Lançado juntamente com a versão nacional em janeiro deste ano, o Volkswagen Golf Comfortline com motor 1.6 litro MSI aspirado de quatro cilindros está prestes a dizer adeus. Segundo fontes ouvidas pelo portal da revista Autoesporte e o AutosSegredos a montadora alemã prepara o propulsor 1.0 TSI de três cilindros para a variante de entrada do hatch médio. A novidade tem lançamento previsto para o segundo semestre deste ano, provavelmente durante o Salão do Automóvel de São Paulo, entre os dias 10 e 20 de novembro.
O motor 1.0 turbo, que já equipa a versão europeia do modelo e também o “primo rico” Audi A3, é praticamente o mesmo usado no Volkswagen up! em território brasileiro, com direito a turbo e injeção direta de combustível. Lá fora, o Golf 1.0 TSI tem 115 cavalos de potência e 20,2 kgfm de torque, a 2.000 rpm (contra os 105 cv e 16,9 kgfm do up!), com consumo médio acima de 20 km/l. No entanto, para o Golf brasileiro, este conjunto deverá passar por mudanças e render mais.
Este motor é oferecido no velho-continente com um câmbio manual de seis marchas ou com o automatizado DSG de sete velocidades e dupla embreagem. No entanto, já que esta caixa não é mais usada nas versões convencionais do Golf, é provável que o 1.0 TSI seja oferecido com a transmissão manual ou com a automática convencional, também de seis relações.
Além da variante Comfortline, o 1.0 TSI deverá estar disponível no inédito Golf Bluemotion, que vai se diferenciar por alguns itens aerodinâmicos e pneus de baixa resistência à rolagem, visando um consumo de combustível ainda menor.
Atualmente, o Golf Comfortline é oferecido com preços a partir de R$ 76.590.
Primeiro lançaram o Golf com motor 1.6 de golzinho jurássico… Agora vão lançar o 1.0!!! E tudo isso com preços estratosféricos. Por essas e por outras, a Volks está indo ladeira abaixo no Brasil.
Mas o Fiestinha por 71 esta barato? E vai levar um pau vergonhoso do milzinho Golf. E a Fiat sobrevive lançando Chrysler com tecnologia abandonada pela Daimler Benz nos Eua enquanto na Italia as vendas do Grupo Vw aumentam 20% ao ano.
Jose, o que vc quiz dizer? Qual o seu ponto de vista? Qual a ligação em falar de fiesta e fiat nessa reportagem? Tente concatenar suas ideias.