Mais uma vez o BlogAuto traz em primeira mão um segredo guardado a sete chaves pela indústria automobilística. Desta vez um Volkswagen, mais precisamente um novo motor, o EA-211 de três cilindros, que receberá uma versão turbo
Já se fala dessa motorização há algum tempo, mas descobrimos que ela já se encontra em calibragem para se tornar flex. Algumas unidades do Volkswagen up! e do novo Fox, que foi recentemente renovado, veja aqui, estão em testes intensos, incluindo viagens para o Chile, para testes em altitude, bem como o calor do Piauí.
Na Europa
Lá fora esse motor fará sua estréia, provavelmente no Salão Internacional do Automóvel de Paris, no Volkswagen Polo BlueMotion TSI, que tem uma calibragem mais voltada para economia. A versão menor desenvolve 96 cv de potência e tem um consumo combinado de 24,4 km/l. O motor de 3 cilindros TSi depois fará parte do portfólio do VW Golf, mas isso na Europa.
O motor 1.0 litro TSi terá três níveis de potência, com turbocompressor e injeção direta, desde a versão de 96 cv para o Polo, passando para 115 cv no Golf, até uma versão mais esportiva que deverá chegar aos 130 cv e, assim passar os números do seu concorrente direto, o 1.0 Ecoboost, da Ford. O torque do motor VW vai de 16,3 kgfm até mais de 20 kgfm para os motores com potências mais elevadas.
A VW já apresentou um estudo do futuro Volkswagen GT up!, que você pode ver na abertura da matéria, com essa motorização TSi aliado ao baixo peso do modelo são a receita certa para o pequeno esportivo, um visual mais agressivo, com rodas maiores e para-choques redesenhados completam o conjunto, com o potencial deste motor não está descartada até uma versão GTi, ai sim com 130 cv.
No Brasil
Por aqui os números de desempenho devem mudar para melhor, já que com etanol, os motores turbo funcionam melhor, mas cabe, é claro, a engenharia definir. O motor três cilindros TSi seria inicialmente aplicado no up!, criando um Volkswagen GT up! que seria muito útil para alavancar as vendas do modelo, que tem muitas qualidades, mas tem vendas apenas medianas.
Veja também: Os melhores SUVs do Brasil com preço até R$ 80 mil
O passo seguinte seria adotar este motor no restante da linha, partindo pelo Volkswagen Fox, onde já é utilizada a versão aspirada no BlueMotion e na nova geração do VW Gol que deve chegar ao mercado no ano que vem.
Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook e no Google+.
Mas é por essas e outras que estou sempre por aqui…
Existem blogs e blogs….
Alguns fazem festa e puxam o saco de algumas marcas
mas poucos são isentos e trazem notícias e novidades.
Up! GT !!! Aonde eu assino ???? Show!!!
Com certeza terei um, ja era fã do up! pq sei do potencial, com essa versão então, pode ter certeza que terei.
Agora sim me interessei pelo UP!
Eu vi um desses rodando aqui em teresina com uma placa verde na universidade federal. Achei estranho pq já tinha lançado e tava com placa verde. Legal!!
Provavelmente a VW apresentará o GT UP no salão de São Paulo de 2014, justamente para fazer frente ao Renault Sandero RS, que também virá, não apenas com visual diferenciado, mas desta vez também terá um inédito motor exclusivo – realmente esportivo!
O que as duas montadoras têm em comum?
O fato de que em ambos os casos, ninguém conseguiu até agora fotos ou quaisquer informações extra-oficiais de que estes modelos terão teto solar, o que considero essencial para um esportivo.
Parabéns ao pessoal do blogauto pela matéria.. Agora é so aguardar o Up GT, sucesso na certa.
Tenho um Ecomotion desde 2011, peguei zero e completo. O acabamento é pobre, e o ruído interno é alto. Mas o carro é realmente econômico. Faz entre 15 e 17 Km/l na cidade com gasolina. Em três anos nunca foi pra oficina, nunca me deixou na mão. Não sei porque as reclamações do câmbio, os engates são curtinhos, gostosos de fazer e nunca raspou uma marcha. Tô com o carro à venda, tá na hora de trocar… Talvez pegue um UP!, um Uno, um Ka, que é o que está na mesma faixa de preço, mas pegaria outro G4 se anda estivesse em fabricação. Apesar de concepção antiga, do acabamento honesto e do ruído interno – é um carro realmente econômico no consumo e que não dá manutenção. Sem falar que as peças são baratas e fáceis de encontrar (embora nunca tenha precisado!
Olá, trabalho em uma empresa que fornece peças para VW.
Este novo modelo do UP! irá se chamar UP! TSI e não UP! GT, o motor é sim o 1.3 e não, não haverá teto solar para este.
A matéria informa que haverá mudanças no para-choque, mas na verdade a única mudança é no dianteiro, que será 3cm maior na largura, o traseiro continua sendo o mesmo. O painel também sofreu algumas alterações no grafismo, mas nada muito grande, pequenos detalhes apenas e o bancos também tem uma costura diferente, que ficou bem bonito.
Volto com novas informações assim que tiver novidades.
Infelizmente o estilo do Up GT nacional não será como esse belo exemplar alemão que tem tudo a ver com esportividade , as janelas laterais traseiras serão as mesmas do nacional , ou seja , sem essa “levantadinha” que dá um aspecto muito mais agressivo e esportivo ao modelo . Agora pior mesmo será a porta traseira que continuará sem ser totalmente de vidro fumê . (E a VW nem para fazer um acabamento black piano pra disfarçar , realmente essa empresa se dedica muito ao mercado brasileiro …)
Motor 1.3 ????
Nao sera o 1.0 turbo??
Só acho que não deveria ser tão caro esses carros, legal ter o turno ser tres cilindros mais R$ 49.990,00$ e muita coisa para um cidadão nessa crise quere troca ou torar zero mesmo.