Pois é, uma notícia que não gostaria de dar. Entre os 23 lançamentos de 2011, a Volkswagen prepara um leve facelift no Polo. O compacto premium deverá ficar parecido com o Polo Vivo, uma versão lançada na África do Sul em que grade e para-choques ganharam as linhas da marca atualmente.
A revista Quatro Rodas levantou o assunto na edição mais recente e o blog Autos Segredos confirmou que o modelo atualizado já está em produção para testes.
Atualizado dia 15/07 – Volkswagen lança o Polo 2012: veja as fotos em primeira mão
É uma pena afinal o Polo pode ser considerado um dos veículos mais importantes lançados na década passada. Pode não ter atingido o volume de vendas que a VW queria, mas graças à ele hoje quem roda de Gol G5 e Fox tem nas mãos um carro com uma plataforma moderna. Tudo nasceram como derivados do Polo.
Não foi só. Quando chegou em 2002, o Polo foi um marco de qualidade e tecnologia no segmento de compactos, acostumado a veículos sofríveis. Até direção eletro-hidráulica trazia além de componentes do Audi A3. Foi o primeiro compacto premium da indústria, depois seguido por rivais que nunca tiveram esse padrão realmente.
Mas ele pagou pela novidade. Como era caro, acabou depenado ao longo do tempo além de ter virado uma espécie de rato de laboratório da VW: Polo Bluemotion, GT, E-Flex, versões raramente vistas nas ruas.
Como a nova geração é muito cara para nossos padrões, a VW, pelo jeito, vai repetir a triste fórmula do Golf 4,5. A diferença agora é que a concorrência está um passo à frente e essa medida pode não surtir efeito.
realmente é uma pena. O Polinho era um carro realmente bom, pra quem gostava de carro bem feito. Mas ficou velho e agora terá um fim de vida medíocre, como o Golf.
o polo e um bonito carro , acho q nao precisa mexer nele ta bom do jeito q ta ……………….
Concordo com o Bruno, pra retocar, deixa como está. Eu tive 1 Polo e adorava.. Era diversão certa ao volante. Só que parou no tempo e hoje em dia com os 45 mil que cobram num Polo pelado vc compra coisa mais moderna e equipada, sei lá. Mas eu não compro mais carro da VW enquanto não tiver cacife pra uma Tiguan.
É uma vergonha a forma como somos tratados por algumas montadoras,
é por isso que a Hyunday ganha cada vez mais mercado.
Eu tb tenho um polo e gostaria muito de ver a nova versão do carro pelo
qual me apaxonei por aqui.Abra o olho volks.
Volkswagen = fábrica de Kombi. Forever.
Até quando essas montadoras vão brincar com os consumidores nos deixando a anos luz de carros melhores, ganham dinheiro como nunca aqui no brasil vendendo esses carros defasados e vendendo muito bem diga-se de passagem. Merecemos mais respeito por parte destas empresas gananciosas.
sinceramente… não compro mais vw e gm, não achei meu dinheiro no lixo!
Se o Polo recebesse a frente dos VWs europeus até que ficaria interessante, pois ele é mais largo e tem o teto mais baixo que um Fox. Ao menos eu penso que ele ficaria mais bonito que o Fox, agora se receber o facelift do Polo Vivo africano, como esse da foto, penso que não ficará legal, então seria melhor deixá-lo como está.
A VW deveria aproveitar já que o Polo serve de base para experimentos e aplicar alguns itens no carro, leds nos faróis, navegador gps incorporado ao console, melhorar o acabamento,… para torná-lo mais interessante ao público a despeito da idade do projeto, já que o novo Polo europeu não será vendido aqui.
Ricardo, muito caro p/ o nosso país?!!!!!!!! e o polo indiano?! tbm seria caro?! isso é ridiculo da VW, pois ela prefere cobrar até 60 mil num crossfox ao invés de colocar o belissimo polo que não vai dar tanto lucro assim!!
@fernando meier
Na verdade, o "muito caro" é na palavra dos fabricantes, todos eles dizem a mesma coisa para justificar a não vinda de um modelo ou geração nova. Eles devem achar que os carros populares com itens mínimos de conforto e os carros populares pseudo off-roads são baratos aqui, assim como os sedãs médios pouco equipados vendidos aqui por eles e custando o mesmo que BMW M3 nos EUA.
Na verdade, a questão dos preços dos automóveis no Brasil é um problema sem solução. Os fabricantes nunca irão diminuir suas margens de lucro (ainda que ela sejam as maiores do mundo aqui no Brasil); os políticos corruptos, incompetentes e preguiçosos nunca farão reforma tributária, afinal de contas seus altos salários e suas mordomias precisam ser financiadas além é claro de ter dinheiro sobrando para ser roubado; a maior parte da população é pouco esclarecida nos mais diversos níveis (independente de condição financeira) e nunca irá mobilizar-se pelos seus direitos. Infelizmente os brasileiros só se mobilizam (se concentram) para pular carnaval, votar no BBB, assistir jogo de futebol… Quando a temática é séria e importante para o cidadão e para o país, ninguém se mobiliza.
Ao cidadão consciente, aquele que se informa, que opina, que discute o assunto (como os que participam do BlogAuto) (menos de 1% da população) cabe fazer a sua parte, e é o que ele tem feito. Seja comprando um carro usado porém com motor mais forte, mais espaço interno e completo pelo preço de um popular pouco equipado, seja comprando um carro importado que ofereça mais pelo que custa, mesmo que este esteja pagando os 35% de II (imposto de importação) como Suzuki SX4, Hyundai Azera e por aí vai.
A fabricação e comercialização de automóveis no Brasil tornou-se uma excrescência assim como o mercado imobiliário, o que impera é a especulação e o cartel, todo mundo oferencendo produto de baixa qualidade e cobrando o mesmo preço (fortuna diga-se), o cidadão sem opção, mas querendo ter o bem novo (seja carro ou apartamento) (seja por prazer, seja para mostrar ao vizinho que pode mais) sujeita-se a pagar absurdos por um carro popular ou por um apartamento que mais parece um cubículo.
Mas é aquela velha coisa, os governantes são reflexo dos eleitores e povo que não tem virtudes acaba por virar escravo, ou seja, vive para trabalhar sustentando a mordomia de uma minoria (políticos, grupos empresariais,…) e trabalha para sobreviver.
@Ricardo Júnior
É isso mesmo. Está na hora de, os que são de bem e sabem da verdade, fazerem alguma coisa a mais para mudar. Se falar não basta, vamos p/ ação!
Quem sabe seja necessário lembrar p/ Dilma da obrigação dela, pois hoje há 100 vezes mais jovens desesperançosos do que na época em que ela era contraventora, e a revolução ainda é uma necessidade. Chega de hipocrisia – quero ver esses gordos do PT botarem as barbas de molho e mudarem esse país de verdade.
Como disse ML King:
"…o que assusta não é o grito dos maus, mas o silêncio dos bons…"
É uma pena. Sou proprietário de um polo sedan e há tempos espero a vinda do novo polo, para trocá-lo. Agora que sei que ele não virá (essa mudança é para enganar) vou trocar por veículo de outra marca.
Espero que os demais possíveis futuros proprietários pensem como eu, e não o comprem. Somente assim a VW vai se mexer.
@Ricardo Júnior
Enfim leio alguém escrever algo com coerência nestes blogs. Quem entende isso, infelizmente, se sente um otário. Não temos forças para mudar as coisas e precisamos nos submeter à palhaçada. As grandes marcas (GM, Ford, VW, FIAT) equilibram eventuais prejuízos das suas outras unidades produtivas espalahadas pelo mundo com o lucro sempre presente e sempre crescente das unidades de produção brasileiras. SIM! O Brasil é o melhor mercado para estas montadoras. É aqui onde elas mais ganham dinheiro! Fabricam carros de geração anterior, com menor qualidade, e vendem toda a capacidade da planta, com margem de lucro maior que em qualquer outro lugar…
A única esperança que vejo é a entrada forte de chineses e koreanos no mercado nacional, forçando a concorrência a atualizar os carros e baixar os preços. Espero, de verdade, que os grandes chineses continuem forçando essa concorrência, ao invés de aceitar as "barbadas" do mercado nacional e passar a integrar o timinho de medíocres. No fundo, acho que é uma tendência natural da nossa economia: acredito que dentro de 10, 15 anos estaremos andando por aqui com carros de última geração enquanto que nos outros marcados "maduros" passaram a andar com os nossos refugos. É a espiral natural da dinâmica egemônica do capitalismo…rs.
A VW vem sempre com essa Miguel.
Eu só não sei como outras marcas conseguem trazer. Fiat Bravo, Citroen C4, New Fiesta Sedan,entre outros…
Uma Pena.
Bom, eu sei que somos poucos conscientes neste Brasil varonil. Estou de acordo com o Ricardo Júnior e o Daniel Tomé. É realmente uma pena que as autoridades não façam nada a respeito do descaso em que vivemos no Brasil, de forma geral. A respeito do menosprezo com que nos tratam as montadoras, também estou de acordo. A gente faz sacrifício para comprar um carro, como eu tenho um Polo Sedan 2008 e na hora de trocar por um mais novo, recebemos notícia de que não vai haver novidade nenhuma, aliás, o Polo vai ficar é mais feio. REalmente o brasileiro se preocupa em pular carnaval e assistir futebol. É pena que nosso país ainda viva fora da realidade do resto do mundo. Fazer o quê? Mesmo assim, amamos nosso país e temos esperança que um dia será mais pujante.
JA TIVE 4 POLOS, PODE-SE DIZER QUE SOU UM POLOMANIACO POIS SEMPRE QUE PRECISEI O CARRO DEU CONTA COM TODA COMPETENCIA; MAS CÁ ENTRE NÓS, EU ESTAVA AGUARDANDO ANCIOSAMENTE PELO POLO EUROPEU E MAIS UMA VEZ ESSE DESCASO E ESSA DECEPÇÃO QUE A VOLKSWAGEM NOS PROPORCIONA BROXA QUALQUER UM QUANDO SE PENSA EM TROCAR POR OUTRO. REALMENTE BRASIL É BRASIL E NÃO TEM NENHUM PAIS QUE BATE NESSE NOSSO QUERIDO PAIS ONDE OS POLICOS PENSAM QUE AS CAMARAS LEGISLATIVAS SÃO QUINTAL DELES PROPRIOS, AS MONTADORAS ENTÃO NEM SE FALE; NOS CONSIDERAM UM MONTE DE CONSUMIDORES BITOLADOS E IDIOTAS COM ESSA MAQUIAGEN "FACELIFT"NOME BONITO NÉ MAS DEVERIA FICAR NOS INSTITUTOS DE BELEZA,ATÉ QUANDO ESPERAR POR UM PAIS MAIS DESCENTE ONDE O POVO SÓ PENSA EM CARNAVAL,FUTEBOL,E CERVEJA; TALVEZ NINGUEM PERCEBA MAS TUDO ISSO É DISTRAÇÃO PRAS COISAS QUE VEM ACONTECENDO POR AQUI E CA ENTRE NÓS ELES SÃO MESTRES EM DISTRAIR ESSE POVO QUE VIVE DISTRAIDO COM PÃO, AGUA E CIRCO.
Comprei um polo no mês de abril de 2011 sendo que já é modelo 2012 sendo que não veio com os itens opcionais descritos no site. Pode existir dois modelos 2012? Posso exigir que seja colocado os opcionais faltantes??