A Volkswagen Motorsport, em parceria com a Seat, anunciou a chegada de uma nova versão do Golf GTI, que comemora os 40 anos do modelo esportivo. Batizado TCR, o novo modelo foi projetado para competir no Touring Car Racing (TCR) e traz uma série de mudanças em relação a variante convencional.
No visual, há para-choques redesenhados, capô com entrada de ar, caixas de roda alargadas, saias laterais, divisor dianteiro de fibra de carbono, rodas de liga-leve de 18 polegadas com pneus Michelin e aerofólio traseiro de fibra de carbono. O interior, que não teve imagens divulgadas, traz gaiola de proteção e bancos esportivos com protetores de cabeça.
O motor que equipa o novo Golf GTI TCR é um 2.0 litros TSI de quatro cilindros, capaz de gerar 330 cavalos de potência e 41,6 kgfm de torque, acoplado a um câmbio sequencial de seis marchas, com aletas atrás do volante para troca manual. Segundo a VW, o hatch vai de 0 a 100 km/h em cerca de 5,2 segundos e alcança velocidade máxima de 230 km/h.
Há ainda suspensão ajustável, novo sistema de direção e freios de alta performance com discos de 36 centímetros de diâmetro na dianteira e 30,9 cm na traseira.
Apenas 20 exemplares do TCR foram construídos em janeiro, todos já entregues às equipes da competição.