrada, seguindo a mesma ordem de combustível. Alguns futuros rivais como o novo Uno e o March também têm números próximos, mas em algumas versões. O Renault Clio, apesar da idade, foi melhor ainda que o up!, sinal que o motor 1.0 16V tem virtudes.
Sobre o Volkswagen up! 2015, veja aqui a análise do nosso editor Ricardo Meier, além de conhecer todas as versões aqui, já todas as cores podem ser vistas aqui.
Veja também: Exclusivo: Volkswagen Gol GT voltará como série especial
O Inmetro também “confirmou” as versões do up!. O modelo será conhecido pelas versões “take up!” (Veja mais aqui), “move up!” (Veja mais aqui) e high up! (Veja mais aqui), além de séries especiais relacionadas a cores, a black up! (Veja mais aqui), red up! (Veja mais aqui) e white up! (Veja mais aqui).
Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook e no Google+.
Tá de brincadeira que isso é economia? A Ford tinha o Corcel II com motor Renault 1.6, álcool, carburado e fazia em torno de treze km/l na estrada – e era na estrada, mesmo, com trânsito, subida, descida etc – além de um tamanho enorme de carro. Isso lá em 1983 e lá vai pedrada! Tive dois. E muita gente queria Corcel porque foi o motor que melhor se adaptou ao álcool na época. Opala e fusca eram beberrões, e Fiat uma porcaria – no inverno ficava-se na mão.
Tantos anos de tecnologia que cobram os olhos da cara e não saem do lugar no quesito economia?
Tem razao !!
Lembro que ano passado a volks divulgou que o europeu fazia em média 22 km/l e que o nacional ia ser o mais econômico do brasil fazendo em média de 18 ai vem agora a confirmação da imetro em 9 na cidade e 14.3 na estrada????????????? Tenho um corolla 2004 XEI 1.8 roda 15 original faço 8,5 na cidade e 14 na estrada com ar ligado 100% do tempo a 110km/h, esse consumo do UP ai deve ter sido em cima de 80 ou 90 km/h eu acho que esse up ai so vai vender pelo nome que a volks ja construiu no pais por que no mais… carro apertado, motor de dentista e consumo de carro de verdade… Um C 300 da Crysley motor v6 abaixo de 3.000 rpm (120 km/h) consome em média 13 km/l na estrada. Carrrro 1.0 é piada e iiiilusão de gente besta e ainda fala que é econômico….
Carro beberão ; econômico só para a volkswagen onde serão 1 pistão a menos , 1 biela a menos , 4 válvulas a menos e etc a menos . Motor de baixa tecnologia . Deveriam pegar o motor da concorrente que é mais econômico e silencioso , desmontar e copiar.