Embora uma nova geração tenha sido lançada lá fora, o atual Volkswagen Tiguan segue sendo vendido no mercado brasileiro e com direito a uma nova versão com motor 1.4 TSI. O modelo foi anunciado recentemente pela fabricante alemã e chega para se posicionar como a opção de entrada da linha, com preço de R$ 125.990 (ou expressivos R$ 24 mil a menos que a variante topo de linha).
Como a Volkswagen ainda não tem um utilitário esportivo pequeno, a criação de desta nova versão coloca o Tiguan para concorrer com as versões topo de linha dos modelos menores devendo ampliar a participação do modelo.
O Volkswagen Tiguan de entrada usa uma versão diferente do motor do Jetta e da Golf Variant, um 1.4 litro, que rende 150 cavalos de potência, a 5.000 rpm, e 25,5 kgfm de torque, a 1.500 rpm, que apesar dos mesos números, não possui o sistema flex, ou seja, só utiliza gasolina, mas em compensação, vem com uma transmissão automatizada DSG de seis velocidades e dupla embreagem. De acordo com a marca, o crossover acelera de 0 a 100 km/h em 9,2 segundos e tem velocidade limitada a 195 km/h.
Esta diferença do motor é causada devido a produção do Tiguan, que vem da Alemanha, enquanto os outros são produzidos no Brasil e no México.
Entre os equipamentos, há seis airbags (dois dianteiros, dois laterais nos bancos dianteiros e dois do tipo cortina), freios ABS com EBD, bloqueio eletrônico do diferencial (EDS), controles eletrônicos de estabilidade e de tração, sistema Isofix para fixação de cadeirinhas infantis, cinto de três pontos e apoio de cabeça para todos os ocupantes, entre outros.
A lista inclui ainda sistema start/stop, direção com assistência elétrica, rodas de liga-leve de 17 polegadas com pneus 235/55, sistema de som com oito alto-falantes, ar-condicionado, sistema multimídia Composition Media com a tecnologia Volkswagen App Connect, que reúne os sistemas MirrorLink, Apple CarPlay e Android Auto, sensores de chuva e de luminosidade, volante multifuncional com revestimento em couro e ajuste de altura e profundidade, freio de estacionamento eletrônico com função auto-hold, sensor de estacionamento, computador de bordo, entre outros.
Como opcional, o Tiguan 1.4 TSI dispõe de teto solar panorâmico e pacote Elegance, que acrescenta ar-condicionado Climatronic digital com duas zonas, rodas de liga leve de 18” com pneus 235/50, sistema Kessy (destravamento das portas por aproximação da chave e partida do motor por meio de botão no console), câmera traseira para auxílio ao estacionamento, sensor de chuva, entre outros.
Veja também: Os melhores SUVs do Brasil com preço até R$ 80 mil
Com todos esses itens, o preço do carro salta para R$ 142.890.
Nota do Editor: Com o Tiguan 1.4, a Volkswagen consegue oferecer um produto de categoria superior com preço dos modelos topo de linha da concorrência, mas que perdem em espaço. De qualquer forma a marca precisa logo lançar seu SUV pequeno para participar de forma protagonista neste segmento.
O Tiguan 1.4 tem um desempenho e espaço muito bons, além de vir com o excelente câmbio DSG, uma referência no segmento.
Fabiano Mazzeo
Confira o BlogAuto no: Youtube, Facebook, Google+, Instagram e Twitter.