E nosso querido “Pão Pulmann” chegou aos 60 anos. A Kombi completa em 2010 seis décadas em produção ininterrupta. Feito que nem o mais famoso Fusca conseguiu. Que ela merece entrar na história, não há dúvida. Quem não tem alguma lembrança curiosa com o furgão da Volkswagen que atire a primeira pedra.
A montadora até bolou um concurso com esse mote que irá premiar o participante que contar a história mais curiosa com a Kombi. E o que ele levará para casa? Justamente uma Kombi.
Agora, o incrível nisso tudo é ela estar em produção até hoje. Por mais que a Kombi cumpra suas tarefas com êxito e que não tenha um rival à sua altura, é inexplicável que um veículo com projeto tão ultrapassado continue a ter demanda assim – são quase 2 mil unidades por mês e o 34º lugar no ranking de todos os veículos vendidos no Brasil.
Numa época em que os modelos mais recentes possuem carroceria com deformação programada, airbags, ABS, interior ergonômico e montagem com ajuda de robôs, a Kombi coloca o motorista sobre o eixo dianteiro, sem proteção frontal e equipamentos de segurança passiva. E sua produção ainda usa a velha e boa marreta em algumas peças…
Como manda a lei de mercado, é uma questão de oferta e demanda. Apesar de alguns concorrentes, a Kombi segue como favorita de muitas empresas. Sem algum veículo superior, dificilmente a Volks se mexerá para substitui-la. Do jeito que a coisa vai é capaz de vocês lerem dentro de dez anos que a Kombi, septagenária, segue em produção.
absurdo é como a concorrencia nunca lançou um produto a altura. Tivemos a tentativa da Chevrolet com a Trafic (produzida pela Renault na Argentina), a dupla Towner e Topic da falecida Asia Motors e mais recententemente o lançamento de diversos modelos chineses para tentar roubar este mercado pela CN Auto, Chana e Effa. Mas graças a Deus o fim da decana Kombi já foi anunciado, 31 de dezembro de 2013, ultimo dia da venda de modelos nacionais sem ABS e Air-Bag – duvido que a VW tenha a audácia de colocar air-bag neste modelo, porque se o fizer será apenas para enfeite ou matar o motorista de vez em uma batida ao prensar o pobre coitado contra o banco depois de ter sido esmagado pelo volante. Comecemos a comemorar!!!
Só no Brasil e outros países caquéticos do submundo para produzir e usar esse trambolho até hoje pelas ruas.
A principal coisa que eu me lembro da Kombi é o que o meu avó falava: "nunca fique atrás de kombi, pois elas não andam".
Kristiang, pode chorar… Num blog lí que a VW teria "encomendado" à matriz um estudo para a colocação de Air Bags na vergonhosa Kombi!!!
chora pq daqui 10 anos vamos ler a matéria "Kombi vira septagenária em homenagem a volks soteará 30 modelos Kombi" que até lá terão ABS e AIR-BAG,os lucros justificam os meios e a Kombi vende bem-infelizmente-e pra outros modelos vencerem a velha senhora vai ser presiso muito mais que preço comparem o n° de concesionarias Chana e o de VW,é óbvio que a Kombi vai vender bem-infelizmente-e sobre outros países do submundo,não se engane só o Brasil vende a segunda geração alemã da Kombi,até aqui do lado ela está adiantada,na argentina ela é mais moderna e igualzinha aquela azul da 1ªfoto,é que no Brasil o povo gosta de carroça!
"Nova" Kombi virá com o quarto pedal pro motorista inflar o airbag em caso de acidente.
Se não fosse um utilitário de primeira linha, não estaria sendo produzida até hoje. A Kombi é imbatível, principalmente pela versatilidade que a caracteriza.
Criticar a produção da Kombi e sua comercialização é uma tremenda ignorância!
Vejam no Ranking Fenabrave a porcentagem das vendas para Pessoa Jurídica.
Esse veículo se destina principalmente a isso, tem algum carro que cumpra o papel melhor transportando funcionários na area interna de mineradoras, fazendas, e outras tantas atividades que não sejam ir ao shopping com a mulher.
Sinto muito mas a analise de alguns colegas acima não passa da altura dos próprios olhos.
Em SP dificilmente se vê Kombi no Showroom das concessionárias, pois é veículo encomendado principalmente no interiorzão do Brasil.
Agora se querem um carro bonitinho pra ir à Praia, pra ir visitar a sogra, pra fazer feira, concordo que falta muita tecnologia e conforto na Kombi, como também falta no trator, e nas máquinas pesadas.
<blockquote cite="#commentbody-19591">
Rodrigo :
“Nova” Kombi virá com o quarto pedal pro motorista inflar o airbag em caso de acidente.
essa foi a melhor de todas…. hahaha
@Avocat
Você tem razão. Infelizmente com a "qualidade" dos pavimentos do Brasil a Kombi é guerreira e enfrenta bem.
Tanto que em muito sítio e fazenda só entra veículos com tração nas 4 rodas ou alguns com tração traseira (Fusca e Brasília)
Pois é! Como vocês mesmo dizem: " Quem não tem uma lembrança curiosa sobre a kombi"? Eu tenho várias: incêndios nas ruas, avenidas e estradas, e um monte de motoristas que ficaram aleijados nas batidas de frente contra outros veículos, postes, etc… parabéns, "Volkswagen do Brasil" por sua profícua contribuição com a nossa legiãos de vítimas de seu anacronismo.
@Avocat
Discordo – de que trator você fala? Pelo visto faz tempo que você não vai até uma revenda de máquinas agrícolas, pois o mais simples trator de hoje deixa a kombi velha de guerra anos luz atrás em tecnologia.
Quem defende a fabricação da kombi tem um dos dois motivos: ou é empresário mesquinho que acha que se vier outro modelo mais seguro e confortável para seus escravos, digo, trabalhadores, terá que gastar uns trocados a mais; Ou então é o ignorante do zé povão que não conhece outra coisa que não seja kombi e fusca.
É uma vergonha total a fabricação da kombi, e demonstra a atitude leviana da Vw com a segurança e bem-estar dos brasileiros.
Pior que a Kombi é um veículo caro se comparado a veículos utilitários decentes. Os chineses custam menos até, mas não me parecem confiáveis ainda.
calma gente q jah esta vondo a nova (de verdade)kombi.e sobre a falta de segurança dianteira dois pontos:e os onibis,não sao do mesmo jeito,pelo moenos a kombi tem cinto de segurança….
e sria preciso so dictanciar o painel e o banco do motorista para tras e fazer um (bom)reforço na dianteira….
Por-quê será que a Kombi na Alemanha foi tirada de mercado em 1970? por que era um projeto seguro à vida e integridade de seus ocupantes e de terceiros na via pública, atual(imagine-se naquela época)? A obviedade ululante que não.
A VW trata o Brasil e os não Alemães como depositários de veículos , que jamais rodariam na Alemaha, não, então, vamos ao esquecido caso do fox que produzido no Brasil parte era vendida no mercado brasileiro com o famoso banco trazeiro amputador de dedos e parte do "mesmo" veículo continua sendo vendido à Alemanha com o banco trazeiro seguro.
Qual foi o tratamento inicial da VW quanto aos casos de dedos amputados no fox vendido no Brasil, "imcompetência" de quem manipulav os bancos????Pasme-se, se isso fosse dito por ela na Alemanha.
Simplesmente nunca reconheceu os erros,será que erros, vez que nos fox vendidos à Alem,anha o Banco é diferente e não causa nehum inconveniente?
Mas prossigamos, se não o fosso a pressão pública , o Ministério Público e aí o medo da querida VW de ver arranhada sua imagem (Ela com todos os dedos), simplesmente passou a vender o fox nacional com o mesmo banco do fox Alemão.
Esta fábrica tem compromisso com a integridade física e segurança dos Brasileiros? Se fosse na Alemanha?
Agora vem "maquiar", pasme-se, a kombi? Meu Deus, porque a VW não produz aqui uma das vans que produz atualmente na Alemanha? Custos a resposta?
Quanto vale a vida e a integridade física de uma pessoa que o possa ser concretamente qualquer um de nós?
Ótima a censura de minha opinião, vê-se de que lado está este factóide.
Quanto recebem das montadoras?
Caro José Antônio,
não é censura, como você vê acima e sim o sistema de aprovação dos comentários. Quando um leitor nunca comentou antes, o primeiro comentário fica automaticamente em espera para aprovação. Após isso, todos os próximos comentários são publicados imediatamente, um sinal que o leitor não está usando o blog para propaganda, spam ou para ofender outros leitores. Ocorre que seus comentários só foram aprovados nesta segunda-feira, ok?
Abraços e comente à vontade.
Ricardo Meier
A Kombi foi útil em um passado muito distante! Continuar com este projeto é coisa de idiota saudosista.
Se a VW não acabar urgentemente com este projeto assassino estará caminhando para a falência, pq o mundo está mudando rapidamente.
Galera, deixem de ser iguinorantes, nenhum veículo substituirá a KOMBI. Sim ela é desconfortável e insegura, mais quem liga pra isso sendo que ela é um veículo pra aguentar pau, pra outro carro se desgastaria masi rapido do q ela, se foce usado do geito que ela é, sua mecânica confiável e tudo mais. E quanto a segurança, ou ela é um veiculo urbano, para o transito lento das grandes cidades, onde é meio impossível acontecer acidente grave, ou é para o meio rural, onde nao tem qualquer movimento, impossibilitando assim qualquer chance de acidentes acima de 120 km/h.