Cobalt, Grand Siena, Logan e Versa. Quatro sedãs compactos, mas com medidas de médio, que visam atender as necessidades das famílias médias, sem cacife suficiente para adquirir um Cruze, por exemplo. E essa proposta parece estar dando certo. Só o modelo da Chevrolet, o líder deste segmento, emplacou quase 38 mil unidades de janeiro a julho. De olho nesse mercado, a Volkswagen lançará em breve uma nova geração do Santana, que terá os mesmos motes do quarteto.
A montadora alemã, inclusive, já roda em testes com o novo sedã, disfarçado de antigo Jetta, como mostram as imagens clicadas pela Auto Esporte. Porém, as medidas mais longas que as do extinto sedã médio denunciam o novo Santana, que deverá ser produzido em São Bernardo do Campo (SP) a partir de 2014, ano em que o avelhantado Polo Sedan deverá sair de linha para dar lugar ao novo três-volumes espaçoso. A exemplo dos arquirrivais, o carro terá ótima relação de custo-espaço e economias no acabamento, para não elevar tanto o preço final.
Sobre a motorização, ainda não está nada confirmado. Mas ao que tudo indica, o novo Volkswagen Santana virá equipado com o motor 1.6 VHT, que já “empurra” Gol, Voyage, Saveiro, Fox, SpaceFox e Polo. No entanto, como o automóvel será lançado daqui dois anos, é provável que um novo motor com essa cilindrada seja desenvolvido pela montadora alemã. Um novo bloco 1.0, inclusive, será lançado pela marca no mesmo ano, que equipará o Up!.