Ícone do site BlogAuto

Volkswagen mostra conceito híbrido Cross Coupé em Tóquio

Volkswagen Cross Coupé Concept

Entrando na onda dos SUVs cupês – inaugurada pelo excêntrico BMW X6 –, a Volkswagen apresentou nesta quarta-feira, 30, no Salão de Tóquio (Japão) o conceito Cross Coupé, que deverá originar o design da próxima geração do Touareg, inclusive.

No que diz a respeito de design, o Volkswagen Cross Coupé não foge muito da atual linguagem visual da montadora. A dianteira exibe um amplo conjunto de faróis e grade, enquanto a traseira remete um pouco o esportivo Scirocco. Apesar de não parecer, o modelo conceitual é menor que o Tiguan, com apenas 1,85 metro de largura, 1,52m de altura e 4,64m de comprimento.

Volkswagen Cross Coupé Concept

Por dentro, a cabine do modelo exibe painel de instrumentos todo digital e uma tela que permite acessar informações do computador de bordo, GPS, e o modo de operação do sistema híbrido. O requinte de automóveis de luxo também é encontrado no interior do Cross Coupé.

Com um novo sistema híbrido, o VW Cross Coupé Concept conta com três motores. A gasolina há um TSI que gera 150 cavalos de potência e elétrico há dois, sendo que o primeiro entrega 54 cv e 18 kgfm de torque e fica localizado no eixo frontal, enquanto o segundo desenvolve 115 cv e 27 kgfm e se posiciona no eixo traseiro.

Volkswagen Cross Coupé Concept

De acordo com dados divulgados pela fabricante alemã, este conjunto mecânico faz com que SUV cupê conceitual rode de três maneiras diferentes. No primeiro modo, o modelo pode rodar somente com gasolina, que manda força somente para o eixo dianteiro. No segundo, o motor elétrico entra em ação, nas quatro rodas. Já no último caso, com tração integral, o protótipo roda somente com eletricidade, o que restringe sua autonomia a apenas 40 km.

Com o tanque totalmente abastecido e com as baterias (de íon lítio) carregadas ao limite, o Cross Coupé pode rodar 855 km, sem nenhuma parada para abastecer ou recarregar.

Volkswagen Cross Coupé Concept

A recarga do conjunto de baterias pode ser efetuada em uma tomada de 230 volts, em um tempo não divulgado. O protótipo conta também com freios regenerativos, que recarrega as baterias nas frenagens.

[nggallery id=96]

Sair da versão mobile