Por falar em Argentina, essa é outra notícia curiosa. A Volkswagen estaria decidida a produzir a perua SpaceFox no Brasil. Atualmente, o modelo é feito na fábrica argentina em Pacheco. O estopim teria sido a disputa comercial entre os dois países, mas a medida já era estudada há algum tempo.
Segundo revelou a Folha de São Paulo, a VW quer abrir espaço para a picape Amarok, que tem demanda crescente e é fabricada apenas na Argentina. Como a perua SpaceFox tem grande parte dos itens fabricados no Brasil, a VW apenas traria a carroceria de lá e a finalizaria aqui.
A SpaceFox acabou sendo desviada para a Argentina por questões políticas. A Volks teve que abdicar de uma estratégia mais eficiente para contentar suas plantas na região, o que acabou levando a perua para o país vizinho e abrindo duas linhas de montagem do Fox no Brasil. Como Pacheco está bastante ocupada, a saída da SpaceFox já não criaria problemas para a empresa. Por enquanto, não há data para que a produção mude para o Brasil.
Matéria do Estadão.
…Mas, do ponto de vista industrial, há preocupações. A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) argumenta que o superávit comercial brasileiro com a China, de US$ 5,2 bilhões no ano passado, foi obtido graças à venda de commodities. Na área de manufatura, houve déficit recorde de US$ 23,5 bilhões. "Hoje, é difícil encontrar alguma coisa fabricada no Brasil", afirma o jornal, ao lembrar que 80% das fantasias do carnaval deste ano foram importadas, a maior parte da China.
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É notável, que o Brasil pela burocracia, impostos, custo da energia elétrica… está arrebentando a indústria no País. Muitas empresas estão fechando as portas.
O custo Brasil inviabiliza a instalação de várias indústrias no país.E tome importados,que no caso dos automóveis,é tudo de bom para nós consumidores
Se nossa vocação é produzir commodities, enao vamos investir nisso, sinceramente, não vejo mal algum nisso, nem acho que seja um exportação de segunda, como querem situar algumas pessoas. Pais nenhum é bom em tudo, maioria do paises desenvolvido nao querem as fabricas que a china tem, por serem empregos mal reminerados, ou industrias poluentes, por que logo nós vamos atrair essas plantas? Deixem os chineses lá com as quinquilharias deles,sem direitos trabalhistas, sem aposentadorias, não quero meus irmãos brasileiros sendo tratados como escravos no chão de fabricas para o o Pais ter competitividade em manufaturados. SER PRODUTOR DE COMMODITIES AGRICOLAS É IMPORTANTE, É VANGUARDA TECNOLOGICA, NÃO ACREDITEM NO DISCURSO QUE QUER "VENDER" ESSE SETOR COMO DE SEGUNDA CLASSE.
Ferrari, acredito que seu argumento sobre commodities não seja dirigido indiretamente a mim, porque se foi, lamento mas você errou o tiro, pois sou a favor das commodities não somente as AGRÍCOLAS, mas bem como de outros setores Ex. Ferro e Aço, pois no texto não há qualquer menção minha ou até mesmo do Estadão criticando as commodities, pois o texto até mesmo as valoriza mostrando que é são elas que sustentam a balança comercial, mas a agregação de valor com a industrialização somente melhora a questão econômica, social…pois não se transforma nada industrialmente dizendo se por OBVIEDADE, não tivermos uma base sólida de oferta de commodities.
Tenho observado que em curto prazo, o Brasil estará importando mais carros do que produzindo. Neste site sempre quando há algo novo, é fabricado na Argentina ou virá do México. Pelo jeito estaremos dando empregos somente para eles.