Apresentado na última edição do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo 2014, o novo Volkswagen Golf GTE está sendo testado no território brasileiro, para reforçar “o compromisso da empresa em investir em tecnologias sustentáveis em todo o mundo”. O novo modelo é a quinta opção de motorização da linha do hatch, com direito a um conjunto híbrido plug-in.
O Volkswagen Golf GTE é equipado com o motor 1.4 litro TSI a gasolina, de 150 cv, e outro elétrico de 75 kW (102 cv), com potência combinada de 150 kW (204 cv) e torque de 35,7 kgfm. Apenas com o conjunto elétrico, o modelo consegue atingir velocidades de 130 km/h. Já com os dois propulsores, a máxima é de 222 km/h, com aceleração de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos.
A bateria de íon de lítio do carro pesa 120 kg e pode se recarregada em uma tomada convencional, com tempo estimado de três horas e meia. Se a bateria for carregada em uma estação de recarga, o tempo é reduzido para aproximadamente duas horas e meia.
O GTE tem transmissão automática DSG de 6 marchas com função Tiptronic, desenvolvida especificamente para veículos híbridos.
O sistema híbrido inclui ainda componentes eletrônicos de força (que convertem a corrente contínua da bateria em corrente alternada para movimentar o motor) e um carregador. Um servo-freio eletromecânico e um compressor elétrico garantem a operação otimizada e energeticamente eficiente dos freios e ar-condicionado, especialmente quando o Golf GTE é utilizado no modo de condição elétrico (“e-mode”).
Aprenda dicas de pilotagem com um ex-piloto de Fórmula 1
No visual, o Volkswagen Golf GTE apresenta detalhes em azul, faróis de LEDs, saias laterais, defletor na borda do teto, entre outros. O interior traz uma tela sensível ao toque no centro do painel, com funções adicionais como monitor de autonomia, mostrador de fluxo de energia e estatísticas de emissão zero.
Ainda não se sabe, porém, se a Volkswagen planeja comercializar o Golf GTE no Brasil.
Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook e no Google+.