O Volkswagen Polo, que a marca chama de “Novo Polo”, apesar de ter sido apenas um facelift leve. Com projeto externo feito em parceria com a matriz da Volkswagen, na Alemanha, e Color & Trim regional. O hatch aparece com linhas mais horizontalizadas, superfícies mais arredondadas, conjunto ótico inédito e novos acabamentos internos. A começar pela parte dianteira, o Polo tem para-choques novos, conjunto óptico completamente renovado, enquanto elementos cromados fazem a conexão entre a iluminação.
O Volkswagen Polo perde na linha 2023 o motor 200 Tsi.
- Polo MPI – R$ 82.990
- Polo TSi – R$ 92.990
- Polo Comfortline – R$ 102.990
- Polo Highline – R$ 109.990
Por falar nela, o hatch compacto da Volkswagen é o único modelo do segmento a oferecer faróis de LED desde as versões mais básicas. O conjunto de faróis de LED do Polo é composto por farol alto, baixo, e sinalização diurna, luz de posição e luz direcional totalmente em LED. O farol principal em LED pode alcançar um fluxo luminoso de mais de 700 lumens (quantidade de luz irradiada) de intensidade – aumento de mais de 50% comparado a um farol convencional -, e mais de 130 metros de distância, alcance 80% maior na comparação.
Já na parte traseira, as lanternas têm nova assinatura noturna, agora bem mais perceptível, além de logo e nome do carro em posicionamento central, seguindo o padrão de outros modelos da marca, como Nivus, T‑Cross e Taos.
O habitáculo ganhou novos acabamentos e texturas. Agora, painéis de porta dianteiros foram forrados em tecido, assim como o apoio de braço. O painel também ganhou atualizações de seus materiais. São inéditos os bancos esportivos, inteiriços, e inspirados na linha GTS, que entregam mais conforto e estão mais integrados ao veículo. Sem falar na entrega de muito espaço interno: o Polo tem a maior largura e entre-eixos quando comparado aos seus principais concorrentes.
A oferta de cores tem o Vermelho Sunset, que apareceu pela primeira vez no Nivus, e é ofertada também no T‑Cross. Além da cor de lançamento estão disponíveis as sólidas Branco Cristal e Preto Ninja e as metálicas Cinza Platinum e Prata Sirius.
Volkswagen Polo, novos itens
O Volkswagen Polo tem em seu DNA a tecnologia de um veículo construído sobre a plataforma MQB e reforça atributos como confiabilidade, conforto, tecnologia e segurança. A lista de equipamentos disponíveis é extensa e tem muitas exclusividades. A começar pelo painel de instrumentos totalmente digital de 8 e 10,25 polegadas. Nenhum outro veículo da categoria vem com esse nível de tecnologia no painel. Já o ar-condicionado Climatronic é digital, 100% touch screen.
Ainda do lado de dentro, uma das novidades do modelo é o carregamento de celular por indução, que dispensa o uso de fio ou adaptador. As duas saídas USB, do tipo C, trazem comodidade aos passageiros que viajam no banco traseiro. O volante é outro item inédito, com o novo emblema da Volkswagen ao centro. Multifuncional, ele traz aletas para a troca de marchas, recurso ideal para uma direção mais acessível e esportiva. A coluna também tem ajustes de altura e profundidade.
O VW Play passa a oferecer novas experiências de usabilidade. Para o Polo, ganhou o app Abasteça Consciente, o aplicativo de incentivo ao uso do etanol, que calcula emissões e consumo, recém anunciado pela marca. Foram acrescentados ainda os apps My Turner, com todos os canais de rádio do mundo, o jogo Serpens, para momentos de descontração, e o Dry Wash, com serviços e lavagem de veículo.
Se o tema é conectividade, o Polo está dentro! Pelo aplicativo Meu VW Connect, a partir do lançamento do hatch, será possível receber informações atualizadas do veículo. Quilometragem total, nível de combustível, consumo médio e informações de viagens. A uma novidade estará disponível para o Polo e para todos os modelos da marca alemã com VW Play.
Em termos de conforto e segurança, O Polo possui uma oferta ampla de itens. É equipado com quatro airbags – dois dianteiros e dois laterais. De grandes dimensões, as bolsas laterais protegem a cabeça e tórax e restringem o movimento do corpo durante um impacto, elevando significativamente a segurança dos ocupantes. Além disso, o pacote de segurança inclui Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC), Distribuidor Eletrônico de Frenagem (EBD), Controle de Tração, Hill Hold Control, Sistema de frenagem automática pós-colisão, Sistema isofix, e agora inéditos faróis de LED.
Economia com menos performance
O Polo é oferecido em duas opções de motorização, MPI e TSI, e duas de câmbio, manual de cinco marchas e automático de seis. A versão de entrada do compacto traz o já consagrado 1.0 MPI de 84 cv e 10,3 kgfm de torque máximo, acoplado ao câmbio manual de cinco marchas. Em seguida está o TSI, que agora perde o nome de 200 TSi e chama 170TSi de 109 cv com gasolina e 116 cv com etanol e 16,8 kgfm de torque, também com câmbio manual de cinco velocidades – pela primeira vez o Novo Polo traz a combinação do motor TSI com a transmissão manual. O conjunto eleva ainda mais a versatilidade e a dirigibilidade do hatch.
Nas versões Comfortline e Highline, o propulsor TSI é acompanhado do câmbio automático de seis marchas. Trata-se do melhor motor turbo em termos de consumo entre seus principais concorrentes.
Mais atraente com Kit Black e atributos de Pós Vendas
Uma exclusividade do lançamento do hatch compacto é o Kit Black. Uma seleção de itens com acabamento especial para deixar o visual do Novo Polo ainda mais atraente. Na lista estão rodas de liga leve, spoiler traseiro, cobertura do espelho retrovisor, tudo pintado na cor preto brilhante. Também estão no pacote cobertura dos parafusos da roda, capa para chave, tapetes de borracha para o assoalho, tapete de borracha para o porta-malas e soleiras.
A linha 2023 do hatch traz novo design e ainda mais tecnologia, com novos aplicativos nativos no VW Play, o sistema de infotainment mais high tech da marca disponível nas versões Comfortline e Highline. A partir de agora, mais do que aplicativos de conforto e conveniência, o VW Play oferece jogos para entretenimento rápido. O primeiro da lista dos games é o Serpens, o famoso jogo da cobrinha. Mas vem mais em curto prazo. A Volkswagen já está desenvolvendo jogos semelhantes ao campo minado e um aplicativo para celular que funcionará como controle remoto do VW Play.
O objetivo da Volkswagen é desenvolver jogos sem grandes complexidades justamente para preservar a segurança dos usuários. Por isso, nenhum jogo funciona com o veículo em movimento.
Novos aplicativos chegando
As novidades do VW Play estreiam com o Novo Polo, mas já estão disponíveis também para todos os demais modelos equipados com o VW Play, ou seja: Polo, Virtus, Nivus, T Cross, Taos e Jetta GLI. Basta fazer o download gratuitamente na VW Play Apps, uma loja exclusiva de aplicativos.
Atualmente a VW Play Apps conta com 14 aplicativos. Mas essa lista chegará a 17 nos próximos meses. Uma novidade a caminho é a calculadora Abasteça Consciente, uma calculadora digital para mostrar qual combustível é o mais vantajoso: etanol ou gasolina. Muito além da questão financeira, a ferramenta mostra qual é a emissão de CO2 de acordo com o combustível escolhido, considerando a metodologia “poço-à-roda”, ou seja, desde o cultivo ou a extração de recursos naturais, seu processo de produção e transporte do combustível, até sua combustão nos motores. Assim, o cliente pode olhar – ao mesmo tempo – para o bolso e para o meio ambiente. A Abasteça Consciente entrará (em breve) como aplicativo no VW Play e também como nova funcionalidade no app Meu VW, pelo celular.
Conectividade democrática
O VW Play transforma o veículo num “smart car”, entregando serviços, praticidade e conveniência inéditos a bordo. O sistema oferece espelhamento sem fio para celulares Android e IOs, pareamento simultâneo de até dois telefones para receber ligações e perfil multi-usuário.
O VW Play estreou mundialmente em junho de 2020, com o Nivus, e já está presente em mais de 100 mil carros e em cerca de 70 países. Trata-se de um sistema de infotainment capaz de ler praticamente todos os formatos de mídia, reunindo informações do veículo, do sistema de som, de conectividade, de streaming de conteúdo, de aplicativos e de serviços. Composto 100% por botões virtuais, sensíveis ao toque, o VW Play tem tela de 10 polegadas, semelhante ao tamanho de um tablet, e traz dinâmica de funcionamento desenvolvida com base em pesquisas com clientes e inspirada no uso de um smartphone.
Veja também: Os carros mais velozes das últimas 8 décadas
Com o VW Play, todos os serviços que o cliente Volkswagen tem nos aplicativos da marca para smartphones, também são oferecidos dentro do veículo. É possível, por exemplo, agendar pelo painel do carro a revisão. E mais: o sistema te avisa a hora de realizar o serviço.
Galeria Volkswagen Polo TSI
Galeria Volkswagen Polo Highline
Confira o BlogAuto no: Youtube, TikTok, Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest.