Eles são sedãs de porte médio e construção mais barata, nasceram na China, receberão o logo da Volkswagen e usam a plataforma PQ-25, a mesma do novo Polo europeu. Mas são carros distintos. Um será feito lá pela FAW e o outro, pela Chengdu, ambas parceiras da montadora alemã. Estamos falando do novo Santana e Jetta NF.
Divulgado pela revista Autocar, o primeiro projeto a aparecer foi chamado de Santana por ela, que conheceu o carro in loco (foto abaixo). Mas agora a história tomou outro rumo. Ele seria o Jetta NF, modelo que deve substituir o Lavida no país asiático, segundo a imprensa local. Já o novo Santana é esse carro da foto acima, com linhas mais agradáveis que seu primo e cara de Passat, como mostra a foto do site Auto Sohu.
Segundo a revista Car & Driver, esse é o Santana que será feito no Brasil, para nossa sorte. O Salão de Guangzhou deve dirimir nossas dúvidas e revelar o que o novo Santana tem de bom para brigar com seus rivais em nosso mercado. E vocês, qual preferem?