A Volkswagen USA, agora administrada pelo Pablo Di Si, ex-presidente da VW Brasil, revelou um conceito Jetta GLI Performance no Specialty Equipment Market Association. o famoso SEMA Show deste ano em Las Vegas, Nevada. O conceito de desempenho, juntamente com outros oito conceitos e modelos de veículos, estarão em exibição dentro e perto do estande da Volkswagen.
Lançado pela primeira vez em 1984, o modelo Jetta GLI foi carinhosamente chamado de “GTI com bunda” ao longo de muitas gerações. Tendo frequentemente compartilhado inúmeras sugestões de design exterior e hardware de desempenho com seu primo Golf GTI.
Prestando homenagem aos muitos anos na linha de modelos, o Centro de Design da Volkswagen na Califórnia emprestou recursos da rica história do GLI, ampliando-os em uma reformulação completa do exterior e dos fundamentos do conceito Jetta GLI Performance.
Construído em um Jetta GLI Autobahn 2022 manual de seis marchas, o conceito GLI Performance apresenta para-lamas dianteiro e traseiro 2 cm mais largos que o original, todos com aberturas traseiras. Os flares inspirados no automobilismo são amarrados no perfil através de saias laterais de perfil maior. Um pára-choque dianteiro personalizado possui entradas de grade aumentadas, enquanto a carroceria traseira ostenta inserções de grade atualizadas e uma saia muscular inferior que emoldura o silenciador esportivo de saída dupla do carro. Um envoltório de vinil preto fosco com tema hexagonal personalizado faz a transição para o tom de fábrica do carro da pintura Kings Red Metallic.
Com base no motor EA88 Gen 3 da Volkswagen, a RacingLine adicionou seu pacote de desempenho baseado em turbo IS38. Uma entrada de ar frio de fibra de carbono R600 e um intercooler de desempenho fornecem o fluxo necessário de ar frio, enquanto um kit de gerenciamento de óleo e um resfriador de óleo auxiliam no gerenciamento térmico do óleo do motor. A potência é entregue às rodas dianteiras através da transmissão de seis velocidades de fábrica acoplada a um pacote de embreagem de desempenho aprimorado.
Para combater os 350 cv de potência do conceito GLI Performance e 51,4 kgfm de torque – acima dos 228 cv e 35,7 kgfm – a RacingLine aparafusou seu kit de freio grande de pinça forjada de seis pistões Stage 3 + (BBK) com 15 polegadas e discos de carbono-cerâmica. Garantindo que o impulso adicional para a frente e o poder de frenagem do carro permaneçam gerenciáveis na pista, a RacingLine também forneceu seu kit de suspensão helicoidal TrackSport, projetado com a extensa experiência de corrida da marca. TrackSport reúne recursos mais tipicamente encontrados em carros de corrida completos, como uma mola/amortecedor traseiro helicoidal, um amortecedor dianteiro invertido de ‘haste grossa’, corpos de alumínio leves, molas lineares de 2,4 polegadas totalmente ajustável. Em combinação, o pacote de ajuste oferece uma suspensão digna de pista.
Veja também: Os carros mais velozes das últimas 8 décadas
Por fim, para aumentar a rigidez da carroceria, reduzir a deflexão da subestrutura e manter a geometria precisa da suspensão, foi adicionado o conjunto de braçadeiras da parte inferior da carroceria da RacingLine. Colocando o poder do conceito GLI Performance no asfalto está um conjunto de rodas Rotiform Forged “GRZ” Monoblock de 20 polegadas com capas AERODISC com acabamento personalizado. As rodas, envoltas em pneus de desempenho, completam o tema de design inspirado na corrida, proporcionando tração e aderência necessárias. Para apoiar o projeto, a Rotiform disponibilizará os gráficos AERODISC do conceito Jetta GLI Performance para download. Para facilitar as trocas de rodas e pneus, as rodas Rotiform GRZ são aparafusadas com o kit de conversão de pinos e porcas da RacingLine.
Para que o motorista e o passageiro aproveitem melhor as novas capacidades do conceito, um par de assentos Recaro Pole Position ABE clássicos foram instalados no cockpit e apresentam apoios de cabeça integrados com almofadas altas terminadas em um estofamento personalizado com o tema ‘Texagon’.
Confira o BlogAuto no: Youtube, TikTok, Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest.
Conseguiram melhorar o que já era excelente