Primeira Parte – 1982 à 2008
Lançada em julho de 1982, a picape compacta Volkswagen Saveiro é atualmente o quarto veículo mais vendido pela marca no Brasil.
O Volkswagen Saveiro foi o último modelo a integrar a família Gol. Desenvolvida com o objetivo de transportar cargas, tornou-se também um veículo diferenciado para o esporte e o lazer. O nome foi inspirado em uma embarcação que transporta passageiro e carga, fazendo jus à funcionalidade do carro.
Desde o seu lançamento já foram produzidas mais de 1 milhão de unidades do Volkswagen Saveiro, atendendo a clientes que a utilizam tanto para fins profissionais ou até mesmo como uma opção diferenciada de veículo individual para locomoção no dia-a-dia e atividades de lazer.
Derivado do Gol – o primeiro carro brasileiro projetado para dar origem a uma completa família de veículos, em sua primeira versão o Volkswagen Saveiro era equipado com motor refrigerado a ar de quatro cilindros contrapostos horizontais (Boxer), com 1.600 cm³, e câmbio de quatro marchas. Com gasolina, seu motor rendia a potência de 54 cv e, com álcool, 51 cv.
Oferecido na carroceria de cabine simples, o primeiro Volkswagen Saveiro media 4,06 metros de comprimento, 1,62 m de largura e 1,36 m de altura (a distância entre-eixos era de 2,35 m). Ele se destacava pela ampla versatilidade e por suas capacidades. Com 2 m2 de área útil, a caçamba da Saveiro acomodava 870 litros de bagagem e podia transportar até 570 kg de carga.
O problema dele era o motor a ar que era muito fraco para o trabalho pesado, problema resolvido no modelo 1985.
Em 1985, o Volkswagen Saveiro ganhou o primeiro motor com arrefecimento líquido, também com 1.600 cm³ de cilindrada, com quatro cilindros em linha e câmbio manual de cinco marchas.
Como todos os produtos da Volkswagen, a Saveiro passou por um processo permanente de aperfeiçoamento ao longo de seus 34 anos de existência, abrangendo desde atualizações no design e alterações internas na cabine, visando o maior conforto dos ocupantes, a mudanças mecânicas e estruturais, além da constante introdução de novos equipamentos e tecnologias.
Em 1987 ocorre a primeira reestilização do utilitário, que passou a ter três novas versões: C, CL e GL e, em 1991, ganhou a janela traseira deslizante.
Entre 1989 e 1991, o Volkswagen Saveiro teve uma versão movida a diesel que foi bem acolhida, porém deixou de ser fabricada por causa da mudança da legislação, que restringiu o uso do diesel. Nessa época, em 1990, a Volkswagen alcançou a marca de 100 mil unidades produzidas da Saveiro.
Em 1993 (linha 1994), o Volkswagen Saveiro passou por uma nova atualização de estilo, recebendo faróis mais alongados. O modelo ganhou também direção hidráulica, inicialmente como item opcional para a versão GL.
A segunda geração da picape é lançada em 1997, quando toda a linha passou a contar com injeção de combustível eletrônica multiponto, tornando os motores mais potentes e eficientes. A segunda geração era oferecida nas versões CL 1.6 ou 1.8 e GL 1.6 e 1.8. O motor 1.6 litro, com gasolina, tinha 88 cv e, com álcool, 98 cv. O motor 1.8 litro rendia 98 cv e 102 cv, respectivamente.
Com estilo moderno e arredondado, o Volkswagen Saveiro de segunda geração era maior em comparação à seu antecessor. O entre-eixos aumentou 24 centímetros, chegando a 2,59 metros, e o comprimento também ficou maior 30 centímetros (totalizando 4,37 metros). A capacidade de carga passou para até 700 kg.
Logo em seguida surgia a versão esportiva TSI, com motor 2.0 litros de 111 cv. E, em 1999, chegaram os airbags, importante item de segurança, e a disponibilidade de ar-condicionado para todas as versões.
No ano 2000 nasce a terceira geração do modelo, com visual atualizado e novas tecnologias. Mais comprido e mais baixo, o Volkswagen Saveiro de terceira geração media 4,44 metros de comprimento, 1,62 m de largura e 1,45 m de altura. O entre-eixos permanecia de 2,59 metros, mas a área útil da caçamba chegava a 2,1 m2.
Como no Gol e na Parati Geração III, todos os componentes mecânicos do Volkswagen Saveiro receberam melhorias. No motor, em suas três versões – 1.6, 1.8 e 2.0 -, foi alterado principalmente o comando de válvulas, o que permitiu maior estabilidade da combustão e melhor distribuição do torque por todas as faixas de rotação. Suspensão, transmissão e sistemas de freio e arrefecimento também foram melhorados.
A nova picape estava disponível nas versões 1.6 litro a gasolina (92 cv), 1.6 litro a álcool (99 cv), 1.8 litro a gasolina (99 cv), 2.0 litros a gasolina (111 cv) e, para exportação, 1.9 a diesel. Nessa época a picape Volkswagen já se aproximava do volume de 400 mil unidades vendidas desde o seu lançamento – um marco na categoria.
No Salão do Automóvel de São Paulo de 2004, a Volkswagen apresentou a Saveiro Crossover, primeira versão aventureira da picape Volkswagen. Trazia, entre outros diferenciais, quebramato, santantônio e estribos laterais.
Em 2005, eis que chega a quarta geração, tornando o utilitário da Volkswagen ainda mais robusto e alinhado com a nova filosofia de estilo da marca. Mais uma vez, a picape Volkswagen acompanha as evoluções do Gol. O Volkswagen Saveiro G4 estava disponível nas versões City, Sportline e Crossover. Os motores eram 1.6 litro, de até 99 cv, e 1.8 litro, de até 106 cv, ambos flexíveis.
Em relação ao modelo anterior, as dimensões de todas as versões mudaram. A Saveiro City e Sportline mediam 4,45 metros de comprimento. A largura da City era de 1,43 m e a da Sportline, 1,48 m.
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Já a releitura da versão Crossover, topo de linha, além do visual exclusivo e do motor mais potente, tinha porte diferenciado. O modelo com apelo mais jovial media 4,52 metros de comprimento e 1,50 m de altura. Entre-eixos de 2,59 metros e altura de 1,65 m eram comuns à toda gama.
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Segunda Parte – 2009 à 2015
A quinta geração veio em 2009. Totalmente renovado, O Volkswagen Saveiro compartilha com o sedã Voyage a mesma plataforma da quinta geração do Gol. A Nova Saveiro trouxe como grande novidade em seu lançamento a disponibilidade da cabine estendida, que proporciona um espaço interno atrás dos bancos, para transporte de bagagem ou volumes com maior segurança.
O Volkswagen Saveiro compartilha com o Gol e o Voyage o motor EA111 1.6 VHT e a transmissão MQ200, com cinco marchas. Por falar nisso, o motor, sempre longitudinal, passa a ser posicionado transversalmente na nova Saveiro, o que possibilitou um melhor aproveitamento dos espaços da cabine e da caçamba.
A nova versão teve a distância entre eixos aumentada em 152 mm e as bitolas cresceram 47 mm na dianteira e 108 mm no eixo traseiro. As dimensões maiores permitiram ampliar a capacidade de carga, além de proporcionar maior estabilidade e mais espaço interior.
A colocação do estepe sob a carroceria também contribuiu para liberar espaço na caçamba – uma particularidade do veículo é que o pneu sobressalente só pode ser removido quando a tampa do compartimento de bagagem é aberta, dificultando tentativas de furto.
O design da Saveiro teve entre seus objetivos proporcionar ao motorista e passageiro níveis de conforto equivalentes ao de um sedã. Além da grande disponibilidade de espaço, a facilidade de acesso por meio de portas amplas e com três graduações de abertura são resultados dessa preocupação. Um detalhe importante é o vigia traseiro com janela deslizante, que se alinha na mesma superfície quando fechada.
Outro cuidado presente no projeto do Volkswagen Saveiro foi com a aerodinâmica, que tem grande influência no consumo de combustível e no desempenho dinâmico. Estudos em ambiente virtual e em túnel de vento deram à Saveiro os menores coeficientes de arrasto da categoria: Cx=0,359 para a cabine estendida e Cx=0,378 na cabine simples.
Junto com a quinta geração surge a primeira Saveiro Cross. O modelo se caracteriza por aliar o caráter aventureiro e o visual robusto a um nível de equipamento, conforto e qualidade de acabamento incomuns neste segmento.
A Saveiro Cross é também a verão mais equipada da linha, trazendo o reconhecido motor 1.6 Total Flex, pneus de uso misto e visual exclusivo, além de ter maior altura em relação ao solo, em comparação às demais versões da picape.
No início de 2011 chega a linha 2012, quando a quinta geração da picape compacta da Volkswagen recebeu suas primeiras alterações desde o lançamento. O veículo passou a contar com novos tecidos no revestimento interno e novo instrumento combinado, também com o novo padrão de iluminação da marca (vermelha nas versões de entrada e branca nas versões superiores). A linha 2012 foi ofertada em três versões: Saveiro 1.6, Saveiro 1.6 Trooper e Saveiro Cross.
Em abril de 2013, a Saveiro ganhou novo visual na linha 2014, com diversas modificações, alinhando o modelo com os demais integrantes da família Gol e com a linguagem global de design da marca Volkswagen. Ao mesmo tempo, a Saveiro recebeu mais itens de série e inovações tecnológicas exclusivas em seu segmento de mercado.
Entre as mudanças visuais mais importantes estão os faróis e o para-choque dianteiro, que reforçam a imagem de robustez do veículo. Também completamente novos são o capô e os para-lamas dianteiros, e as grades oferecidas nas diversas versões, todos detalhes exclusivos do utilitário.
O lançamento da Saveiro criou uma demanda superior que resultou em um investimento de R$ 250 milhões para a construção de uma área de Armação exclusiva para o modelo. Com a mais alta tecnologia disponível na indústria automotiva mundial, a Armação da Saveiro, localizada na Fábrica da Anchieta (em São Bernardo do Campo) traz o mesmo nível tecnológico da linha onde é produzido o Novo Golf, em Wolfsburg, na Alemanha.
O Volkswagen Saveiro chega à linha 2015 como a picape compacta com mais recursos de segurança no mercado nacional. O modelo passa a contar, de série, em todas as suas configurações com um novo sistema de freio, com discos nas quatro rodas.
Já a Saveiro Cross, além de receber o novo motor 1.6 litro MSI, passa a contar – também como item de série – com controle eletrônico de estabilidade (ESC), sistema de freios ABS com função off-road, sistema de assistência à frenagem (BAS), controle de tração (ASR) e assistente para partida em subida (HSA) – itens inéditos na categoria.
Outra novidade é que a Saveiro 2015 passa a oferecer ao cliente controlador de velocidade de cruzeiro (piloto automático).
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Assim como os demais modelos 2015, a Saveiro passa a utilizar a nomenclatura global de comerciais leves da Volkswagen. Agora são três versões: Startline (Cabine Simples e motor 1.6 litro MSI de até 104 cv), Trendline (Cabine Simples e Cabine Estendida e motor 1.6 litro MSI) e Cross (Cabine Estendida e o novo motor 1.6 litro MSI de até 120 cv).
A Saveiro recebeu novos equipamentos, tornando mais fácil para o consumidor configurar a picape da forma que melhor atende às suas necessidades. Com isso, a Saveiro 2015 conta com 6 opcionais na versão de entrada, 8 opções no modelo intermediário e dois opcionais na versão Cross.
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Terceira Parte – Séries especiais
A história da Saveiro é fortemente marcada pelo lançamento de várias séries especiais, começando com Sunset, em junho de 1993, equipada com motor 1,8 litro nas versões a álcool e a gasolina, seguida em 1995 pela Summer, trazendo características esportivas que já demonstravam uma crescente tendência do uso da picape como veículo de transporte individual.
Sempre com caráter jovem e esportivo, as séries especiais traziam de série, em sua maioria, equipamentos muito valorizados pelo cliente, como rodas de liga leve de estilo diferenciado, adesivos e capota marítima, por exemplo.
A Saveiro Sunset estava disponível nas cores Preto Gótico e Vermelho Stylus e contava com espelhos pintados na cor da carroceria e interior exclusivo, com bancos Recaro e painel de instrumentos com relógio digital.
A Saveiro Summer (1995) tinha produção limitada a 400 unidades e trazia de série vidros verdes escurecidos, para-brisa degradê, faróis dianteiros de neblina, retrovisores com controle interno, rodas de liga leve 14, protetor tubular da caçamba, defletor de ar lateral e logotipia diferenciada. O interior contava com o volante de direção em couro, aquecimento e padronagens exclusivas.
A aceitação da série especial Summer foi tanta que a Volkswagen relançou o modelo nos anos 2000, 2001 e 2002. Além disso, o volume passou de 400 unidades para 1.500 unidades para cada ano. A Saveiro Summer era equipada com motor 1.8 litro, de 99 cv, alcança a velocidade de 162 km/h e fazia de 0 a 100 km/h em 11,9 segundos.
A série Fun, lançada em 2001, era compartilhada com o Gol e a Parati. Porém, só a Saveiro Fun trazia motor 1.8 litro. Os demais modelos eram equipados como motor 1.0.
Direção hidráulica, novas e exclusivas rodas de liga leve e moldura dos faróis duplos pintados na cor do veículo são alguns dos itens que faziam parte da série especial Fun, que foi comercializada por três meses. Outro destaque desse modelo era a pintura da moldura dos faróis na cor do veículo e a exclusiva cor azul Fun.
Em 2002 a Volkswagen lança a Saveiro SuperSurf com motor 1.6 e apelo jovial. A nova série recebeu itens exclusivos, como grade do radiador e carcaça dos retrovisores externos cromados. Os vidros são escurecidos as soleiras são pintadas na cor preta para os modelos com cores claras.
A Saveiro SuperSurf contava também com suspensão elevada em 27 mm, em comparação às versões de linha. Para isso as molas dianteiras e amortecedores traseiros também foram elevados em 18 mm. A adoção de pneus com maior perfil (195/55 R15) contribuiu com mais 9 mm, resultando em uma elevação total de 27mm.
O espaço livre do solo da Saveiro SuperSurf era de 192 mm, na condição vazia, e 155 mm, carregada.
Essas medidas na Saveiro 1.6 de linha eram, respectivamente, 165 mm e 128 mm. No ano seguinte, a
Saveiro SuperSurf é relançada em edição limitada a 4.200 unidades já com as inovações da linha 2003.
Também em 2003 foi lançada a Saveiro City, equipada com motor AP 1.6 gasolina. Entre os equipamentos de série, destaque para a capota marítima e os acabamentos na cor da carroceria: grade do radiador, retrovisores e para-choques.
Completavam o pacote direção hidráulica, pára-sóis bi-articulados com espelho iluminado, painel de instrumentos com novo grafismo, antena no teto, arco tubular de proteção da cabine, terceira luz de freio, frisos laterais na cor preta, janela traseira corrediça, vidros verdes escurecidos, pára-brisa degradê, lanternas traseiras fumê, faróis com duplo refletor e máscara negra, faróis e lanternas de neblina, rodas de aço aro 14 com supercalotas e pneus 185/60.
Em 2006, já na quarta geração da picape, a Volkswagen reeditou a Saveiro SuperSurf com o objetivo de ofertar uma série especial de apelo esportivo para o público jovem. Equipada com a motorização que inaugurou o mercado dos flexíveis no País, o 1.6 Total Flex da Saveiro SuperSurf produzia 97 cv, quando abastecida a gasolina, e 99 cv com etanol.
O acordo de patrocínio da Volkswagen ao Campeonato Brasileiro de Surf, que começou em 2002 e foi renovado para o circuito no decorrer dos anos, rendeu mais de 20 mil unidades comercializadas da Saveiro SuperSurf.
Na mesma “onda”, em 2007, a Volkswagen colocou no mercado a Saveiro Surf. Com duas opções de motorização (1.6 e 1.8), a série especial incorporava faróis de longo alcance com máscara negra, moldura nas caixas de roda, rodas de liga-leve de 15” na cor Cinza Tom e logotipia exclusiva nas laterais dos veículos.
No fim de 2007 chega a Saveiro Titan. Essa série trazia motor e apliques plásticos na carroceria, além de detalhes exclusivos na cabine.
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O modelo tinha como principais destaques novos itens externos que reforçam ainda mais a robustez e o desempenho para o uso no trabalho associado ao estilo moderno e jovem do veículo para o lazer.
A picape ganhou novos itens de série como faróis máscara-negra, santantônio, grade, terceira luz de freio, iluminação na caçamba, rodas de aço 14” na cor cinza Tom e logotipia Titan escrita na tampa traseira e nas faixas laterais. Para o acabamento interno foi aplicada a cor Tear Brésil Cinza que também era utilizada na versão City da picape.
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