Segundo um estudo realizado pela AirStrip durante seis meses, a Volkswagen se posiciona como a marca mais lembrada pelos consumidores brasileiros nas redes sociais. O levantamento considerou publicações realizadas no Facebook, Instagram e Twitter, identificando exatamente 4.179.061 registros a respeito de automóveis entre os usuários destas três redes no País.
Deste montante, a Volkswagen foi citada em 892 mil postagens (sendo 97% neutro, 2% negativo e 1% positivo), seguida pela Chevrolet com 601 mil (98,5%, 0,5% e 1%, respectivamente) e a Fiat com 488 mil (97%, 1% e 2%). Na divisão de homens e mulheres, a marca alemã ficou com 52% dos posts feitos pelo público masculino e 48% pelo feminino, a norte-americana com 54% e 46% e a italiana com 58% e 42%.
As palavras da Volkswagen mais citadas nas redes sociais foram: Fusca, Volkswagen, Gol, Capo, Passat, Anitta, Parati, Golf, Mujica e Azul. Já a Chevrolet teve as palavras Camaro, Chevrolet, Amarelo, Corsa, Captiva, Vectra, Recall, Carro, Cobalt e Celta. A Fiat, por fim, ficou com Fiat, Palio, Uno, Fiorino, @fiatbr, Linea, Luciana, Amigo e Punto.
No quesito região, São Paulo liderou para a Volkswagen com 28%, seguido pelo Rio de Janeiro, com 18%, e Rio Grande do Sul, com 10%. Para a Chevrolet foi praticamente a mesma coisa, mas com percentuais diferentes, de 29%, 15% e 10%. Já para a Fiat, SP ficou com 27% e RJ com 16%, mas com Minas Gerais em terceiro com 8%.
Além de comentários a respeito das marcas, as pessoas também utilizam os sites de relacionamento para comprar e vender carros, sendo 636.438 registros feitos para vender veículos e 322.371 para comprar. Neste caso, a Chevrolet se posicionou em primeiro lugar.
Das postagens de assistência técnica, 39.573 registros citaram revisões de veículos, com o termo Fiat mais associado. Houve ainda 17.183 posts a respeito de compra ou troca de peças, com a Volkswagen e a Peugeot liderando. Quando o assunto é acidente, o compartilhamento de notícias a respeito é intenso, sobretudo no Facebook, com mais de 51 mil posts. A Volkswagen foi a marca mais associada a acidentes.
A pesquisa constatou ainda que 85 usuários afirmaram estarem prestes a completarem 18 anos e de ganharem ou comprarem seu primeiro carro. Nisso, a Volkswagen foi a mais associada, ainda mais porque boa parte dos usuários brincaram que gostariam de ganhar um Fusca ou uma Kombi.
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A rede social mais usada pelos conterrâneos para falar a respeito das marcas foi o Facebook, com 57%, seguido pelo Twitter, com 38%, e o Instagram, com os 5 por cento restante.
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