Segunda Parte – 2009 à 2015
A quinta geração veio em 2009. Totalmente renovado, O Volkswagen Saveiro compartilha com o sedã Voyage a mesma plataforma da quinta geração do Gol. A Nova Saveiro trouxe como grande novidade em seu lançamento a disponibilidade da cabine estendida, que proporciona um espaço interno atrás dos bancos, para transporte de bagagem ou volumes com maior segurança.
O Volkswagen Saveiro compartilha com o Gol e o Voyage o motor EA111 1.6 VHT e a transmissão MQ200, com cinco marchas. Por falar nisso, o motor, sempre longitudinal, passa a ser posicionado transversalmente na nova Saveiro, o que possibilitou um melhor aproveitamento dos espaços da cabine e da caçamba.
A nova versão teve a distância entre eixos aumentada em 152 mm e as bitolas cresceram 47 mm na dianteira e 108 mm no eixo traseiro. As dimensões maiores permitiram ampliar a capacidade de carga, além de proporcionar maior estabilidade e mais espaço interior.
A colocação do estepe sob a carroceria também contribuiu para liberar espaço na caçamba – uma particularidade do veículo é que o pneu sobressalente só pode ser removido quando a tampa do compartimento de bagagem é aberta, dificultando tentativas de furto.
O design da Saveiro teve entre seus objetivos proporcionar ao motorista e passageiro níveis de conforto equivalentes ao de um sedã. Além da grande disponibilidade de espaço, a facilidade de acesso por meio de portas amplas e com três graduações de abertura são resultados dessa preocupação. Um detalhe importante é o vigia traseiro com janela deslizante, que se alinha na mesma superfície quando fechada.
Outro cuidado presente no projeto do Volkswagen Saveiro foi com a aerodinâmica, que tem grande influência no consumo de combustível e no desempenho dinâmico. Estudos em ambiente virtual e em túnel de vento deram à Saveiro os menores coeficientes de arrasto da categoria: Cx=0,359 para a cabine estendida e Cx=0,378 na cabine simples.
Junto com a quinta geração surge a primeira Saveiro Cross. O modelo se caracteriza por aliar o caráter aventureiro e o visual robusto a um nível de equipamento, conforto e qualidade de acabamento incomuns neste segmento.
A Saveiro Cross é também a verão mais equipada da linha, trazendo o reconhecido motor 1.6 Total Flex, pneus de uso misto e visual exclusivo, além de ter maior altura em relação ao solo, em comparação às demais versões da picape.
No início de 2011 chega a linha 2012, quando a quinta geração da picape compacta da Volkswagen recebeu suas primeiras alterações desde o lançamento. O veículo passou a contar com novos tecidos no revestimento interno e novo instrumento combinado, também com o novo padrão de iluminação da marca (vermelha nas versões de entrada e branca nas versões superiores). A linha 2012 foi ofertada em três versões: Saveiro 1.6, Saveiro 1.6 Trooper e Saveiro Cross.
Em abril de 2013, a Saveiro ganhou novo visual na linha 2014, com diversas modificações, alinhando o modelo com os demais integrantes da família Gol e com a linguagem global de design da marca Volkswagen. Ao mesmo tempo, a Saveiro recebeu mais itens de série e inovações tecnológicas exclusivas em seu segmento de mercado.
Entre as mudanças visuais mais importantes estão os faróis e o para-choque dianteiro, que reforçam a imagem de robustez do veículo. Também completamente novos são o capô e os para-lamas dianteiros, e as grades oferecidas nas diversas versões, todos detalhes exclusivos do utilitário.
O lançamento da Saveiro criou uma demanda superior que resultou em um investimento de R$ 250 milhões para a construção de uma área de Armação exclusiva para o modelo. Com a mais alta tecnologia disponível na indústria automotiva mundial, a Armação da Saveiro, localizada na Fábrica da Anchieta (em São Bernardo do Campo) traz o mesmo nível tecnológico da linha onde é produzido o Novo Golf, em Wolfsburg, na Alemanha.
O Volkswagen Saveiro chega à linha 2015 como a picape compacta com mais recursos de segurança no mercado nacional. O modelo passa a contar, de série, em todas as suas configurações com um novo sistema de freio, com discos nas quatro rodas.
Já a Saveiro Cross, além de receber o novo motor 1.6 litro MSI, passa a contar – também como item de série – com controle eletrônico de estabilidade (ESC), sistema de freios ABS com função off-road, sistema de assistência à frenagem (BAS), controle de tração (ASR) e assistente para partida em subida (HSA) – itens inéditos na categoria.
Outra novidade é que a Saveiro 2015 passa a oferecer ao cliente controlador de velocidade de cruzeiro (piloto automático).
Aprenda dicas de pilotagem com um ex-piloto de Fórmula 1
Assim como os demais modelos 2015, a Saveiro passa a utilizar a nomenclatura global de comerciais leves da Volkswagen. Agora são três versões: Startline (Cabine Simples e motor 1.6 litro MSI de até 104 cv), Trendline (Cabine Simples e Cabine Estendida e motor 1.6 litro MSI) e Cross (Cabine Estendida e o novo motor 1.6 litro MSI de até 120 cv).
A Saveiro recebeu novos equipamentos, tornando mais fácil para o consumidor configurar a picape da forma que melhor atende às suas necessidades. Com isso, a Saveiro 2015 conta com 6 opcionais na versão de entrada, 8 opções no modelo intermediário e dois opcionais na versão Cross.
Vá para a primeira parte – 1982 à 2008
Vá para a terceira parte – Séries especiais
Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook e no Google+.