O que parece uma revolução e um diferencial não durará muito tempo. Mas, como a Volkswagen foi a primeira, não custa fazer um marketing em cima. Depois de Polo BlueMotion aqui e da nova geração do Polo na Europa, agora chega ao nosso mercado o Polo E-Flex, primeiro carro bicombustível a dispensar o tanquinho de gasolina, aquele ser ressuscitado dos tempos do pró-álcool. O hatch da VW utiliza, em vez disso, um sistema de aquecimento do combustível chamado Flex Start e produzido pela Bosch.
É uma evolução natural do sistema flex, que permite que a temperatura do combustível seja detectada e corrigida por meio de um dispositivo de aquecimento. Com isso, não haverá mais o problema da partida a frio, terror dos motores movidos a álcool.
A tendência é que o Polo E-Flex vire um objeto de curiosidade daqui há alguns anos já que esse sistema de partida será adotado por todos os modelos em breve e batizar uma versão não fará mais sentido. Para o Polo, no entanto, é uma chance de chamar a atenção para ele, que não anda bem nas vendas.
A versão E-Flex traz, além do Flex Start, um bom pacote de equipamentos e a grade cromada como diferencial visual. O preço é de R$ 47 490.
Que virará padrão certamente acontecerá, mas assim como o Flex Fuel em si haverá uma onda de pioneiros – da qual mais uma vez VW e Bosch fazem parte – e logo após a "corrida" será grande para que todos tenham o sistema. Ele certamente não é nada trivial, senão já estaria nas ruas desde o início do flex fuel, afinal ninguém gosta do tanquinho. Parabéns à VW e Bosch pelo lançamento!
@Douglas Pacifico
Mais uma gambiarra tupiniquim pra motor que não anda bem nem com gasolina nem com alcóol.. fico imaginando ter que esperar 12 segundos pra poder fazer o motor pegar… se fosse relamente tão bom ter motores rodando com etanol os europeus que pagam 3 Euros por um litro de gasolina já o teriam feito tambem
Parabéns pela VW, concordo em parte com o @Douglas, acho que o povo não vai gostar de esperar 12 segundos pra ligar o carro.
Ok., e muito bom um sistema assim, mas 12s., qual será o custo para a troca desses "aquecedores", e a bateria, pois como se sabe, para aquecer o alcool deve-se chegar a altas temperaturas e nos sabemos que com isso e gerado gases dentro da galeria, como será que isso esta se comportando? Pois o principio basico da combustão e ar + particular de combustivel (gas)
Aonde há esta informação de ter de esperar 12 segundos?
Prefiro olhar para o lado cheio do copo!
Os sistemas flex fazem com que tenhamos capacidade de optar por qual combustível usar. Nos dá liberdade de em tempos de instabilidade poder mudar para a opção que melhor nos dê rentabilidade. Nos dá também uma proteção à gasolina batizada com alcool.
O grande problema do brasileiro é de não valorizar aquilo que ele tem de bom. O alcool combustível gera milhares de empregos dentro de nosso país e em sua maioria, deixa as divisas geradas aqui, ao contrário das divisas geradas pelas multinacionais de petróleo, que são enviadas para seus países de origem.
Além disto, com o uso do alcool, diminuimos nossa dependência de importações de petróleo, o que favorece nossa balança comercial. Temos uma pseudo auto suficiência de produção/consumo de petróleo, mas a característica do nosso petróleo faz com que tenhamos de enviá-lo bruto e compramos-o reprocessado e mais caro. Nosso petróleo é, na sua maioria, pesado.
Existe uma grande força contrária ao combustível ethanol, bancada pela indústria do petróleo. Esta indústria "suja" é capaz de todos os artifícios para desmoralizar/boicotar qualquer fonte de energia que possa existir e que não seja processado e vendido por ela! Vide Saturn EV-1 (Quem matou o carro elétrico).
Dizer que europeus e outros povos não usam o álcool porque é inferior tecnicamente ignora todos os fatores políticos, econômicos e agrícolas que envolvem o tema.
Além disso, quanto ao "tempo de espera" e "modo de acionamento", mais uma vez os próprios europeus que um colega mencionou estão mais que acostumados com isto em função do uso do Diesel que, aliás (1) a Bosch é também pioneira e líder e (2) não está na matriz energética do Brasil, assim como o Álcool não está na deles.
Vale mencionar que a tecnologia é 100% nacional e está sendo sim exportada para o mundo.
@Bocudinho
Quem faz um comentário destes, certamente nunca pôs os pés fora do Brasil, nem sabe que o combustível E85 que usa 85% de álcool e 15% de gasolina, é tendência na Europa e cada montadora de lá já tem pelo menos 1 exemplar rodando com esta mistura. O fato de não ser 100% álcool se deve justamente ao fato das baixas temperaturas lá, não haveria tanquinho ou sistema de aquecimento que desse conta de ligar um carro a -10, -20ºC.
É este povinho que lê 4 Rodas e acha que entende tudo de automóvel…
A questão de ter que esperar não faz muita diferença, porque os 12 segundos são para temperaturas a -5 graus !!
Onde tem -5 no Brasil ?
Quando chega a zero graus a gente já faz festa…
Além disso, hoje qualquer usuário de Flex Fuel já espera para aquecer um pouco o carro, ou dá 2 ou 3 partidas para que ele pegue.
Acho que a tecnologia tem valor sim. Tanquinho é realmente ultrapassado.
12 segundos para ligar uma merda de um carro é foda!! nEh!!!
nunca fui com a cara do POLO!
demorou mais fizeram algo para resolver este problema da partida a frio.
este link tem um breve resumo de como funciona este sistema.
http://www.dicasmecanicas.blogspot.com/2009/06/adeus-de-...
@Leticia
Têm vários pontos do Brasil que faz -5 graus e até mais baixas ainda. No Aecrim, fronteira com Argentina, fez -4,5 e no Corsa, com tanquinho, foi torcer a chave e não negou, pegou no ato e o motor etava praticamente congelado.
Eu adoro o motor do polo, o carro em si e achei super legal esse sistema novo. Nunca lembrava mesmo de colocar gasolina no tanquinho da frente.
Comparado com carros de preço semelhante das outras marcas, como o punto, por exemplo, acho que o polo ganha disparado em tudo! Agora em mais isso!
🙂
Gostei dos comentarios positivos… ótimos os argumentos da rapaziada!!!aos q tentam jogar M¨%$@… é né… o Polo é compacto, mas é premium… nem sempre rola bancar o carrinho… hehehe
É o meu 3º Polo… Este E-Flex q estarei comprando amanhã! Aliás, baita conjunto os itens de série heim!!! ficou mais bonito que o Sportline.