Apesar de ter adiado o lançamento oficial do seu mais novo hatch compacto global para daqui a três semanas, a Volkswagen divulgou neste domingo (21) as primeiras imagens e detalhes oficiais do Up!, sua aposta para liderar em vendas no mercado mundial.
O automóvel de entrada, que chega à Europa em dezembro, será oferecido em três versões de acabamento: take up!, de entrada, move up!, intermediária, e por fim, a top de linha high up!.
Além destas três variantes, a Volkswagen oferecerá inicialmente no velho continente duas versões especiais. Nomeadas de up! black e up! White, ambas serão baseadas na versão top da gama.
O estilo do Up! é um tanto quanto descolado, com linhas retas e porte pequeno. A atual linguagem visual da Volkswagen não ficou tão evidente no “pequenino”. As maiores semelhanças com outros modelos da alemã estão por dentro. Na cabine, há itens que lembram bastante o recém-lançado Beetle 2012, como o painel de instrumentos, volante, maçanetas (parecidas com as do Gol, inclusive) e o painel personalizável.
O Volkswagen utilizará a nova geração de motores 1.0 litro de três cilindros, a gasolina. Dotado da tecnologia Bluemotion, o respectivo motor terá potência de 60 e 75 cv. Visando a economia de combustível, o Up! contará ainda com o sistema Start&Stop, que o fará entregar um consumo médio de 23,8 km/h na versão mais potente, utilizando o combustível petrolífero, de acordo com a empresa.
Haverá ainda uma variante com propulsor alimentado por gás natural, que desenvolverá 68 cv. Outra totalmente elétrica está programada para estrear em 2013 na gama do Up!.
O carrinho de 3,64 metros de comprimento, 1,64 m de largura, 1,48 m de altura e bons 2,42 de entre-eixos e porta-malas com 251 litros de capacidade (951 l com os bancos traseiros rebatidos), terá uma lista de equipamentos bem recheada. Lá fora, o Up! será comercializado com itens como: sistema multimídia com tela touch screen, duplo airbag, freios ABS e até mesmo o City Emergency Braking, sistema que freia o automóvel sozinho a uma velocidade de até 30 km/h, item encontrado em automóveis de luxo, como nos da Volvo, que conta com um recurso semelhante.
Porém, não espere por esses itens no Up! “brasileiro”, que chega provavelmente em 2013 com preços começando na casa dos R$ 25 mil.