Uma das poucas boas peruas que ainda restam no mercado brasileiro, a Volkswagen Golf Variant acaba de chegar à linha 2017 com três novidades. A primeira delas é a introdução do motor 1.4 litro TSI flex, o mesmo já usado pelo Golf hatch nacional, que consegue desenvolver 150 cavalos de potência, entre 4.500 e 5.500 rpm, e torque de 25,5 kgfm, de 1.500 a 4.000 rpm, tanto com gasolina como etanol.
Este propulsor é dotado de bloco e cabeçote feitos de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote (variável na admissão; são quatro válvulas por cilindro), injeção direta de combustível e turbocompressor.
Entre as mudanças, há central eletrônica (ECU) com novos software e hardware, pistões e anéis redesenhados para os 10 cv extras, catalisador recalibrado, guia de válvula com dupla vedação, sede de válvulas do cabeçote e válvulas injetoras com tratamento específico, velas com grau térmico específico e geometria diferenciada, entre outros. Devido às características do etanol, o sistema de injeção de combustível utiliza 250 bar de pressão, ou 50 bar a mais que o 1.4 TSI a gasolina.
Já a segunda novidade é a transmissão, agora uma automática Tiptronic de seis velocidades (com conversor de torque) com função Tiptronic (que permite ao motorista efetuar as mudanças manualmente, por meio da alavanca de câmbio ou por aletas no volante). Esse câmbio substitui o moderno automatizado DSG de sete marchas e dupla embreagem.
Por fim, a suspensão traseira multilink do Volkswagen Golf Variant 2017 foi substituída por uma do tipo eixo de torção, também seguindo a mesma linha do Golf hatch.
Segundo dados da marca, o Volkswagen Golf Variant 2017 acelera de 0 a 100 km/h em 9,1 segundos e tem velocidade limitada a 207 km/h.
Na gama de versões, nenhuma novidade. A configuração de entrada do Volkswagen Golf Variant 2017 é a Comfortline, equipada de série com sete airbags, controles de estabilidade e tração, cintos de segurança automáticos de três pontos, bloqueio eletrônico do diferencial, freios ABS com EBD, faróis de neblina com luz de conversão estática, Isofix para fixação de cadeirinhas infantis, sistema de frenagem automática pós-colisão, start/stop, assistente de partida em rampas, sensor de estacionamento traseiro, direção elétrica, ar-condicionado, trio elétrico, sistema multimídia Composition Media com tela sensível ao toque de 6,5 polegadas, rodas de liga-leve aro 16, retrovisores externos com aquecimento, luz de seta integrada e função “tilt down”, entre outros.
Os preços do Volkswagen Golf Variant Comfortline 2017 tem preços a partir de R$ 101.880,00, já a versão Highline os preços são a partir de R$ 113.290,00.
Veja também: Os melhores SUVs do Brasil com preço até R$ 80 mil
A topo de linha Volkswagen Golf Variant Highline 2017 agrega ar-condicionado digital Climatronic de duas zonas, bancos revestidos em couro, lanternas de LED, volante multifuncional com comandos do computador de bordo e dos sistemas de som e telefonia, sensores de chuva e luminosidade com “Coming Leaving & Home”, entre outros. Como opcional, há faróis de xenônio, rodas aro 17 diamantadas, sistema de entretenimento Discover Pro com tela de oito polegadas, Apple CarPlay, Android Auto e MirrorLink, entre outros.
Nota do Editor: Cada vez mais raras no Brasil, as peruas tem um público fiel, e o Volkswagen Golf Variant é uma das melhores opções. Os puristas dirão que o modelo perdeu com a adoção do câmbio automático com conversor de torque e sem a suspensão traseira multilink, mas para ser sincero, na prática poucos notarão alguma diferença. O carro é muito equilibrado, e forma um dos melhores conjuntos disponíveis no mercado nacional nesta faixa de preço.
Fabiano Mazzeo
Confira o BlogAuto no: Youtube, Facebook, Google+, Instagram e Twitter.