Considerado um dos modelos mais bonitos da história da Volkswagen em todo o mundo, o VW SP completou no 26 dia de junho de 2022, 50 anos do seu lançamento no Brasil, em 1972. Para celebrar esse momento tão especial, diferentes gerações de executivos da VW se reuniram para relembrar histórias do processo de criação e desenvolvimento do SP1 e SP2. Referência de design para diversos outros modelos da marca, o SP é um marco no setor automotivo e é relembrado por entusiastas até hoje.
Na ocasião, a Volkswagen e o SP2 Club reuniram os amantes do modelo no Motor Park, primeiro parque temático de mobilidade do Brasil, no Haras Tuiuti, interior de São Paulo. Mesmo 50 anos depois, foi possível reunir 18 unidades do VW SP2, em excelente estado de conservação, em um dos maiores encontros do modelo já realizado desde o lançamento na década de 1970.
“O SP foi um ‘halo car’, um modelo único. O time de design da época foi genial no desenvolvimento desse carro, trazendo um motor traseiro, mas com capô bastante alongado, e uma linha traseira espetacular, com um tratamento de superfície envolvendo as lanternas e o para-choque com um trabalho excepcional. E, claro, é possível enxergar traços nos outros projetos que foram criados no nosso estúdio aqui no Brasil como Gol, Brasília e Fox”, elogia José Carlos Pavone, Head de Design da Volkswagen América Latina.
O designer responsável pelo desenho do modelo, José Vicente Martins, conhecido como “Jota”, e o engenheiro mecânico responsável pelo projeto, Claudio Menta, contam histórias exclusivas do nascimento do ícone.
Com os primeiros desenhos em mãos, o desafio de criação de um modelo no Brasil e produzi-lo em escala começaram a aparecer. Executivos de todas as áreas se uniram para encontrar o melhor caminho para conceber o esportivo.
Em 26 de junho de 1972, o VW SP foi lançado oficialmente, em um evento de apresentação para jornalistas no Iate Clube Santa Paula, em São Paulo, e para a rede de concessionários, na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo.
Veja também: Os carros mais velozes das últimas 8 décadas
O SP1 trazia o motor 1.6 litro, de 65 cv de potência. Já o SP2 estava equipado com o motor 1.7 litro, gerando 75 cv. Com linhas esportivas e luxuoso, o interior oferecia bancos exclusivos, além do console e painel central em peça única. O painel de instrumentos, avançado para a época, contava com marcador de temperatura do óleo, amperímetro e relógio.
Confira o BlogAuto no: Youtube, TikTok, Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest.