O número impressiona: dá um lançamento a cada duas semanas, mas a gente sabe que nessa conta entra versão “Last Edition” de Golf, Kombi com adesivos novos e por aí vai. Vamos torcer para que a maior parte dos lançamentos prometidos pela Volkswagen ontem, durante coletiva de final do ano, seja de veículos novos mesmo.
Thomas Schmall, o presidente da montadora, disse que 2011 marcará a globalização tecnológica da marca. Em outras palavras, o que vier daqui para frente será vendido em outras partes do mundo. O problema não é nem esse e sim o fato de parte desses produtos globais não ser produzida no Brasil. O maior inimigo é o México que virou um local estratégico para as principais montadoras: está perto dos Estados Unidos, tem um custo de produção baixo e pode exportar à vontade para cá sem pagar um centavo de imposto de importação. Desse jeito, daqui a pouco o Gol e o Celta vão ser feitos lá por preços mais em conta. Brincadeira, claro, mas se bobear não deixa de ser uma verdade.
Mas, afinal, quais são esses 23 lançamentos? Há um ano, Schmall disse que este ano teríamos 13 lançamentos, ou seja, vêm aí o dobro de novidades.
Já confirmados: Jetta, Amarok cabine simples, Touareg, Eos reestilizado e Passat. Talvez entrem na conta o New Beetle, o Polo Sedan novo mexicano e o Tiguan reestilizado. Segundo o blog Autos Segredos, o Gol ganhará reestilização adiantada por causa da concorrência e aí já contamos mais três modelos – Gol, Voyage e Saveiro. Talvez o Polo hatch também ganhe um tapinha no visual já que o Punto mudará em 2011. E teremos, claro, várias versões e série especiais que entram na conta da VW.
Novo Golf? Para 2011 é muito difícil, mas não pode demorar mais. Lembramos disso. Alguém tem mais algum palpite?