A linha 2010 do crossover Tiguan, da Volkswagen, ganhou um recurso de fazer inveja aos inimigos da baliza. É o Park Assist, um sistema automático de estacionamento que é opcional e custa R$ 3 765. Além do Park Assist, o cliente leva também uma câmera traseira para facilitar manobras “manuais”.
O Park Assist funciona assim: antes de passar ao lado da potencial vaga, o motorista aciona o dispositivo no console central. Em seguida, ele passa pela vaga para que o sistema consiga medir o espaço e dizer se é possível estacionar. Se houver condições, basta acionar a ré e soltar o volante – ao motorista cabe apenas controlar a velocidade pelo freio.
Segundo a VW, em vagas mais apertadas o motorista pode precisar finalizar a manobra. Já a câmera dispõe de guias virtuais na tela para ajudar na manobra e dar uma perspectiva se ele está seguindo a direção correta.
A Volks mudou alguns detalhes no Tiguan 2010 também: agora o painel de instrumentos é idêntico ao do Passat CC, assim como o ar-condicionado. Já o rádio passa a ter tela sensível ao toque. Em compensação, o Park Assist deverá estar disponível para o Passat CC também.