Pois é, uma notícia que não gostaria de dar. Entre os 23 lançamentos de 2011, a Volkswagen prepara um leve facelift no Polo. O compacto premium deverá ficar parecido com o Polo Vivo, uma versão lançada na África do Sul em que grade e para-choques ganharam as linhas da marca atualmente.
A revista Quatro Rodas levantou o assunto na edição mais recente e o blog Autos Segredos confirmou que o modelo atualizado já está em produção para testes.
Atualizado dia 15/07 – Volkswagen lança o Polo 2012: veja as fotos em primeira mão
É uma pena afinal o Polo pode ser considerado um dos veículos mais importantes lançados na década passada. Pode não ter atingido o volume de vendas que a VW queria, mas graças à ele hoje quem roda de Gol G5 e Fox tem nas mãos um carro com uma plataforma moderna. Tudo nasceram como derivados do Polo.
Não foi só. Quando chegou em 2002, o Polo foi um marco de qualidade e tecnologia no segmento de compactos, acostumado a veículos sofríveis. Até direção eletro-hidráulica trazia além de componentes do Audi A3. Foi o primeiro compacto premium da indústria, depois seguido por rivais que nunca tiveram esse padrão realmente.
Mas ele pagou pela novidade. Como era caro, acabou depenado ao longo do tempo além de ter virado uma espécie de rato de laboratório da VW: Polo Bluemotion, GT, E-Flex, versões raramente vistas nas ruas.
Como a nova geração é muito cara para nossos padrões, a VW, pelo jeito, vai repetir a triste fórmula do Golf 4,5. A diferença agora é que a concorrência está um passo à frente e essa medida pode não surtir efeito.