A nova geração da perua e sedã grande da marca alemã será lançada nesta semana no Brasil. O modelo chega renovado, mas preservando a plataforma anterior. A motorização com propulsor de 2,0 litros da linha TSI vem acoplada a transmissão DSG automatizada de seis marchas, formando um belo conjunto mecânico.
O design exterior e interior do novo Passat apresenta a tal “identidade visual” da Volkswagen, lançado primeiramente no Fox aqui no Brasil. A dianteira ganhou um visual mais imponente e robusto – a grade em “black piano” com quatro filetes cromados ligados aos faróis (com 15 LED’s, inclusive) com forma retilínea são os principais destaques da frente – o capô não apresenta nada de muito novo.
Na lateral não há nada de muito extravagante, apenas linhas semelhantes aos dos novos carros da Volkswagen. A traseira, também nada de muito surpreendente; as lanternas com iluminação feita por LED’s é o maior destaque da traseira, principalmente à noite.
O painel da cabine do Passat é semelhante ao da antiga geração do modelo. Por lá temos o volante encontrado no Gol top de linha, por exemplo. O relógio analógico no console central se destaca. O freio de estacionamento eletrônico passa a se localizar perto da alavanca do câmbio.
Seu preço não foi divulgado pela marca, mas estima-se que o Passat terá custará sem opcionais por volta de R$ 110 mil. E por falar em opcionais, a lista é grande, o modelo pode ser equipado com faróis bi-xenônio, sistema Park Assist (aquele que estaciona o carro de um modo quase sozinho) que agora realiza as manobras em espaços menores do que antes, ACC (controle de velocidade ativo que automaticamente se distância do carro da frente, freando automaticamente se for o caso), detector de sonolência, que indica ao motorista uma pausa para dar uma “cochilada”, dentre muitos outros.
O espaço interno do sedã e Variant continuam amplos (os bancos podem receber couro nas cores preto, bege ou marrom). O porta-malas dispõe 485 e 513 litros, no sedã e na perua, respectivamente.
A motorização do Passat apesar de ter a mesma cilindrada do motor da versão Highline do Jetta (2.0 TSI) tem maior potência em cavalos do que o sedã médio da Volkswagen. O motor passou a ter 211 cv, ante os 200 cv do Jetta. Só há esta opção de motor para o Passat.
O Passat e Variant continuam com a sua boa dirigibilidade – ainda mais com este motor – e conforto. Só nos resta saber o preço a ser encontrado nas concessionárias…
2.0 TURBO COM 212 CV,a engenharia da VW está evoluindo!
Estéticamente prefiro a geração antiga à essa nova com frente de Voyage…
Penso que nesse preço de R$110mil o Passat, tomará tombo da Mercedes C180 CGi que também é turbo.
@Rodrigo
Frente de Voyage? Onde?
Sinceramente a última coisa que um Passat tem é cara de Voyage…
Acho a questão da discussão de design muito tênue, por que quando o EOS foi lançado no Brasil todos diziam que era um Polo Cabriolet e muitos diziam que o Jetta era um Polo Sedã anabolizado. Então a questão do design se torna subjetiva, pois alguns acham parecidos, quem entende de carros, como nós aqui que lemos o blog, entendemos que não é bom um carro de 100 mil (Passat) se parecer com um de 65mil (Jetta) e o de 65 se parecer com um de 30mil (Fox), mas para os consumidores comuns faz toda a diferença, supondo que você vai em uma concessionária da Volks, o discurso pra vender o Fox é o design interno e externo (com direitos de cometários dos vendedores: "olha esse farol, parece carro de nível superior, parecem os do Jetta") e assim em diante seguem as comparações. Isso move o mercado, a sensação de levar um carro de 30 mil que se pareça um de 70.
Essa VWB só causa confusão no mercado nacional, pois a bela touareg(raro em VW hj em dia) foi lançado bem antes do passat,e ainda não chegou, sendo que o sedã que foi lançado recentemente, já chegou! vai entender.
Ter e compensar ter são coisas diferentes.
Quem pode possuir um carro de mais de 100 mil com certeza tem muitas opções, esse Passat, o Sonata, o Fusion v6, Mercedes, Audi A4 e outros, a lista é grande…
A questão é que todos eles não compensam pois vc não pode andar com eles nas ruas que nós temos, cheias de buracos, motoristas ignorantes e sem segurança.
Dê um passeio com um carro como o Passat em uma rua de uma capital ou mesmo de uma cidade de porte médio e vc será importunado em todos os sinais por pedintes ou mesmo ladrões oportunistas, quer roubarão seu relógio e a bolsa da sua mulher. Pare esse carro na rua e ele será arranhado por ciclistas e motoqueiros. Pare nos shoppings e vc encontrará seu carro com a porta amassada das outras portas dos outros carros. Sem falar que vc tem que ter seguro pois se bater, mesmo estando certo, não conte em receber do outro motorista. E principalmente, se vc sair com um carro desses, nas ruas cheias de ladrões e marginais, com certeza vc terá um alvo na cabeça dizendo, assaltem-me… sequestrem-me…
Eu posso possuir um carro desses, mas infelizmente não quero passar o risco de ter que andar com um alvo no pescoço, ou um outro carro mais atrás com seguranças.
Direcionado para a Audi.
Com Mercedes-Benz C180 CGi TURBO, por R$116,900 e Audi A3 4portas por R$121,000, fico com a Mercedes que tem menor desvalorização, está com linha nova enquanto o A3 está perto de mudar…
Os carros Audi que costumeiramente custavam menos do que Bmw e MB, estão mais caros em alguns segmentos.
O A4 2.0 Turbo é um exemplo de carro mais caro do que MB que também é turbo na C180.
A Audi perdeu muito mercado no Brasil, recuperou parte desse mercado devido ao presidente da marca no Brasil, mas a ousadia parece-me um pouco lenta no momento, pois a concorrência está com melhores preços já a um bom tempo.
É por isso que esse Passat 2.0 T deveria custar menos de R$100mil e o Jetta 2.0 T. custar no máximo R$80mil.
Enquanto a Vw e Audi permanecem com sua política de preços altos, a concorrênca agradece com alta taxa de crescimento nas vendas.
Se vocês olhares essa galeria de fotos detalhe por detalhe, vão ficar muito mais empolgados. Eu adoro Audi e Volkswagen, acho a questão designer externo e designer interno irresistível nos tops da Volkswagen, eu vou ficar com a branca ou verde, mas enfim… se quiserem ficar instigados olhem através deste link http://de.volkswagen.com/de/models/passat-variant/highlights.html