A segunda geração do Volkswagen Tiguan já se encontra em fase de testes e deverá ser introduzida no mercado em meados de 2016. O novo modelo, de acordo com uma publicação da revista britânica AutoExpress, chegará acompanhado de duas novas versões, que serão lançadas cerca de um ano após sua chegada às concessionárias.
A primeira será uma versão do novo Volkswagen Tiguan com distância de entre-eixos alongada e capacidade para levar até sete passageiros em seu interior, graças a adição de dois novos bancos no porta-malas. Os utilitários-esportivos de sete lugares são vistos com uma ampla área de crescimento no mercado, com grandes famílias que deverão migrar dos monovolumes atuais.
Já a segunda será um Volkswagen Tiguan Coupé, com carroceria com desenho esportivo e capacidade para levar até quatro pessoas em seu interior, aos moldes do futuro concorrente BMW X4. Este novo modelo seria a opção esportiva da linha. O visual do novo Tiguan irá seguir as linhas do CrossBlue Coupé, como mostra a projeção da revista AutoBild.
Como já era de se esperar, a próxima geração do Volkswagen Tiguan fará uso da plataforma modular MQB do Grupo Volkswagen. A gama de motores terá versões turbo movidos a gasolina, além de uma versão BlueMotion com autonomia de 34 km/l e também um híbrido plug-in.
Como o novo Volkswagen Tiguan será equipado com a MQB, a Volkswagen estuda a produção do novo modelo em sua unidade fabril no Paraná, de onde irá sair o novo Golf e os primos A3 e Q3, da Audi, conforme o BlogAuto adiantou em setembro de 2013.
Ainda falando sobre utilitários-esportivos, a Volkswagen reserva outras novidades para seus consumidores, como é o caso do Volkswagen Taigun, um modelo que irá inaugurar a categoria dos crossovers pequenos no mercado brasileiro, se posicionando com o Ford EcoSport. O novo automóvel deverá ser apresentado em sua versão de produção no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, em outubro.
O Volkswagen Taigun compartilha diversos componentes com o up!, inclusive a plataforma. Por aqui, o compacto estreará o motor 1.0 litro turbo, da linha TSI, cotado para desenvolver cerca de 110 cavalos de potência, associado a uma transmissão manual de seis velocidades. A tração será apenas dianteira.
O CrossBlue será outra novidade da Volkswagen, como um modelo de sete lugares mais sofisticado, que não deverá ser oferecido por aqui.
Produzir a nova geração do Tiguan no Brasil é a opção natural, visto que utilizará a mesma plataforma do Volkswagen Golf de sétima geração que será feito no Paraná. Mais uma vez o BlogAuto saiu na frente com esta informação.
Fabiano Mazzeo
Porque a Volkswagen não coloca no Fox um cambio automático e, não o I-Motion ?
Carros 1.6 como Renault, Fiesta e HB-20 tem esse cambio e, são carros na mesma faixa.
Sds,
Nicola
Caro Nicola,
Só para confirmar somente o HB20 possui câmbio Automatico, o Fiesta possui um Automatizado de dupla embreagem, e o Logan/Sandero não terão mais opção automática, mas sim um automatizado (http://www.blogauto.com.br/renault-deve-equipar-logan-e-sandero-com-cambio-automatizado/)
A clara preferência por esta transmissão é o menor custo.
abraços,
Fabiano Mazzeo
e uma grande pena esses carros alemaes serem vendidos aqui onde nao tem concessionarias volkswagen com empregados aptos para mexer e consertar esses carros com tanta tecnologia – eu tenho uma tiguan e senti na pele a falta de mao de obra especializada para mexer no meu carro – o certo era a rede da audi ficar por conta desse compromisso de pos venda dos carros importados da volkswagen. o engraçado que pra comprar carro importado da volkwagen sempre tem um vendedorzinho empombado so para negociar esses carros!!!
Enquanto as Asiáticas e a GM “nadam de braçada” com lançamentos de impacto, a VW fica patinando, demorando em colocar no Mercado novos produtos, limitando-se a populares e remodelação de produtos obsoletos.