O efeito novo Gol já se faz sentir nas vendas da Volkswagen como nunca havia ocorrido. Graças ao modelo, a marca alemã encostou na Fiat em agosto. Foram cerca de 52 500 contra 55 700 da montadora italiana. Aliás, tudo indica que iremos presenciar uma batalha entre as duas marcas nos próximos meses.
Isso porque a Fiat já deixou claro que não vai vender barato o posto de líder, mesmo distante do lançamento de dois modelos-chave para a empresa, o novo Palio e novo Uno, também conhecidos como projetos 326 e 327. Eles são a resposta para o atual contra-ataque da Volks, mas até lá os italianos usarão seu recurso mais eficiente, o marketing.
Veja o caso do Mille: há 10 anos o modelo não recebia investimento em divulgação. Agora terá direito à campanha agressiva para compensar o sucesso do Gol. A Fiat também está prestes a retornar a um segmento que está sem representante há algum tempo, o de sedãs médios. Apesar da base supostamente menor, o Linea, pelo que apuramos, brigará com Civic, Corolla e cia. E mais: o Bravo, hatch médio que substituirá o Stilo, pode chegar já no começo de 2009.
A situação da Volkswagen, no entanto, é mais promissora neste momento. A marca lança nos dias 24 e 25 de setembro o Voyage, em Florianópolis, versão que está há mais de uma década fora do mercado e que deve agregar um número importante de emplacamentos. E já trabalha com a nvoa geração da Saveiro da Parati, sinal que o projeto do novo Gol agradou.
E se a fase continuar boa, teremos a 6ª geração do Golf no Brasil, um modelo que sempre foi admirado por aqui. Alguém aposta num vencedor?