Já que falamos hoje de Gol turbo, por que não mostrar outro “petardo” da Volkswagen, esse já divulgado. A marca alemã lançou oficialmente o Scirocco R, versão mais potente do cupê esportivo. Para apimentar o modelo, a VW usou o motor 2.0 TSI na versão que desenvolve 265 cv e usada por outros carros do grupo como o Audi TTS.
O resultado é um foguete com tração dianteira – a tração integral foi descartada por causa do peso. A velocidade máxima bate facilmente 250 km/h e aí é limitada eletronicamente, o 0 a 100 km/h leva 6,5 segundos com câmbio manual e 6,4 segundos com o câmbio DSG, de dupla embreagem.
O Scirocco é mais baixo, tem suspensão recalibrada e diferencial eletrônico exclusivo. Além disso, possui entradas de ar maiores, refinamentos aerodinâmicos e leds nos faróis de neblina.
Só não se sabe por que a Volks não exporta esse modelo – nem os americanos – queridinhos da marca alemã – têm essa possibilidade por vias oficiais.
Obs: caro leitor RVD, o outro site a que você se refere está errado. O Scirocco faz de 0 a 100 km/h em 6,4 segundos e 6,5 segundos com câmbio DSG e manual. Segue abaixo a ficha técnica da Volkswagen. Obrigado pela observação!
Wolfsburg / Nürburgring, 20 May 2009 | ||
Scirocco R Manual | Scirocco R DSG | |
Engine type | 4-cyl. gasoline (TSI), 1,984 cm3 | 4-cyl. gasoline (TSI), 1,984 cm3 |
Max. power | 195 kW / 265 PS | 195 kW / 265 PS |
at speed (rpm) | at 6,000 rpm | starting at 6,000 rpm |
Max. torque | 350 Nm | 350 Nm |
at speed (rpm) | starting at 2,500 rpm | starting at 2,500 rpm |
0-100 km/h | 6.5 s | 6.4 s |
Velocity, max. | 250 km/h | 250 km/h |
Fuel consump. (Æ ) | 8.3 l/100 km | 8.2 l/100 km |
Length | 4,264 mm | 4,264 mm |
Width | 1,810 mm | 1,810 mm |
Height | 1,394 mm | 1,394 mm |
Curb weight | 1,333 kg | 1,353 kg |
Transmission | 6+R, manual | 6+R, DSG |
Drive axle | Front axle | Front axle |
Tires | 235/40 R 18 | 235/40 R 18 |
Por que a VW não exporta? No Brasil custaria os olhos da cara, por isso.
Em outro site fala em 6,9 seg mas tudo bem… o novo Lancer EVO faz de 0-100 em 4,4 segundos. Seu motor 2.0 turbo tira 329 cv contra "apenas" 265 do Scirocco… Se for pra acelerar, eu iria de Lancer que também é bunito pacas…
O Sciroco é uma opção com maior apelo esportivo na sua imagem. O Golf GTI R20 que será lançado, oferecerá mesma gama de motorização e desempenho melhor por um preço idem.
Golf GTI w-12
Para controlar el empuje del motor se le puso una muy suave caja de cambios Triptonic de seis marchas, logrando una inédita conjunción entre el poder del impulsor y el confort de realizar los cambios pulsando botones. Según el fabricante puede alcanzar los 325 km/h de velocidad máxima, y de acelerar de 0 a 100 km/h en apenas 3.7 segundos