Enquanto não há uma definição sobre o destino do novo Polo – há quem diga que ele não virá e outros que acreditam numa versão mais simples -, a Volkswagen continua utilizando o modelo como cobaia em novos equipamentos. Primeiro foi o pacote Bluemotion, que economiza combustível com uma série de modificações, depois o E-Flex(foto), que dispensa o tanque para partida a frio. Agora será vez do câmbio manual com embreagem automatizada.
O dispositivo foi usado primeiro pela Chevrolet no Meriva Easytronic e depois pela Fiat no Stilo e no Linea com o sistema Dualogic. É uma solução intermediária entre o câmbio manual e o automático com conversor de torque já que oferece um recurso semelhante por um preço mais baixo.
O lançamento, segundo comentários, ocorre em meados de julho. Se agradar, o câmbio deverá ser estendido para o Golf e, talvez, o Voyage.
estendido para o golf? vão tirar a unica coisa que presta no pobre golf!!!
Será que não quiseram dizer GOL?
Será com a tecnologia da GM(elétrico) ou da FIAT(hidráulico)?
Vão matar o excelente câmbio automático do Golf, para substituir por esse câmbio automatizado meia-boca.
E o preço vai permanecer o mesmo, isto é, se não aumentar.
Talvez a noticia não tenha sido transmitida com precisão e o Golf que eles estejam se referindo é o modelo 1.6, que atualmente só conta com câmbio manual.
Neste sentido sim, vale a pena, já que o Stilo usa o Dual-Logic na versão 1.8.
De qualquer forma seria um crime matar o cambio automático de seis marchas do Golf 2.0
O câmbio automatizado é um câmbio "manual" alterado.
Um câmbio automático é muito mais complexo e "n" vezes mais caro que um automatizado. Além de ser mais preciso é mais confortável o automático, sem os trancos, é mais inteligente, entendendo e até se adptando à forma de dirigir do condutor e/ou seu estado de espírito.
Resumindo: Mais uma vez, pagaremos caro por um produto inferior! E quem trouxe esta tecnologia para o Brasil? A Fiat!!!
Enquanto isto, na Europa, câmbios DSG com 06, 07 marchas. No Brasil, automáticos com apenas 04 (sem dupla embreagem).
Pelo contrário, não vejo a hora de ver esse novo modelo de cambio na VW, já estava querendo comprar de outra marca. Vocês poderiam divulgar fotos dele.
Ao rr09,
nao procede esta sua afirmacao q cambio automatico eh mais complexo q um automatizado. Caso vc nao saiba, o cambio DSG q eh a atual referencia no mercado, eh um cambio automatizado so q com duas embleagens e arquitetura q visa maior rapidez no acionamento das marchas, o q difere destes Dualogic e Easytronic q aproveitam o conjunto ja existente apenas adicionado o mecanismo q da autonomia ao sistema. Ainda, os cambios de carros da Ferrari e Lamborghini sao automatizados do tipo sequencial q so usam uma embreagem, mas, tambem, foram concebidos deste o projeto para ter alto desempenho o q resulta em mecanismos mais precisos e rapidos diferente dos vistos na Meriva, Linea e Stillo q sao mais uma forma simples de aposentar o pedal de embreagem e da um certo conforto evitando as trocas de marchas.
Adotar estes cambios automatizados eh uma boa pra quem busca conforto e o preço eh pequeno, algo em torno de R$ 2.000 no maximo.
Ao Eu,
a Fiat vai estender o Dualogic aos modelos Idea, Punto e Palio Adventure q tem motor 1.8 ate onde sei.
O DSG em carro nacional pode chegar aqui pelas maos de duas fabricantes: a primeira seria a Fiat, pois esta ano ela lança seu cambio DSG de 6 marchas q vai ser usado nos carros com motores T-Jet de 150 e 180cv onde se inserem o Bravo, futuro lançamento, o Punto Abarth, nosso T-Jet, e possivelmente o Linea T-Jet;
Na VW ela pode chegar tanto pela nova geracao do Polo q podera ser nacionalizada numa versao GTi com o 1.4 TSFI pra competir com o Punto T-Jet ou no Golf VI se chegar aqui e for nacionalizado o q acho meio dificil nos dois casos, pois a VW adora cobrar caro por carro depenado e quando tem muita tecnologia cobra o olho da cara. Se a Fiat ja fez um esforço em trazer o motor T-Jet, nao sera dificil trazer o cambio DSG, ja q ela busca sempre inovar no mercado. Quem sabe teremos um Bravo HGT com T-Jet de 180cv e DSG pra competir com Civic Si.
Raimundo, como é bom a troca de experiências e conhecimentos. E não é que o DSG é um câmbio semi automático!!! Deveria ter utilizado como exêmplo, a caixa do Lexus ISF, a Chift-Tronic de oito velocidades, considerada a referência hoje no mundo.
Marcas de alta performance, como a BMW, estão buscando soluções de desenvolvimento de caixas semelhantes à Chift-Tronic, pois o sistema DSG é muito oneroso.
http://www.blogauto.com.br/volkswagen-polo-com-ca…
O DSG é tão moderno que em muitas publicações Européias, ele não é tratado com semi e sim como automático, como pode verificar no vídeo abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=rfJzDM67jwo
O DSG está a anos luz de câmbios semi automaticos comuns, entre eles os Dualogic e Easytronic.
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Mas discordo de tí na opinião que um automatizado é tão complexo quanto um automático (principalmente se focarmos nas versões ofertadas no Brasil).
Existe um a grande diferença entre um cambio manual "automatizado" (que opera através de embreagem automática, sensores e servomotores) e um câmbio automático simples, CVT etc…
Muito mais inteligente e que demanda de projeto específico. Que só para configurar para operar em motores flex, leva-se mais de dois anos etc… São maiores, mais pesados e muito mais complexos. Possui capacidades de se adaptar à forma de dirigir do seu condutor e/ou ao seu estado de espírito no dia. Sistemas modernos tornam imperceptíveis as trocas de marcha (mais conforto), muito diferente dos trancos ofertados pelo Easytronic e Dualogic.
Vide texto sobre o lançamento do C3 nacional automático que ajuda a embasar a larga diferênça.
http://www.salaodoautomovel.com.br/imprensa/Relea…
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Não dá para fazer analogia entre os câmbios automatizados de Ferraris e Lamborghinis com os Dualogic e Easytronic! É como afirmar que o câmbio automático de quatro marchas que equipa "n" carros no Brasil é equivalente ao Chift-Tronic de oito velocidades do Lexus. Ou que o Mille é (conceitualmente) equivalente à F430, 599, 612, Enzo (entre outras).
Carros de alta performance são aversos à balança e geralmente obtem melhor desempenho com caixas manuais. Daí então a inserção do automatizado, que o torna mais semelhante ao manual e menos pesado, menor e complexo que um automático.
Para acrescer uma marcha ao sistema automático, é necessária a inclusão de "n" engrenagens, mecanismos etc… Mas a tecnologia está tornando esta equação difente. A Hyundai, por exemplo, desenvolveu um câmbio automático com seis marchas mais leve que o antigo com quatro.
http://www.noticiasautomotivas.com.br/hyundai-da-…
A troca do câmbio automático do Golf por um automatizado representaria uma involução sim.
@rr09
Nao se escreve "CHIFT" e sim "SHIFT" . Tirando isso , belo comentario
Muito bom saber que as montadoras do nosso país estão se modernizando,
esse Polo vai ser uma ótima opção para quem precisa ou prefere o câmbio automático. Em relação ao Golf eles se referem ao 1.6. O 2.0 vai continuar com o Tiptronic de seis marchas que é muito bom e mais moderno. Gostei da informação sobre a possibilidade desta tecnologia ir tbm para gol e voyage, só tenho preocupação em relação ao preço que vão custar essas novidades.
@Eu
fui a uma concessionária VW esta semana e o vendedor me informou que ainda em agosto teremos o seu lançamento oficial.
fotos em http://www.webmotors.com.br/wmPublicador/Segredos…
o esquema será igual ao da FIAT (Dualogic)….
trabalho na montagem desse cambio..
e por sinal a tecnologia é impressionante !