Primeira Parte – 1982 à 2008
Lançada em julho de 1982, a picape compacta Volkswagen Saveiro é atualmente o quarto veículo mais vendido pela marca no Brasil.
O Volkswagen Saveiro foi o último modelo a integrar a família Gol. Desenvolvida com o objetivo de transportar cargas, tornou-se também um veículo diferenciado para o esporte e o lazer. O nome foi inspirado em uma embarcação que transporta passageiro e carga, fazendo jus à funcionalidade do carro.
Desde o seu lançamento já foram produzidas mais de 1 milhão de unidades do Volkswagen Saveiro, atendendo a clientes que a utilizam tanto para fins profissionais ou até mesmo como uma opção diferenciada de veículo individual para locomoção no dia-a-dia e atividades de lazer.
Derivado do Gol – o primeiro carro brasileiro projetado para dar origem a uma completa família de veículos, em sua primeira versão o Volkswagen Saveiro era equipado com motor refrigerado a ar de quatro cilindros contrapostos horizontais (Boxer), com 1.600 cm³, e câmbio de quatro marchas. Com gasolina, seu motor rendia a potência de 54 cv e, com álcool, 51 cv.
Oferecido na carroceria de cabine simples, o primeiro Volkswagen Saveiro media 4,06 metros de comprimento, 1,62 m de largura e 1,36 m de altura (a distância entre-eixos era de 2,35 m). Ele se destacava pela ampla versatilidade e por suas capacidades. Com 2 m2 de área útil, a caçamba da Saveiro acomodava 870 litros de bagagem e podia transportar até 570 kg de carga.
O problema dele era o motor a ar que era muito fraco para o trabalho pesado, problema resolvido no modelo 1985.
Em 1985, o Volkswagen Saveiro ganhou o primeiro motor com arrefecimento líquido, também com 1.600 cm³ de cilindrada, com quatro cilindros em linha e câmbio manual de cinco marchas.
Como todos os produtos da Volkswagen, a Saveiro passou por um processo permanente de aperfeiçoamento ao longo de seus 34 anos de existência, abrangendo desde atualizações no design e alterações internas na cabine, visando o maior conforto dos ocupantes, a mudanças mecânicas e estruturais, além da constante introdução de novos equipamentos e tecnologias.
Em 1987 ocorre a primeira reestilização do utilitário, que passou a ter três novas versões: C, CL e GL e, em 1991, ganhou a janela traseira deslizante.
Entre 1989 e 1991, o Volkswagen Saveiro teve uma versão movida a diesel que foi bem acolhida, porém deixou de ser fabricada por causa da mudança da legislação, que restringiu o uso do diesel. Nessa época, em 1990, a Volkswagen alcançou a marca de 100 mil unidades produzidas da Saveiro.
Em 1993 (linha 1994), o Volkswagen Saveiro passou por uma nova atualização de estilo, recebendo faróis mais alongados. O modelo ganhou também direção hidráulica, inicialmente como item opcional para a versão GL.
A segunda geração da picape é lançada em 1997, quando toda a linha passou a contar com injeção de combustível eletrônica multiponto, tornando os motores mais potentes e eficientes. A segunda geração era oferecida nas versões CL 1.6 ou 1.8 e GL 1.6 e 1.8. O motor 1.6 litro, com gasolina, tinha 88 cv e, com álcool, 98 cv. O motor 1.8 litro rendia 98 cv e 102 cv, respectivamente.
Com estilo moderno e arredondado, o Volkswagen Saveiro de segunda geração era maior em comparação à seu antecessor. O entre-eixos aumentou 24 centímetros, chegando a 2,59 metros, e o comprimento também ficou maior 30 centímetros (totalizando 4,37 metros). A capacidade de carga passou para até 700 kg.
Logo em seguida surgia a versão esportiva TSI, com motor 2.0 litros de 111 cv. E, em 1999, chegaram os airbags, importante item de segurança, e a disponibilidade de ar-condicionado para todas as versões.
No ano 2000 nasce a terceira geração do modelo, com visual atualizado e novas tecnologias. Mais comprido e mais baixo, o Volkswagen Saveiro de terceira geração media 4,44 metros de comprimento, 1,62 m de largura e 1,45 m de altura. O entre-eixos permanecia de 2,59 metros, mas a área útil da caçamba chegava a 2,1 m2.
Como no Gol e na Parati Geração III, todos os componentes mecânicos do Volkswagen Saveiro receberam melhorias. No motor, em suas três versões – 1.6, 1.8 e 2.0 -, foi alterado principalmente o comando de válvulas, o que permitiu maior estabilidade da combustão e melhor distribuição do torque por todas as faixas de rotação. Suspensão, transmissão e sistemas de freio e arrefecimento também foram melhorados.
A nova picape estava disponível nas versões 1.6 litro a gasolina (92 cv), 1.6 litro a álcool (99 cv), 1.8 litro a gasolina (99 cv), 2.0 litros a gasolina (111 cv) e, para exportação, 1.9 a diesel. Nessa época a picape Volkswagen já se aproximava do volume de 400 mil unidades vendidas desde o seu lançamento – um marco na categoria.
No Salão do Automóvel de São Paulo de 2004, a Volkswagen apresentou a Saveiro Crossover, primeira versão aventureira da picape Volkswagen. Trazia, entre outros diferenciais, quebramato, santantônio e estribos laterais.
Em 2005, eis que chega a quarta geração, tornando o utilitário da Volkswagen ainda mais robusto e alinhado com a nova filosofia de estilo da marca. Mais uma vez, a picape Volkswagen acompanha as evoluções do Gol. O Volkswagen Saveiro G4 estava disponível nas versões City, Sportline e Crossover. Os motores eram 1.6 litro, de até 99 cv, e 1.8 litro, de até 106 cv, ambos flexíveis.
Em relação ao modelo anterior, as dimensões de todas as versões mudaram. A Saveiro City e Sportline mediam 4,45 metros de comprimento. A largura da City era de 1,43 m e a da Sportline, 1,48 m.
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Já a releitura da versão Crossover, topo de linha, além do visual exclusivo e do motor mais potente, tinha porte diferenciado. O modelo com apelo mais jovial media 4,52 metros de comprimento e 1,50 m de altura. Entre-eixos de 2,59 metros e altura de 1,65 m eram comuns à toda gama.
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