Entrando na onda dos SUVs cupês – inaugurada pelo excêntrico BMW X6 –, a Volkswagen apresentou nesta quarta-feira, 30, no Salão de Tóquio (Japão) o conceito Cross Coupé, que deverá originar o design da próxima geração do Touareg, inclusive.
No que diz a respeito de design, o Volkswagen Cross Coupé não foge muito da atual linguagem visual da montadora. A dianteira exibe um amplo conjunto de faróis e grade, enquanto a traseira remete um pouco o esportivo Scirocco. Apesar de não parecer, o modelo conceitual é menor que o Tiguan, com apenas 1,85 metro de largura, 1,52m de altura e 4,64m de comprimento.
Por dentro, a cabine do modelo exibe painel de instrumentos todo digital e uma tela que permite acessar informações do computador de bordo, GPS, e o modo de operação do sistema híbrido. O requinte de automóveis de luxo também é encontrado no interior do Cross Coupé.
Com um novo sistema híbrido, o VW Cross Coupé Concept conta com três motores. A gasolina há um TSI que gera 150 cavalos de potência e elétrico há dois, sendo que o primeiro entrega 54 cv e 18 kgfm de torque e fica localizado no eixo frontal, enquanto o segundo desenvolve 115 cv e 27 kgfm e se posiciona no eixo traseiro.
De acordo com dados divulgados pela fabricante alemã, este conjunto mecânico faz com que SUV cupê conceitual rode de três maneiras diferentes. No primeiro modo, o modelo pode rodar somente com gasolina, que manda força somente para o eixo dianteiro. No segundo, o motor elétrico entra em ação, nas quatro rodas. Já no último caso, com tração integral, o protótipo roda somente com eletricidade, o que restringe sua autonomia a apenas 40 km.
Com o tanque totalmente abastecido e com as baterias (de íon lítio) carregadas ao limite, o Cross Coupé pode rodar 855 km, sem nenhuma parada para abastecer ou recarregar.
A recarga do conjunto de baterias pode ser efetuada em uma tomada de 230 volts, em um tempo não divulgado. O protótipo conta também com freios regenerativos, que recarrega as baterias nas frenagens.
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Bem interessante, mas fazer um modelo conceitual fantasioso é fácil. Não há nada nesse carro que não possa ser feito em um carro de produção, a distância do conceito para a linha de montagem é a vontade do fabricante em produzir um modelo melhor.
Enquanto isso, a volks daqui continua com Kombi anos 1940 e outros veículos assassinos, com segurança de décadas atrás. Esse é o respeito pelo consumidor brasileiro.
a VW alemã adora testar detalhes de um modelo em um protótipo de categoria bem diferente. Não duvido nada que essa traseira e o perfil não sejam para um futuro "mini-X6-da-VW", mas sim os detalhes que veremos no Golf VII. Acompanhem meu raciocínio: traseira meio esportiva "a lá" Scirocco, lateral com coluna "C" bem larga, carroceria compacta….se vc baixar a carroceria e alterar a dianteiro vai ser o novo Golf!
Estava olhando este conceito ontem no site do auto esporte, cara muito loco, curti muito, bem que poderia chegar logo no brasil mais isto é so um sonho. quem sabe 2020…..
carros conceito estao cada vz mais proximos da nossa realidade, ou seja em breve estarao em nossa ruas! Pena sao precos!!!
Concordo, o que mata agende e todos os Brasileiros é esta carga tributaria.