Depois dos modelos alemão e mexicano, o Volkswagen Golf estreia em sua versão produzida no Brasil. A linha 2016 do hatch médio está sendo fabricada na fábrica da marca em São José dos Pinhais (PR), ao lado do Audi A3 Sedan, e segue praticamente a mesma linha do modelo importado, com exceção de novidades na motorização e nos equipamentos.
O Golf agora está sendo oferecido com o motor 1.6 MSI na versão de entrada Comfortline. Trata-se do mesmo propulsor que já equipa os compactos Gol, Saveiro e Fox, com 1.598 cm³ de cilindrada, quatro cilindros e 16 válvulas (4 válvulas por cilindro), bloco e cabeçote em alumínio, comando de admissão variável e coletor de escape integrado, que desenvolve 120 cv com etanol ou 110 cv com gasolina a 5.750 rpm, e 16,8 kgfm e 15,8 kgfm de torque, respectivamente, a 4.000 rpm.
Este motor pode ser associado a um câmbio manual de cinco marchas, que faz o carro de 0 a 100 km/h em 10,4 segundos e alcançar velocidade máxima de 188 km/h, ou com uma transmissão automática Tiptronic de seis velocidades, que cumpre a mesma prova em 11,6 s e tem máxima de 184 km/h.
Nos itens de série, o Comfortline traz sete airbags, freios ABS com EBD, controle de estabilidade e de tração, bloqueio eletrônico do diferencial, sistema Isofix, faróis de neblina com luz de conversão estética, sistema de frenagem automática pós-colisão, cintos de segurança automáticos de três pontos para todos os ocupantes, entre outros.
Há ainda direção elétrica, ar-condicionado, vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico e função “um toque”, sistema de infotainment “Composition Media” com tela sensível ao toque de 6,5”, travamento central por controle remoto e rodas de liga leve de 16”, freio de estacionamento com o sistema “Hill Assist”, sensores de aproximação de obstáculos na dianteira e na traseira (“Park Pilot”) e retrovisores externos com ajuste elétrico, aquecíveis, com luz de seta integrada (side blinker) e função “tilt down”.
No caso do Golf Highline, há o novo 1.4 TSI Flex, que agora rende potência de 150 cv (etanol e gasolina) a 4.500 rpm, e torque máximo de 25,5 kgfm a 1.500 rpm, com câmbio manual de seis marchas ou automático Tiptronic, também de seis relações. Segundo a VW, o carro vai de 0 a 100 km/h em 8,3 segundos e alcança 209 km/h de velocidade máxima (dados com etanol). Com a transmissão automática, os números são de 8,6 segundos e de 204 km/h, respectivamente.
Entre os itens de série, há ar-condicionado digital de duas zonas, bancos de couro, lanternas de LED, volante multifuncional com controles do computador de bordo e do sistema de som, sensor de chuva e de luminosidade, start/stop, aletas de troca de marcha atrás do volante (para o modelo automático), entre outros.
Já o Golf GTI segue com o 2.0 TSI a gasolina, de 220 cv a 4.500 rpm, e 35,7 kgfm a 1.500 rpm, com câmbio DSG de seis marchas e dupla embreagem. O hatch vai de 0 a 100 km/h em 7,2 segundos e tem velocidade máxima de 237 km/h.
Confira os preços do novo Golf nacional:
- Comfortline 1.6 MSI manual: R$ 74.590
- Comfortline 1.6 MSI Tiptronic: R$ 79.990
- Highline 1.4 TSI manual: R$ 91.290
- Highline 1.4 TSI Tiptronic: R$ 96.690
- GTI 2.0 TSI DSG: R$ 117.690